Não é novidade que uma estratégia importante para quem vende no Ecommerce é apostar em múltiplos canais de venda. Porém, para ter sucesso na performance e entregar ao consumidor a melhor experiência possível, ter organização nos negócios é algo fundamental.
Tendo isso em mente, neste artigo vamos falar sobre os diversos canais de vendas e apresentar estratégias para vender neles sem perder a qualidade no atendimento ao cliente. Confira!
Empresas que atuam com foco no consumidor entendem que é importante utilizar a estratégia de omnichannel nos negócios. Isto é, estar presente em diversos canais de venda.
Na prática, esses canais de venda podem ser lojas físicas, sites, marketplaces, redes sociais e também operações híbridas que misturam experiências de consumo online e offline.
Os marketplaces, por exemplo, são verdadeiros shoppings virtuais, em que é possível contar com uma forte audiência e é interessante para o lojista estar presente a fim de ampliar o alcance do seu público.
Nesses canais, a atenção aos detalhes é necessária, já que o Ecommerce é um lugar repleto de oportunidades de venda, mas também é um ambiente no qual a concorrência está a um clique do seu negócio…
Entretanto, que algo fique claro: a presença da concorrência não é algo ruim para um negócio. Afinal, ela promove mais visitas para sua loja virtual através da pesquisa dos usuários na hora de realizarem comparações de preços, por exemplo.
Sendo assim, analisando os mais variados canais de venda, uma dúvida pode estar rondando a sua mente neste ponto: como escolher os melhores para o seu negócio, certo?
Para fazer a melhor escolha dos canais de venda, primeiramente é necessário conhecer quem é o seu consumidor e quais clientes em potencial que o seu negócio deseja atingir.
Uma dica é definir persona do seu negócio, ou seja, a representação fictícia do seu cliente. Isso vai te ajudar a compreender melhor como funciona o comportamento dele e quais são seus gostos, por exemplo.
Mas veja algumas dicas interessantes:
Se você já está presente em marketplaces abrangentes, por exemplo, é importante considerar apostar em marketplaces de nicho, se isso fizer sentido para a sua empresa. A ideia é inserir o seu produto em um espaço mais segmentado, em que há ainda mais pessoas interessadas nele.
Por exemplo:
Se o seu negócio vende acessórios para quem frequenta academias de ginásticas, é interessante estar em um canal focado em venda de itens de saúde, lazer, bem-estar e esportes. Também é válido mesclar as ações com vendas através de redes sociais.
Cada canal de venda funciona como uma nova unidade do negócio, na qual é exigido atenção e estratégias específicas. Porém, vale entender que para organizar uma operação multicanal é preciso ter uma boa organização interna.
Logo, contar com um sistema de gestão ERP, que faça integrações entre as plataformas de seu negócio, é uma opção muito viável nesse sentido…
Além disso, esse sistema ainda sincroniza as informações de estoque, vendas, emissão de notas e logística em um único lugar.
E-mail e redes sociais, como o Instagram e o Whatsapp, podem ser canais de venda mais importantes na hora de promover um relacionamento com o cliente do que para, propriamente, vender.
Afinal, criar desejo de compra e manter um bom relacionamento com o consumidor é crucial para gerar confiança nos compradores, autenticidade para marca e destaque entre a concorrência. Ainda mais diante do crescimento disparado do Ecommerce nos últimos meses…
Para você ter uma ideia, o setor atingiu patamar histórico no 1º semestre de 2021 com faturamento de R$ 53,4 bilhões, de acordo com dados do relatório Webshoppers 44 realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs.
Na prática, houve um crescimento de 31% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Por isso, não tem jeito:
Atuar em diversos canais de vendas simultaneamente é um caminho para obter boas oportunidades de negócio. Mas, ao mesmo tempo, também exige atenção e dedicação por parte do empreendedor…
E contar com ferramentas como sistema ERP de gestão passou a ser algo vital para quem quer não só manter um negócio online com um bom desempenho, mas para os empresários que desejam realmente alavancar as vendas de seus negócios no Ecommerce.
Autor: Equipe Bling
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