Última atualização em 16 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
O papel do profissional do Ecommerce tem ganhado cada vez mais importância entre as empresas que atuam no setor diante dos avanços tecnológicos e do crescimento das vendas online nos últimos meses.
Na prática, são várias novas profissões e, cada uma delas, é encarregada de tarefas específicas, organizando as atividades do cotidiano da empresa, otimizando os resultados da loja virtual etc.
Se você deseja entender mais sobre a importância do profissional do Ecommerce, saber quais são os principais cargos necessários para a operação de uma loja virtual e por quais atividades esses profissionais são responsáveis, continue a leitura do artigo…
A Importância do Profissional do Ecommerce Hoje
Não é novidade para ninguém que o Ecommerce é promissor e vem apresentando crescimento disparado. Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor de vendas online já representa 11,6% do varejo nacional.
Além disso, de acordo com dados do relatório 2021 Holiday Shopping feito pela Adobe, empresa desenvolvedora de programas de computador, é esperado que o Ecommerce mundial atinja a marca de US$ 910 bilhões até o final deste ano.
Diante de todo esse crescimento, é natural que novas e importantes profissões surjam para cobrir a alta procura e demanda de todo o setor. Afinal de contas, o segmento está em plena expansão…
Assim, não importa o tamanho do negócio online, disponibilizar de uma equipe de profissionais para a realização de atividades no Ecommerce se tornou algo crucial para o sucesso nas vendas e, junto a isso, também acompanhar o crescimento do mercado como um todo.
Mas quem são esses profissionais e o que fazem exatamente? É o que veremos a seguir…
Principais Profissões do Ecommerce Atualmente
Gerente de Ecommerce
O gerente de Ecommerce trabalha para alcançar os resultados e metas da empresa e para garantir que o Ecommerce ofereça a melhor experiência aos clientes.
Esse profissional é responsável por administrar o negócio, avaliar os resultados do marketing da loja e promover uma gestão de equipe eficiente, coordenando todos os setores da empresa e monitorando o progresso de cada um deles. Ou seja, para ser um gerente de Ecommerce é necessário ter habilidade de liderança.
O gerente de Ecommerce supervisiona o desenvolvimento do site da loja virtual, planeja e executa roteiros e foca na conversão de clientes.
Coordenador de Ecommerce
O cargo de coordenador é um dos mais importantes para um Ecommerce. Isso porque, como o próprio nome diz, esse profissional do Ecommerce é encarregado de coordenar as atividades da loja virtual…
O coordenador toma decisões significativas para o negócio, estrutura planos para que os resultados do negócio evoluam e define as pessoas certas para a realização de cada demanda dentro da empresa.
Além disso, esse cargo é responsável por monitorar métricas e indicadores para controlar as estatísticas do negócio online.
Para isso, é necessário que esse profissional do Ecommerce tenha amplo conhecimento de diversas áreas, como marketing digital, gestão, produto, programação, logística etc.
Analista de Ecommerce
O analista de Ecommerce está sempre em contato com o coordenador. Basicamente, os trabalhos desses dois profissionais se complementam. Dessa forma, o analista participa da rotina diária da loja virtual, possui contato direto com clientes e auxilia o coordenador nas tarefas…
É o profissional do Ecommerce encarregado de executar funções operacionais da empresa, acompanhar e gerir os relatórios e indicadores das ações de marketing digital da companhia, informando o coordenador de todos os resultados obtidos.
Em outras palavras, o analista de Ecommerce é responsável por medir o sucesso da empresa no Ecommerce, analisando dados e relatando as possíveis mudanças nas vendas. Assim, é possível que o restante da equipe possa tomar as decisões certas para o futuro do negócio.
Consultor de Ecommerce
O consultor de Ecommerce tem o papel de analisar detalhadamente um Ecommerce e pensar estratégias para o crescimento do negócio em questão. No dia a dia, os consultores precisam acompanhar todo o progresso da empresa e definir as metas que precisam ser atingidas…
É um profissional do Ecommerce que precisa ter um conhecimento amplo sobre otimização dos mecanismos de pesquisa, sites, marketing digital, branding e produtos. Uma profissão em alta atualmente no mercado!
Auxiliar de Expedição
Esse profissional do Ecommerce é responsável pela gestão de estoque do negócio e pelo envio de produtos quando os pedidos são realizados. Ou seja, o auxiliar de expedição é encarregado de cuidar para que as mercadorias cheguem ao destino em boas condições e dentro do prazo estabelecido.
Dessa forma, deve aprovar e controlar os pedidos, separar, faturar, embalar e enviar as compras realizadas na loja e promover uma logística reversa eficiente para o negócio.
Além disso, o auxiliar de expedição é responsável por atender fornecedores logísticos, tabelas de frete e cuidar de todo o armazenamento de produtos, procurando soluções para mantê-lo organizado e evitar estoque parado.
Gestor de Tráfego
O gestor de tráfego é um profissional do Ecommerce indispensável para desenvolver estratégias de marketing digital para o negócio. O indivíduo que assume esse cargo é responsável por gerenciar os anúncios da conta da empresa e fazer com que o máximo de pessoas visitem os canais de venda, como site, redes sociais e outros.
Para colocar isso em prática, o gestor de tráfego utiliza diversas ferramentas de anúncios como o Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Pinterest Ads, Youtube Ads, Linkedin Ads etc.
É um profissional do Ecommerce muito requisitado hoje em dia em meio ao crescimento desenfreado das vendas online. Afinal, um site precisa estar funcionando plenamente e os anúncios atingindo as pessoas realmente interessadas nos produtos, certo?
Web Designer
O web design pode atuar em duas áreas: design gráfico e programação da web. Porém, a maioria desses profissionais de Ecommerce atuam em ambas…
Dessa forma, o web design cuida da identidade visual da loja online. Ou seja, é responsável pela criação e funcionalidades do site, projeção de banners e pela interface dos canais de venda. Além disso, esse profissional também pode ser encarregado de planejar, desenvolver e realizar manutenção em sites e aplicativos para web.
Interessante e versátil, não é mesmo?
Logo, agora que você já conhece os principais cargos do Ecommerce hoje, entenda melhor sobre como saber se e quando o seu negócio precisa da ajuda e experiência desses profissionais…
Quando é Indicado Contratar Profissionais do Ecommerce?
Como você viu neste artigo, contar com um profissional do Ecommerce é indispensável para alcançar melhores resultados para a empresa e crescer no mercado. Principalmente porque cada profissional do Ecommerce é encarregado em tarefas específicas…
Portanto, se você está em dúvida de qual é o momento certo para aumentar sua equipe, é interessante que alguns pontos sejam ponderados…
O primeiro passo é analisar o momento atual do seu negócio. Para isso, pondere se a loja virtual realmente precisa de mais colaboradores. Se o negócio ainda está no início ou as vendas não possuem grande volume, por exemplo, talvez ainda não seja o momento de contratar um profissional do Ecommerce.
Por outro lado, se as vendas estão disparando ou você não consegue conciliar o negócio sozinho por algum motivo, contar com um profissional especializado será a iniciativa crucial para ter uma melhor organização das demandas da loja virtual.
Outro ponto importante é conhecer as necessidades do seu negócio e saber exatamente qual a área precisa de um profissional do Ecommerce. É interessante procurar um especialista para lidar com gestão financeira, estratégias de marketing digital ou gerenciamento de estoque? Trace essas perguntas a fim de decidir qual o profissional certo contratar…
Sendo assim, o importante é dominar tudo sobre o seu empreendimento e ter em mente que um profissional do Ecommerce só deve chegar para somar! Algo que definitivamente tem tudo para acontecer no cenário atual do mercado…
Isso porque cada vez mais pessoas estão se profissionalizando não só para suprir a demanda do mercado, mas também para expandir esse setor que não para de crescer e gerar novas oportunidades. Ou seja, vale a pena considerar esses profissionais para o seu negócio alavancar o quanto antes.