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Ecommerce de Petshop: Tudo o que Você Precisa Saber Para Empreender na Área

Montar uma loja de petshop online é uma opção que logo surge à mente de quem gosta de animais e se identifica com o segmento pet, não é mesmo? E verdade seja dita: Ecommerce de Petshop é um nicho de mercado extremamente promissor.

Para você ter uma ideia, o mercado pet brasileiro é o 2° maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E a expectativa é que ele cresça ainda mais…

Dessa forma, se você está querendo investir em um petshop no Ecommerce, saiba que é totalmente possível montar uma loja online voltada para esse segmento e atrair diversos clientes todos os dias… É o que vamos te mostrar ao longo deste artigo!

Imagem: (Freepik)

Defina seu Segmento no Mercado Pet Online

Saber quais serão os produtos que vão ser oferecidos aos clientes é o primeiro passo para montar o seu petshop online. Por exemplo: você vai vender rações, brinquedos, prestação de serviços como banho e tosa ou todos de uma vez? 

Definir isso é importante para você buscar fornecedores e montar um estoque de produtos adequado para começar o seu petshop online. Aliás, uma boa dica é ter não apenas um, mas dois, três ou mais fornecedores. Caso um de seus produtos esteja em falta com um fornecer, certamente o outro vai te ajudar nesse sentido…

Sendo assim, é importante ter em mente também que o mercado pet é dividido em 4 categorias:

  • Pet Serv: serviços de passeios, hotel e adestramento;
  • Pet Food: ração e petiscos;
  • Pet Vet: medicamentos veterinários;
  • Pet Care: acessórios de beleza, segurança e higiene.

No início é indicado que você aposte em apenas em uma dessas opções, mas depois que o seu negócio for amadurecendo, você pode passar a investir em mais categorias…

Dito isto, agora que você já conhece as categorias do mercado pet online, vamos aprofundar um pouco mais no processo de criação do seu petshop…

Defina Onde Você Vai Vender

Se você quer ter um pet shop no Ecommerce, é preciso escolher a melhor para fazer isso acontecer de fato…

Investir no seu próprio site é uma opção para profissionalizar a sua empresa. Se optar por isso, não precisa se desesperar por não saber criar um site. Hoje em dia existem diversas empresas especializadas na construção de plataformas de Ecommerce, como a wBuy e Loja Integrada, por exemplo. 

Mas fique atento…

Apesar da ideia de ter um site próprio para vender seus artigos de petshops ser atrativa, é preciso pensar que no início vai ser um pouco desafiador atrair tráfego de visitantes para o seu site. 

Por isso, uma outra opção para quem está começando a investir no Ecommerce são os marketplaces. Falaremos mais sobre isso a seguir…

Vendendo Produtos de Petshop Através dos Marketplaces

Os marketplaces são excelentes para quem quer vender online de forma prática e segura. Para quem não sabe, os marketplaces funcionam como um shopping online, com vários anunciantes e o melhor de tudo: já contam com uma forte audiência lá dentro. 

A verdade mesmo é que esse canais estão fazendo tanto sucesso, que só no ano passado as vendas nos marketplaces cresceram cerca de 52%, registrando um total de R$ 73,2 bilhões em faturamento. Para você ter uma ideia, foram feitos 148,6 milhões de pedidos realizados em marketplaces no período. 

E é claro que existem excelentes opções de canais desse tipo para você começar a vender seus produtos de petshop… 

Mercado Livre

A facilidade de vender no Mercado Livre pode ser muito atraente para você que deseja mais praticidade. E mais do que isso… 

O marketplace é simplesmente considerado a maior companhia da América Latina! Fora que é a melhor opção para quem quer validar um produto online…

Na parte de petshop do Mercado Livre existem diversas subcategorias e você pode achar a melhor opção que se adeque ao seu negócio. São elas:

  • Higiene e Limpeza;
  • Viagem e passeio;
  • Laços e roupas;
  • Camas e casas;
  • Alimento, petiscos e suplementos;
  • E várias outras.

Para começar a vender seus produtos na maior varejista do país, é simples: basta preencher o cadastro no site e seguir as instruções enviadas por email. 

Cobasi

Se você está procurando por um marketplace totalmente voltado para o seu nicho, vender pela Cobasi pode te ajudar a atingir os consumidores certos. O canal possui uma infinidade de categorias para você investir, como:

  • Cachorros;
  • Gatos
  • Pássaros;
  • Peixes
  • E outros pets…

Para começar a vender na Cobasi é preciso preencher um formulário informando seus dados e os da sua empresa…

Além disso, uma boa dica para atrair mais clientes em qualquer um desses canais é fazer uma boa descrição e disponibilizar fotos de qualidade dos seus produtos nos anúncios…

Investir em uma descrição detalhada, com todas as informações do produto ofertado, é extremamente importante para deixar o consumidor mais seguro na hora de realizar a compra na sua loja virtual dentro dos marketplaces. E inserir fotos atrativas e fiéis ao produto que você está vendendo no seu petshop faz a diferença na decisão da compra, já que o cliente não está com os produtos em mãos. 

Diante disso, outro ponto tão importante quanto boas descrições e fotos de qualidades, é investir no marketing digital, principalmente apostando nas redes sociais

Aposte no Poder de Vendas das Redes Sociais

Quando o assunto é venda virtual, as redes sociais são grandes aliadas para impulsionar as vendas e gerar tráfego…

Um bom exemplo disso é o crescimento do Social Commerce, que é a realização de vendas diretas através das redes sociais, que atingiu uma marca de mais de U$ 80 milhões em faturamento no ano passado. 

Diante disso, apostar no Instagram tem sido a aposta de diversos empreendedores. A grande vantagem de vender nessa rede social é o recurso do Instagram Shopping, que permite ter uma loja própria dentro da ferramenta, podendo também inserir links de compras dos seus produtos em fotos publicadas no feed ou nos stories e outras funcionalidades. 

Portanto, usar a estratégia de divulgação e venda através das redes sociais é a dica de ouro para atrair o interesse de novos clientes e gerar mais lucros para o seu petshop virtual. Mas se você ainda está na dúvida se ter um negócio online de cuidado com os pets é uma boa escolha, vamos te passar mais alguns dados importantes a seguir…  

Devo Investir no Petshop Virtual?

Como vimos, o mercado de pet shop é extremamente promissor. E com o crescimento avassalador das vendas online, esse cenário fica ainda mais animador…

Isso porque o Ecommerce atingiu R$87 bilhões em 2020, representando uma alta de 41%. O número de pedidos realizados chegou a R$ 194 milhões, marcando um aumento de 30%, de acordo com o relatório Webshoppers 43.

E as empresas do setor de cuidados com os pets só crescem nesse mercado em plena expansão. A Petz é um forte exemplo disso… Só no 4° trimestre de 2020, a varejista atingiu um lucro líquido de R$ 27,4 milhões, o que representou uma alta de 65,1% para a empresa. 

E o melhor disso tudo é que a tendencia para o setor é a de crescimento!

Segundo pesquisa realizada pelo EbitNielsen, o Ecommerce deve crescer cerca de 26% em 2021, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões!

Portanto, agora é a hora de pensar em ter um petshop online. Analise as informações que demos ao longo deste artigo e escolha a melhor forma de começar a vender seus produtos. Com empenho e usando as estratégias certas, o seu negócio tem tudo para se manter no topo desse setor que não para de crescer! 

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Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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