Mercado de Ecommerce

Mercado Livre Planeja Investimento Recorde para 2021

Quando o assunto é ganhar espaço no varejo, o Mercado Livre não perde tempo. Em meio aos efeitos da pandemia e a alta do Ecommerce, a companhia argentina já projeta um investimento bilionário na logística para o ano que vem. O foco é entregar os pedidos mais rápido para vender cada vez mais. 

Diante disso, o mercado não chamou a disputa entre as líderes varejistas de “Guerra dos Fretes” à toa…

Hoje, as empresas que não investem em iniciativas para aprimorarem suas logísticas de entrega estão ficando para trás… Cenário que o Mercado Livre prontamente já tratou de evitar.

Ao longo deste artigo, vou apresentar os planos do Mercado Livre para sua logística no ano que vem, além de tudo o que a empresa vem fazendo nesse sentido até o momento. Também vou te mostrar o foco do momento da empresa: as vendas em um dos maiores eventos do ano para o varejo. Acompanhe!

(Foto: Divulgação)

Mais de R$ 4 Bilhões em Investimentos para o Ano que Vem

Só neste ano, o Mercado Livre desembolsou R$ 4 bilhões para investir no marketplace no Brasil…

E a ideia da companhia argentina, agora, é ultrapassar esse valor ainda mais para 2021. A quantia exata ainda não foi divulgada…

Mas, de acordo com Fernando Yunes, country manager do Mercado Livre no Brasil, a meta é consolidar a logística da empresa, principalmente neste período em que a pandemia do covid-19 tem impulsionado as vendas no Ecommerce de forma avassaladora:

“Começamos agora o planejamento do ano que vem e queremos investimentos maiores que neste ano (…) Houve mudança estrutural de hábito e o mercado mudou de patamar. O comportamento dos consumidores não deve voltar ao que era antes da pandemia”, afirma o executivo.

Desse modo, a verdade é que com a alta demanda de pedidos no Ecommerce, a concorrência entre as líderes do setor ficou ainda mais acirrada…

Recentemente, a lógica que passou a nortear as varejistas é a de que “Quem vende mais rápido, vende mais.”

Diante disso, não teve jeito: as líderes do mercado não pouparam esforços para aprimorar a logística de suas entregas…

O Mercado Livre, por exemplo, foi uma das companhias que mais investiu nesse sentido…

Esforços do Mercado Livre Brasil na Logística

Ao longos dos últimos anos, todo o ecossistema de logística do Mercado Livre evoluiu bastante…

A empresa argentina investiu em:

  • Centros de distribuição (a empresa anunciou a abertura do 3º CD no país, próximo à Salvador);
  • Centenas de pontos físicos para depósito de produtos;
  • Aumento da malha logística nas estradas.

Como complemento ao Mercado Envios, a companhia também lançou também o Mercado Envios Full, que é o fulfillment do Mercado Livre. O serviço tem como objetivo dar ao vendedor um depósito exclusivo dedicado ao estoque, além de ser o responsável por todo o processo de embalagem, envio e até pós-venda dos produtos.

Mas as iniciativas não param por aí…

Só neste ano, o Mercado Livre, a companhia mais valiosa da América Latina comprou a Kangu, empresa de logística conhecida por fazer a ligação entre pequenos empreendedores e consumidores que estão em uma mesma região…

Além disso, o Mercado Livre também contratou 60 carretas para auxiliarem nas entregas de encomendas ao redor de todo o país. 

Ou seja: a meta da empresa e não perder espaço no mercado para nenhuma possível concorrência…

E mais do que isso:

Todos esses esforços simbolizam os planos de o Mercado Livre para as datas comemorativas de final de ano, como a Black Friday e o Natal. Em relação a isso, a gigante pretende superar fortemente os lucros obtidos no ano passado…

Black Friday é o Foco do Mercado Livre

Em 2020, de acordo com pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, 86% dos brasileiros querem comprar online na Black Friday e no Natal, um percentual bem acima da média global que marca 73%. 

E o Mercado Livre, claro, está de olho nesses dados, principalmente com a alta avassaladora do Ecommerce nos últimos meses.

Para você ter uma ideia, o site do Mercado Livre teve – em alguns dias deste ano – números de acessos diários maiores dos que os obtidos na Black Friday de 2019…

Durante esses dias, o número mais alto chegaram a 41 milhões. Já na Black Friday do ano passado, as visitas diárias atingiram 32,8 milhões. 

Por isso, o Mercado Livre não perde tempo…

“Gostaríamos de passar dos três dígitos de crescimento na Black Friday deste ano, dado que aprovamos investimento três vezes maior do que o do ano passado”, disse Yunes ao Bloomberg.

Na prática, isso significa que o Mercado Livre tem traçado os seguintes objetivos: 

  • Entregar cerca de 75% de todos os produtos armazenados e entregues pelo marketplace em até de 48 horas, em comparação aos 55% na Black Friday de 2019;
  • Realizar entregas aos fins de semana e reduzir mais a dependência dos serviços prestados Correios.

Portanto, não há como negar: a disputa entre as varejistas vai ser acirrada na Black Friday 2020…

Enquanto Magazine Luiza, B2W e Amazon também se esforçam para aprimorarem sua logística…

O Mercado Livre também não perde tempo. O foco é faturar ainda mais em um dos eventos mais aguardados do ano. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago