Categories: Sem categoria

Entenda o Investimento Bilionário do Mercado Livre na Cidade de SP

O Mercado Livre anunciou recentemente um investimento de R$ 4 bilhões em São Paulo. A quantia representa 40% do total que o marketplace vai disponibilizar para investir em todo o país em 2021… E o foco desta nova iniciativa são os setores de logística e tecnologia. 

O investimento geral chega a ser 250% superior ao feito no ano passado, e acontece exatamente em um momento em que o Ecommerce tem sua maior alta nos últimos 13 anos. Para você ter uma ideia, o setor movimentou no ano passado R$ 87,4 bilhões. Em números de pedidos, alta foi de 30%, totalizando 194 milhões, segundo relatório Webshoppers 43.

(Imagem: Vinicius Stasolla)

Mercado Livre Brasil Foca na Geração de Empregos

O anúncio, que foi feito no centro de distribuição da companhia de Cajamar, região metropolitana de São Paulo, e com a presença do governador João Doria (PSDB), reforça a parceria do marketplace com o Governo de São Paulo com o foco na criação de vagas de emprego e cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Sebrae-SP e Centro Paula Souza.  

Ao todo, o Mercado Livre busca iniciar um processo de contratação de 7.500 pessoas no Brasil. Mas, para a cidade de São Paulo em específico, a meta é geração de 5 mil vagas, sendo:

  • 4.500 na área de logística;
  • 450 no setor de tecnologia da informação;
  • 450 em outras áreas da companhia.
(Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo)

De acordo com Fernando Yunes, presidente do Mercado Livre Brasil, os processos seletivos já começaram e a previsão é que no ano que vem existam ainda mais contratações:

“É provável que no ano que vem o investimento seja ainda maior, dado que a penetração do comércio eletrônico no Brasil é de 11%. Antes da pandemia era 5%, há muito espaço para crescimento. Nos Estados Unidos, é 25%”, afirma. 

Mas Por Que o Mercado Livre Investiu em São Paulo?

Hoje, cerca de 85% dos sellers do marketplace são do estado de São Paulo. Na prática, isso justifica o fato de o Mercado Livre querer reforçar seus investimentos em logística por lá…

A ideia do marketplace é reduzir os prazos de entrega das mercadorias em todo o país.

E mais do que isso…

A parceria entre o marketplace argentino e o governo paulista não é de hoje. Só em 2020, o Mercado Livre ajudou no processo de abertura de empresas de 66 mil vendedores em São Paulo, representando, de acordo com o governo estadual, 20% do total de negócios formalizados no ano passado.

Ou seja, o recente investimento de R$ bilhões é mais uma iniciativa da companhia mais valiosa da América Latina para aumentar ainda mais o alcance de suas operações aqui no Brasil…

Isso porque, ao longo dos últimos meses, algo que o Mercado Livre não fez foi poupar esforços para se manter no topo do mercado de Ecommerce nacional…

Crescer é o Maior Objetivo do Marketplace

Para você ter uma ideia dos investimentos realizados pelo marketplace durante os últimos meses de pleno crescimento do Ecommerce, em setembro, o Mercado Livre comprou da Kangu, startup brasileira de logística que já atuava como parceira do marketplace há algum tempo. 

Além disso, anunciou o uso de uma frota própria de aviões para realizarem entregas, MELI Air. E também inaugurou mais 5 centros de distribuição nas cidades:

  • 1 em Guarulhos (SP);
  • 2 em Cajamar (SP);
  • 1 em Celso Ramos (SC);
  • 1 em Extrema (MG).

Mas não só isso…

Divulgou a adesão de carros elétricos em sua malha logística e também o financiamento deste tipo de veículos para seus entregadores

Assim, diante de tantas ações e também deste recente investimento bilionário na cidade de São Paulo, o Mercado Livre só reforço o quanto busca se manter no topo do varejo nacional.

Lembrando que esse tipo de parceria com o governo não está acontecendo de forma exclusiva pelo marketplace argentino. Amazon, Google e Microsoft são algumas das outras companhias que também já fecharam acordos com o governo do estado em outras ocasiões…

Contudo, no que diz respeito ao Mercado Livre, o foco é realmente permanecer na liderança do mercado, principalmente em um momento em que outras varejistas como Magazine Luiza e B2W estão crescendo de forma exponencial… Ou seja: o Mercado Livre parece estar bem atento aos movimentos do mercado e pouco disposto a perder oportunidades para crescer ainda mais e expandir o faturamento de suas vendas.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

3 anos ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

3 anos ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

3 anos ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

3 anos ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

3 anos ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

3 anos ago