Mercado de Ecommerce

Marketing de Influência: Como os Influenciadores Podem Ajudar o seu Ecommerce

Quando o assunto é vender pela internet, não tem jeito: o marketing de influência é considerado um poderoso aliado dos empresários. 

Prova disso é que, de acordo com pesquisa da Opinion Box, mais de 50% das pessoas afirmam já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital. Algo que simplesmente torna o Brasil o líder no ranking de influência digital

Logo, fica claro que investir em marketing de influência pode ser um ótimo investimento para o crescimento do seu Ecommerce. Principalmente hoje em dia, em todos estão conectados à internet e o Social Commerce não para de crescer… 

Neste artigo você vai entender o que é marketing de influência e como aumentar os resultados do seu negócio através de parcerias com influenciadores digitais.

(Imagem: Freepik)

O que é o Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma estratégia do marketing digital que consiste em praticar ações com indivíduos que exercem influência sobre públicos engajados

Assim, a partir do marketing de influência é possível expandir o alcance da marca de maneira rápida, visto que os influenciadores digitais (ou influencers) são figuras conhecidas pelo público e têm poder de interferir nas decisões de compra dos clientes.

Para você ter uma ideia da persuasão dessas personalidades, segundo pesquisa do IBOPE, no Brasil 70% da população está conectada à internet e aproximadamente 52% dessas pessoas seguem, pelo menos, um influenciador digital

Ou seja, isso só comprova que os influenciadores são poderosas estratégias no marketing digital e que NÃO devem ser ignoradas pelas empresas….

Mas o que São os Influenciadores Digitais na Prática?

Os influenciadores digitais são pessoas que usam as redes sociais para compartilhar conteúdo e impactar seguidores. São extremamente relevantes no processo de decisão de compra para muitos consumidores. 

Eles estão presentes em plataformas digitais como Instagram, Tik Tok, Facebook e Twitter. E o mais importante: abrangem diferentes segmentos, como:  moda, empreendedorismo, negócios, viagens, lifestyle etc.

Além disso, a pesquisa do IBOPE citada anteriormente, ainda mostra que os principais motivos para pessoas seguirem influenciadores são:

  • Interação com seguidores;
  • Conteúdo com informações relevantes;
  • Ideias ou pensamentos semelhantes aos dos usuários;
  • Variedade de assuntos;
  • Temas cotidianos.

Com isso, marcas que procuram aumentar sua visibilidade e consolidar seus nomes frente ao público oferecem permutas, pagamentos por divulgação ou outros tipos de parcerias com influenciadores…

A ideia é começar a estabelecer uma relação com essas personalidades tão importantes e dar um pontapé inicial nas estratégias de marketing de influência. 

Como Descobrir Bons Influenciadores Para o seu Negócio?

Como mencionado, para cada nicho existe um influenciador. Logo, é possível encontrar uma parceria que tenha ver com sua marca e persona

1 – Conheça Seu Público

Antes de decidir por qualquer ação de marketing de influência, é extremamente importante conhecer seu público e, principalmente, a sua persona… 

Isso, além de ajudar a entender o comportamento e os interesses do seu público, te ajuda a reconhecer qual seria o seu influenciador ideal

Afinal, se o seu Ecommerce é voltado para produtos para cachorros, por exemplo, não faria sentido fechar parceria com um influenciador que não possui um cachorro ou não tem experiência sobre o assunto, não é mesmo?

2 – Defina as Metas da Sua Campanha na Hora de Apostar no Marketing de Influência

Antes de fechar uma parceria, determine o objetivo da sua campanha de marketing de influência. Veja se a finalidade é divulgar um produto ou serviço, fortalecer a marca, gerar leads etc.

Além disso, determine o seu orçamento, pense como o influencer poderá auxiliar no seu propósito e qual será a parceria ideal, visto que esses profissionais monetizam seus trabalhos de diferentes formas.

Lembre-se também de acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa com frequência, inclusive antes de fechar uma ação desse tipo. Tenha em mente que as iniciativas de marketing de influência também precisam fazer parte do plano do seu negócios… 

Tudo isso para não comprometer a lucratividade da sua empresa, certo?

3 – Pesquise os Influenciadores Corretos

Essa é uma das etapas mais importantes no marketing de influência. Aliás, a sua marca precisa estar alinhada com pessoas que possuam os mesmos valores

Realize uma pesquisa com os seus consumidores para encontrar o influenciador ideal. Pergunte quais são as referências de influenciadores que eles têm, assim como os blogs e perfis que eles seguem e o quanto essas figuras de fato influenciam em suas decisões.

E saiba algo extremamente importante:

Você não precisa dos maiores influenciadores para lucrar na internet. Muitas vezes a mentalidade que permanece é a de que só as grandes empresas podem contratar serviços ligados ao marketing de influência…

Isso é um grande engano!

Para cada segmento existem influenciadores de diversos portes e com públicos altamente  engajados. Basta você fazer uma boa pesquisa para encontrar os que mais se encaixam no perfil do seu negócio…

Ficar de olho no que a concorrência está fazendo é uma boa dica nesse sentido.

Por que as Empresas Devem Apostar em Marketing de Influência?

Com o forte crescimento das vendas diretas pelas redes sociais (Social Commerce), o marketing de influência pode trazer vantagens para o seu negócio…

Além de ser acessível, já que não necessariamente é preciso ter um grande orçamento para trabalhar com o marketing de influência, há outros pontos positivos, como:

Por isso, antes de afirmar que trabalhar com marketing de influência não é para o seu negócio, reflita novamente e faça uma boa pesquisa nesse sentido…

Acredite, o alcance dessas pessoas hoje nas redes sociais é gigantesco. E não é novidade para quem vende online o poder que as redes sociais têm hoje quando o assunto é elevar a lucratividade, correto?

Logo, pense na oportunidade de atrair e fidelizar ainda mais clientes com estratégias em conjunto com influenciadores digitais. Isso pode fazer a diferença para a sua empresa!

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago