Última atualização em 15 de julho de 2020 por Webmaster
O Brasil é um destaque no cenário mundial quando se trata do mercado pet. Movimentando mais de 35 bilhões de reais em 2019, o mercado brasileiro já é o maior do mundo no nicho de animais de estimação.
E esses números são ainda mais animadores…
A expectativa do Instituto Pet Brasil é que, em 2020, o mercado pet fature 40 bilhões de reais. E o Ecommerce tende a ser um dos canais mais procurados para as compras.
Por conta do isolamento social, as vendas online no mercado pet tiveram um aumento de 65%. A projeção é que a varejo digital ganhe cada vez mais força.
Confira aqui um pouco mais sobre o mercado pet e suas tendências.

O Mercado Pet no Brasil
De acordo com a GfK, quase 6 entre 10 lares brasileiros têm um cachorro, que é o dobro da média global. Em relação aos bichanos, a taxa também supera à mundial: cerca de 28% da população tem gatos, enquanto a média internacional é de 23%.
Hoje, são mais de 139 milhões de cães, gatos, aves, peixes e outros animais de estimação no país. Esse número representa mais da metade da população brasileira, o que mostra o grande potencial desse mercado.
De acordo com a projeção da Packaged Facts, a expectativa é que a quantidade de pets cresça em torno de 5% até 2023 no Brasil.
Com o aumento no número de pets, cresce também a demanda por produtos do segmento…
O que traz grandes oportunidades de negócio.
No Ecommerce brasileiro, o mercado pet movimenta 2 bilhões de reais, sendo o 11º maior ticket médio nas vendas online, de acordo com a ABcomm.
E o número de vendas já apresenta crescimento: só no último período, devido ao isolamento social, as vendas online no mercado pet tiveram um aumento de 65%.
Por mais que o mercado pet tenha grandes varejistas, eles representam apenas 8% das vendas de produtos e serviços…
Todo o resto vem de pequenos e médios empresários que vem se posicionando nos últimos anos.
Mesmo assim, ainda há muito a ser explorado nesse segmento. E o maior destaque, com certeza, vai para aqueles que enxergam isso e apostam em inovação e diferenciação para ganhar mercado.
Marcas inovadoras no Mercado Pet online
Apostando em um posicionamento diferenciado e inovações simples no modelo de vendas e produtos, algumas empresas têm se destacado nos últimos anos dentro do mercado pet.
Trouxemos aqui algumas das marcas inovadoras neste mercado para ilustrar melhor o que falamos sobre os destaques do setor.
1- Dog Hero: a startup criada em 2014 oferece hospedagem para cachorros, ligando os animais com pessoas que querem fazer uma renda extra. Recentemente, a Dog Hero ampliou seus serviços. A novidade foi incluir atendimento veterinário em casa – por enquanto, apenas em alguns bairros de São Paulo.
A Dog Hero já está presente em 930 cidades entre Brasil, México e Argentina. Além disso, possui cerca de 1,4 milhão de pets cadastrados.
2- Zee.Dog: a marca conhecida pelos acessórios conceito para Pets teve um crescimento de 35% no primeiro trimestre de 2020. Uma das novidades desse ano é a expansão do serviços delivery de itens de petshop, o Zee.Now, com entregas 24 horas, incluindo rações e remédios.
Além dos produtos voltados para o mercado pet, a Zee.Dog tem planos de lançamentos de novos produtos, como de alimentos para pets.
Outro plano inclui em roupas e acessórios para os donos de Pets. Segundo a marca, ter um animal de estimação é um estilo de vida e muitos clientes humanos pedem produtos da marca para usar.
3- PetLove: é a líder no Ecommerce de mercado pet. Funciona como um grande petshop online, possuindo delivery e um programa de assinatura. O programa funciona como um recurso para que o cliente receba, por exemplo, mensalmente a ração do pet. Além disso, possui descontos em produtos, atendimento personalizado e chat com veterinários.
4- Petz: uma das grandes varejistas físicas do mercado pet, com 108 lojas no Brasil, planejava sua entrada no Ecommerce de forma lenta. Com a pandemia da Covid-19, a Petz precisou acelerar seus planos.
De acordo com a empresa, era esperado que, em 5 anos, as vendas online da Petz fizessem parte de 20% do faturamento total…
Porém, em apenas dois meses, eles já superaram essa expectativa. Em abril, o Ecommerce já representava 27% do faturamento.
Veja os Produtos mais vendidos no Mercado Pet
Se pretende entrar no mercado pet, é importante que saiba os produtos mais vendidos e buscados pelos consumidores. A partir dessas ideias, você poderá pensar em diferenciais bacanas para esses produtos e destacar a sua marca.
Pensando em mercado, o setor canino é o mais buscado…
Em segundo lugar, ficam os produtos para aves de estimação.
Em terceiro e quarto lugar, produtos para gatos e peixes, respectivamente.
Abaixo, listamos os produtos mais vendidos no mercado pet, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Confira:
1 – Alimentação
Representa uma fatia de mais de 63% do faturamento.
Uma grande tendência para o mercado pet de alimentação é a nutrição orgânica e balanceada. Mesmo sendo ainda difícil de ser encontrada e, muitas vezes, cara, é um produto que os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar.
Outra demanda crescente é por suplementos alimentares e vitaminas.
2 – Serviços estéticos como banho e tosa:
Tem cerca de 17% da fatia do mercado.
Além do serviço normal, vem crescendo uma alternativa nesse segmento: banhos e tosa móveis. A tendência visa facilitar a vida dos donos que têm problemas em levar o animal até o estabelecimento.
O objetivo levar um serviço completo para mais perto da casa do cliente.
3 – Acessórios, equipamentos e produtos de beleza:
Tem 8,1% do faturamento total.
Cada vez mais surgem novidades desse segmento, desde coleiras personalizadas até pote de rações inteligentes. Os donos de pets tendem a gastar bastante nesses acessórios para dar mais conforto ao animal.
Além disso, muitos donos também sentem preocupação com a preservação do meio ambiente. Muitos já procuram por opções sustentáveis no mercado, como tapetes higiênicos e camas feitas a partir de pneus.
4 – Medicamento e saúde:
Representa cerca de 7,8% da fatia.
Donos de pets estão cada vez mais dispostos a darem uma vida mais saudável para os animais. Além dos medicamentos normais, uma tendência é buscarem por terapias alternativas para os bichos.
Algumas das mais procuradas são: massagens, quiropraxia, fisioterapia, hidromassagem e acupuntura.
Aposte em um bom Atendimento
Nem só de produtos bacanas sobrevive uma empresa…
O Atendimento ao Cliente é fundamental para fazer com que as pessoas comprem da sua empresa e retornem mais vezes.
Pensando no mercado pet, é preciso entender o seguinte: quem possui um animal de estimação considera o pet como um membro da família. Então, além de agradar o ser humano que vai realizar a compra, é preciso tratar muito bem o cliente animal.
Em qualquer segmento de mercado, o cliente deve ser o centro do negócio. No mercado pet isso não muda, porém, há um cliente a mais: o pet. Em muitos casos, ele deve ser tratado ainda melhor que o próprio dono.
Portanto, para ter sucesso nesse segmento, é preciso lembrar que além de tratar bem o animal, precisa dar toda a atenção ao pet…
Isso vai te ajudar a construir um relacionamento de confiança com o consumidor (dono do pet).
Confira algumas dicas valiosas de como construir uma relação incrível com o seu consumidor no artigo abaixo: