Mercado Pet Brasileiro é o 3º Maior do Mundo. Veja Como Aproveitar

Última atualização em 2 de setembro de 2021 por

O Brasil é um destaque no cenário mundial quando se trata do mercado pet. Movimentando mais de R$ 40,1 bilhões em 2020, segundo os dados do Instituto Pet Brasil, o mercado brasileiro já é o 3º maior do mundo no nicho de animais de estimação. 

E esses números são ainda mais animadores…

A expectativa apontada por uma pesquisa feita pelo Euromonitor International é que, em 2021, o mercado pet cresça 14%. E o Ecommerce tende a ser um dos canais mais procurados para as compras.

Por conta do isolamento social, as vendas online no mercado pet tiveram um aumento de 65%. A projeção é que o varejo digital ganhe cada vez mais força.

Confira aqui um pouco mais sobre o mercado pet e suas tendências.

casal com cachorro para representar o mercado pet

O Mercado Pet no Brasil

De acordo com a GfK, quase 6 entre 10 lares brasileiros têm um cachorro, que é o dobro da média global. Em relação aos bichanos, a taxa também supera a porcentagem mundial: cerca de 28% da população tem gatos, enquanto a média internacional é de 23%.

Hoje, são mais de 139 milhões de cães, gatos, aves, peixes e outros animais de estimação no país. Esse número representa mais da metade da população brasileira, o que mostra o grande potencial desse mercado.

De acordo com a projeção da Packaged Facts, a expectativa é que a quantidade de pets cresça em torno de 5% até 2023 no Brasil.

Com o aumento no número de pets, cresce também a demanda por produtos do segmento…

O que traz grandes oportunidades de negócio.

No Ecommerce brasileiro, o mercado pet movimenta 2 bilhões de reais, sendo o 11º maior ticket médio nas vendas online, de acordo com a ABcomm. 

E o número de vendas já apresenta crescimento: só no último período, devido ao isolamento social, as vendas online no mercado pet tiveram um aumento de 65%.

Por mais que o mercado pet tenha grandes varejistas, eles representam apenas 8% das vendas de produtos e serviços…

Todo o resto vem de pequenos e médios empresários que vêm se posicionando nos últimos anos.

Mesmo assim, ainda há muito a ser explorado nesse segmento. E o maior destaque, com certeza, vai para aqueles que enxergam isso e apostam em inovação e diferenciação para ganhar mercado.

Marcas Inovadoras no Mercado Pet Online

Apostando em um posicionamento diferenciado e inovações simples no modelo de vendas e produtos, algumas empresas têm se destacado nos últimos anos dentro do mercado pet.

Trouxemos aqui algumas das marcas inovadoras neste mercado para ilustrar melhor o que falamos sobre os destaques do setor.

1- Dog Hero: a startup criada em 2014 oferece hospedagem para cachorros, ligando os animais com pessoas que querem fazer uma renda extra. Recentemente, a Dog Hero ampliou seus serviços. A novidade foi incluir atendimento veterinário em casa – por enquanto, apenas em alguns bairros de São Paulo.

A Dog Hero já está presente em 930 cidades entre Brasil, México e Argentina. Além disso, possui cerca de 1,4 milhão de pets cadastrados.

2- Zee.Dog: a marca conhecida pelos acessórios conceito para Pets teve um crescimento de 35% no primeiro trimestre de 2020. Uma das novidades desse ano é a expansão do serviços delivery de itens de petshop, o Zee.Now, com entregas 24 horas, incluindo rações e remédios. 

Além dos produtos voltados para o mercado pet, a Zee.Dog tem planos de lançamentos de novos produtos, como de alimentos para pets. 

Outro plano inclui roupas e acessórios para os donos de Pets. Segundo a marca, ter um animal de estimação é um estilo de vida e muitos clientes humanos pedem produtos da marca para usar.

3- PetLove: é a líder no Ecommerce de mercado pet. Funciona como um grande petshop online, possuindo delivery e um programa de assinatura.

O programa funciona como um recurso para que o cliente receba, por exemplo, mensalmente a ração do pet. Além disso, possui descontos em produtos, atendimento personalizado e chat com veterinários.

4- Petz: uma das grandes varejistas físicas do mercado pet, com 108 lojas no Brasil, planejava sua entrada no Ecommerce de forma lenta. Com a pandemia da Covid-19, a Petz precisou acelerar seus planos. 

De acordo com a empresa, era esperado que, em 5 anos, as vendas online da Petz fizessem parte de 20% do faturamento total…

Porém, em apenas dois meses, eles já superaram essa expectativa. Em abril, o Ecommerce já representava  27% do faturamento.

Veja os Produtos Mais Vendidos no Mercado Pet

Se pretende entrar no mercado pet, é importante que saiba os produtos mais vendidos e buscados pelos consumidores. A partir dessas ideias, você poderá pensar em diferenciais bacanas para esses produtos e destacar a sua marca.

Pensando em mercado, o setor canino é o mais buscado…

Em segundo lugar, ficam os produtos para aves de estimação.  

Em terceiro e quarto lugar, produtos para gatos e peixes, respectivamente.

Abaixo, listamos os produtos mais vendidos no mercado pet, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Confira:

1 – Alimentação

Representa uma fatia de mais de 63% do faturamento.

Uma grande tendência para o mercado pet de alimentação é a nutrição orgânica e balanceada. Mesmo sendo ainda difícil de ser encontrada e, muitas vezes, cara, é um produto que os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar.

Outra demanda crescente é por suplementos alimentares e vitaminas. 

2 – Serviços Estéticos Como Banho e Tosa: 

Tem cerca de 17% da fatia do mercado.

Além do serviço normal, vem crescendo uma alternativa nesse segmento: banhos e tosa móveis. A tendência visa facilitar a vida dos donos que têm problemas em levar o animal até o estabelecimento. 

O objetivo é levar um serviço completo para mais perto da casa do cliente.

3 – Acessórios, Equipamentos e Produtos de Beleza: 

Tem 8,1% do faturamento total.

Cada vez mais surgem novidades desse segmento, desde coleiras personalizadas até pote de rações inteligentes. Os donos de pets tendem a gastar bastante nesses acessórios para dar mais conforto ao animal. 

Além disso, muitos donos também sentem preocupação com a preservação do meio ambiente. Muitos já procuram por opções sustentáveis no mercado, como tapetes higiênicos e camas feitas a partir de pneus. 

4 – Medicamento e Saúde: 

Representa cerca de 7,8% da fatia.

Donos de pets estão cada vez mais dispostos a darem uma vida mais saudável para os animais. Além dos medicamentos normais, uma tendência é buscarem por terapias alternativas para os bichos.

Algumas das mais procuradas são: massagens, quiropraxia, fisioterapia, hidromassagem e acupuntura.

Como Investir no Mercado Pet?

Agora que você já conhece os produtos e serviços mais vendidos no mercado pet, é válido conferir maneiras de investir nesse setor tão promissor…

Primeiramente, é fundamental ter um planejamento com as diretrizes e os objetivos do seu negócio para você destacar a sua marca. Lembre-se de sempre ficar bem informado sobre o mercado de animais de estimação e suas tendências…

Além disso, os empreendedores devem definir sua persona detalhadamente para conquistar o máximo de oportunidades de vendas possíveis. Desse modo, será possível entender o que seus consumidores estão buscando no momento certo…

Por último, mas não menos importante, invista pesado na divulgação do seu negócio com estratégias de marketing digital, seja criando perfis em redes sociais ou um blog

De forma geral, essas técnicas são essenciais para você atingir um alto faturamento no mercado pet, que está repleto de oportunidades de vendas a serem aproveitadas…

Vale a Pena Apostar no Mercado Pet no Brasil?

Diante de todo esse cenário, vale lembrar que a quantidade de animais de estimação no Brasil é alta e, consequentemente, uma vida com pets requer alimentos, cuidados com a saúde, roupas e acessórios…

Ou seja, diversos nichos que você pode investir o quanto antes para disparar as vendas do seu negócio do mercado pet…

Além disso, esse segmento consegue se manter em alta mesmo com a crise da pandemia no país. Por esta razão, não há dúvidas de que esse setor pode ser altamente rentável para os empreendedores que visam investir nesse sentido…

Mas, claro, para criar o seu negócio online de mercado pet é importante cumprir algumas demandas, como:

Sendo assim, o empreendedor que apostar nesse setor pode tirar proveito de um contexto crucial em que o mercado pet ocupa uma das principais posições no país.

Bônus: Boas Práticas Para Vender Online

Aposte em um bom Atendimento

Nem só de produtos bacanas sobrevive uma empresa…

O Atendimento ao Cliente é fundamental para fazer com que as pessoas comprem da sua empresa e retornem mais vezes.

Pensando no mercado pet, é preciso entender o seguinte: quem possui um animal de estimação considera o pet como  um membro da família. Então, além de agradar o ser humano que vai realizar a compra, é preciso tratar muito bem o cliente animal.

Em qualquer segmento de mercado, o cliente deve ser o centro do negócio. No mercado pet isso não muda, porém, há um cliente a mais: o pet. Em muitos casos, ele deve ser tratado ainda melhor que o próprio dono.

Elabore uma Descrição Completa Para Seus Produtos 

Além de fornecer um atendimento eficiente, é fundamental transparecer confiança aos seus consumidores para ter um bom faturamento. Mas como fazer isso?

Bom, considerando que os clientes buscam por informações sobre os produtos que desejam adquirir é indicado dedicar um tempo para desenvolver da melhor forma possível as descrições dos itens. 

Dependendo do produto do mercado pet que você estiver oferecendo, insira detalhes como:

  • Marca;
  • Cor;
  • Medidas;
  • Modelo;
  • Material.

Essas são apenas algumas características que não podem faltar na página dos produtos. 

Mas vá além disso… 

Dê opções de como utilizar o produto, higienizar, conservar e por aí vai. O objetivo não é passar uma lista de informações, mas sim realmente deixar o cliente bem informado!

Ofereça Meios de Pagamentos Digitais 

Uma recente pesquisa feita pela Blackhawk Network aponta que 74% dos brasileiros estão inclinados a usar meios de pagamentos digitais, principalmente quando têm acesso a promoções

A porcentagem revela uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos indivíduos que estão cada vez mais buscando por formas de pagamentos práticas e seguras.

Por esta razão, o seu negócio precisa estar a postos para aceitar PIX, por exemplo, e não apenas os métodos de pagamento tradicionais…

Esse é um assunto que definitivamente deve fazer parte da gestão do seu negócio de mercado pet….

Afinal de contas, o seu volume de vendas pode disparar dependendo da quantidade e da forma que seu empreendimento recebe os pagamentos. E nenhum empreendedor deseja perder chances de lucrar por não oferecer os meios de pagamentos adequados justamente durante a alta das vendas online no Brasil

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