A Guararapes Confecções S.A., responsável pela Lojas Riachuelo, divulgou recentemente o balanço referente ao 3º trimestre de 2021. No geral, a companhia destaca que o investimento no modelo de negócio que une as operações físicas e digitais, conhecido como phygital, tem impulsionado consideravelmente as vendas.
A receita líquida de mercadorias atingiu R$ 1.378,0 milhões, representando uma evolução de 22% em comparação ao mesmo período do ano passado. E as vendas online aumentaram 10,1%, enquanto as vendas em mesmas lojas dispararam 19,0%, também em relação ao 3º trimestre de 2020.
De acordo com o documento divulgado pela varejista, a Riachuelo continua expandindo o marketplace, lançado em maio deste ano. Em números, a plataforma tem mais de 300 mil produtos anunciados e conta com 170 vendedores parceiros.
Além do catálogo de Vestuário, Calçados, Acessórios, e Casa disponibilizados pela própria companhia, foram incluídas no sortimento categorias de Móveis, Eletrodomésticos, Empório, Pet, entre outras.
Além disso, a quantidade total de downloads do aplicativo da Riachuelo chegou a 15,2 milhões, o que significa, em média, 2,5 vezes a mais do que no mesmo trimestre de 2020. Inclusive, a base total de clientes do Ecommerce aumentou 60%.
Vale destacar que o programa de afiliados RCHLovers está com cerca de 14 mil lojas ativas. E teve um aumento de 68% em receita em relação ao mesmo trimestre de 2020, e alta no ticket médio.
Já o EBITDA ajustado do grupo bateu a marca de R$ 211,3 milhões no período de julho a setembro deste ano. No mesmo período do ano passado, a quantia foi de R$ 84,7 milhões. Enquanto isso, o lucro líquido totalizou R$ 207,3 milhões no trimestre frente a um prejuízo de R$ 51,4 milhões no 3º trimestre de 2020.
Assim, a Guararapes Confecções S.A. encerrou o penúltimo trimestre de 2021 com um caixa de R$ 1,8 bilhão, um valor que equivale a 139% da dívida de curto prazo. Mas não só isso…
No que diz respeito à plataforma de serviços financeiros Midway, que gerencia os cartões Riachuelo, 1 milhão de contas foram abertas com apenas 6 meses de funcionamento do serviço. Em paralelo a isso, a receita da operação financeira atingiu R$ 445,6 milhões no 3º trimestre de 2021, indicando uma alta de 9,3% na comparação anual.
Outros destaques da Midway são o crescimento da concessão dos cartões bandeira e empréstimo pessoal, que aumentou 53% em relação ao mesmo período de 2020. E as comissões sobre o cartão, que elevou 26% também em comparação com o 3º trimestre de 2020.
Ainda de acordo com a apresentação, o grupo se denomina como a única varejista de moda do Brasil com parque fabril proprietário a produzir 13,5 milhões de peças no 3º trimestre. Ou seja, uma alta de 20,1% na comparação anual com os 11,3 milhões de produtos do acumulado do ano passado…
Em meio a esse cenário, o volume de mercadoria representou 41% da venda total de vestuário da Riachuelo no período de julho a setembro deste ano. De janeiro a setembro de 2021, a indústria faturou R$ 1.070 milhões para a Riachuelo…
A companhia também segue focada na abertura de lojas físicas. Até então, 31 lojas de diferentes marcas foram inauguradas em diferentes regiões do país. Sendo 8 Lojas Riachuelo, 3 Lojas Casa Riachuelo, e 20 Lojas Carter’s, voltada para o segmento de roupas infantil. No total, o grupo tem 58 lojas físicas.
Ao longo de 2021, a Riachuelo não parou de investir na estratégia omnichannel, que está presente em todas as lojas físicas e nos centros de distribuição da companhia, e em logística…
Na prática, a companhia reduziu em 52% o custo por entregas dos pedidos online durante os primeiros 9 meses do ano. Serviços como Retire em Loja, Retire Rápido, Ship From Store também estão disponíveis em todas as lojas Riachuelo…
Já a modalidade Entrega Expressa, que atende as vendas feitas pelo Whatsapp, opera em 300 lojas e é feita em até 2 horas. Além de tudo isso, a Riachuelo tem 38 lojas hubs com maior capacidade de operação e gestão de estoque ainda mais precisa. Ou seja, facilidades que impactam diretamente a satisfação dos consumidores.
Diante desse cenário de aprimoramentos, é notável a determinação da Riachuelo em elevar os números do marketplace, que está em plena evolução. É uma prática que, junto com os recursos inovadores e logísticos disponibilizados aos consumidores e sellers, possibilita que a companhia amplie ainda mais sua presença online…
E ainda atraia novos vendedores parceiros para a plataforma. Isto é, uma série de acontecimentos que estão alinhados com o propósito da Riachuelo em ser a maior varejista do setor de moda do país.
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