Descubra o que é Recommerce e Como Investir Nessa Estratégia

Última atualização em 2 de julho de 2021 por Felipe Vannucci

O Recommerce é um mercado que tem conquistado cada vez mais clientes e, claro, empreendedores por todo o país. 

Para quem não conhece, o Recommerce é a oportunidade perfeita para quem quer ter um negócio online e não sabe muito bem qual produto utilizar…

Mas não só isso…

Empresários de diversos segmentos do varejo estão conseguindo lucrar alto com a venda de produtos que já foram utilizados. Quer entender mais sobre como o Recommerce funciona? Acompanhe os próximos tópicos. 

recommerce
(Imagem: Freepik)

O que é Recommerce?

O Recommerce é um termo usado para designar a venda online de produtos usados.

Apesar dessa prática estar em alta, a venda de produtos de segunda mão não é uma novidade para os empreendedores…

Muitas pessoas fazem isso ao redor de todo o mundo vendendo os mais variados tipos de produtos…

Alguns bons exemplos que comprovam isso são: eBay e Etsy, sites de venda amplamente conhecidos no exterior que tem o foco no comércio de produtos usados.

Na prática, a estratégia também tem sido aplicada no território nacional em plataformas já estabilizadas em Recommerce, como o OLX e até mesmo o Mercado Livre.

Alguns Casos de Sucesso de Recommerce

Mas esses não são os únicos exemplos, várias empresas de Recommerce alcançaram o sucesso vendendo produtos de diversas categorias

Enjoei

É voltado para os empreendedores dos segmentos de Moda e Acessórios.

Fundado em 2009, o Enjoei, que começou como um blog, é uma empresa de Recommerce em plena ascensão. Recentemente, o Enjoei fechou parcerias com grandes marcas do varejo para ampliar sua rede de clientes e oportunidades de venda para os seus sellers….

Vale lembrar que no início do ano, esse marketplace já tinha firmado acordos com a C&A, uma das maiores varejistas do Brasil.

Sendo assim, saiba que qualquer pessoa pode vender na plataforma. Basta criar uma conta e catalogar os produtos no marketplace. Uma excelente opção!

OLX

Não tem como falar de Recommerce e não citar a OLX, não é mesmo? 

A OLX é uma uma plataforma de marketplace com muitos acessos em todo o país e um ótimo canal para que empreendedores possam começar ter mais experiência sobre como funciona o Ecommerce.

Vale ressaltar que o sistema do OLX é fácil de usar na hora de configurar e anunciar itens por lá… 

Ao contrário do do Enjoei, a OLX é mais usada para vender produtos de diversas categorias, como eletrodomésticos, móveis, automóveis, objetos de decoração…

Por isso, se você tem produtos usados, experimente anunciá-los no OLX. Há boas chances de aparecer clientes interessados nos seus itens!

Mercado Livre

Considerada como a companhia mais valiosa da América Latina, o Mercado Livre já foi muito conhecido como um espaço perfeito para a revenda de produtos…

É claro que essa imagem mudou muito ao longo dos últimos anos. Hoje, o Mercado Livre é o canal perfeito para validação de novos produtos. Fora que a plataforma  simplesmente não para de crescer…

Para você ter uma ideia, a companhia pretende investir R$ 10 bilhões no Brasil para sua expansão…

Mas isso significa que não dá para vender produtos usados por lá? Não! O Mercado Livre continua sendo um ótimo espaço para isso. Principalmente pela forte audiência e toda a estrutura logística que o marketplace possui.

Vantagens do Recommerce

Reaproveitamento de Produtos Usados 

Algumas pessoas acham que os produtos que já foram utilizados não têm mais serventia, mas a verdade é que muitos podem perfeitamente continuar sendo usados.

Algo que faz com que o Recommerce seja uma grande vantagem para quem quer ter o próprio negócio online…

Na prática, se você parar para pensar bem, o Recommerce não só evita o desperdício de itens em perfeito estado, como também contribui para o meio ambiente. 

Vendas Para um Novo Público-alvo

Atualmente, as pessoas estão mais conscientes em relação às questões ambientais e por isso preferem fazer compras de produtos usados…

Há também consumidores que não podem ou não querem pagar por um produto novo, mas não abrem mão de um item de qualidade.

Diante disso, trabalhando com Recommerce, você pode conquistar uma persona diferente, ou seja, que fique muito satisfeita com produtos usados.

Ajuda na Economia de Espaço

As pessoas que vendem produtos usados não só podem lucrar com os itens que estavam parados como também podem ganhar espaço extra em casa.

O acúmulo de itens velhos como peças de vestuário, móveis e eletrodomésticos acaba sendo um grande empecilho na criação de um novo negócio justamente por ocupar muito espaço…

Afinal, é preciso ter um espaço apropriado para organizar o estoque, não é verdade?

Assim como um local para embalar os produtos e deixar tudo preparado para os envios.

Por Onde Devo Começar o meu Negócio de Recommerce?

O primeiro passo para montar o seu negócio é escolher um plataformas de Ecommerce para criar uma loja virtual ou investir em marketplaces. Aliás, no início, é mais indicado apostar na venda por esses grandes shoppings virtuais… 

Eles já contam com um grande número de pessoas buscando por produtos, evitando que você se preocupe com tráfego, por exemplo. 

Em seguida, certifique-se de que está trabalhando com produtos usados, mas que estejam em bom estado de conservação. Este é um aspecto primordial para a prática do Recommerce..

Além disso, alcançar a satisfação dos clientes com peças usadas nem sempre é tão fácil quanto trabalhar com produtos novos. Nesse sentido, lembre-se de sempre ser autêntico e honesto em suas transações, certo?

Além disso, não deixe de investir em estratégias de marketing digital, como o uso de redes sociais e uma linguagem mais amigável para divulgar seus itens usados.

Considerando que os consumidores estão mais conscientes sobre sustentabilidade, não há como negar que este momento é valioso para apostar no Recommerce…

O surgimento de alternativas sustentáveis por parte de varejistas, como a loja Dafiti Eco do Grupo Dafiti, justifica essa tendência.

O Recommerce oferece oportunidades promissoras aos empreendedores, ainda mais aqueles que estão começando a vender. É uma boa opção para adquirir mais conhecimento sobre o funcionamento das vendas online como um todo…

Com essa prática, os empreendedores aprendem a se destacar no mercado e a identificar as melhores técnicas de venda para alcançar uma lucratividade surpreendente.

Leia também: 7 Canais de Venda para Começar a Vender na Internet sem Precisar Investir

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.