Estou começando

O que é Ticket Médio e Como Aumentar o do seu Ecommerce

O que é ticket médio é uma das perguntas que mais rondam a mente dos empreendedores – principalmente os iniciantes. Mas, independentemente disso, a missão de conhecer a fundo tudo sobre ticket médio é algo inevitável, principalmente quando o assunto é aumentar o faturamento dos negócios

Na verdade, existem várias formas de fazer o faturamento crescer… 

Você pode aumentar o número de clientes, vendas ou, simplesmente, aumentar o ticket médio, por exemplo.

Ao longo deste artigo, vou te apresentar estratégias para aumentar o faturamento do seu negócio, focando apenas no aumento do ticket médio…

Antes disso, é válido começar pelo básico (e, diga-se de passagem, ESSENCIAL): a compreensão do que é ticket médio.  

O que é Ticket Médio?

O ticket médio é um indicador de performance de vendas do seu negócio. 

Basicamente, é a média com que os clientes gastam no seu Ecommerce…

E, para chegar ao seu valor, basta dividir o total do faturamento pelo número total de compras realizadas em um determinado período. Assim:

TM = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês

Vou te dar um exemplo:

Se a sua loja virtual teve R$ 15.000 reais em faturamento em um mês, vendendo para um total de 50 clientes, o ticket médio fica em R$ 300 (15.000 / 50).

E mais do que isso…

De acordo com o relatório Webshoppers 42, o valor do ticket médio tem mudado ao longo dos últimos meses – principalmente levando em conta a forte alta do Ecommerce

Para você ter uma ideia, o número de pedidos atingiu a marca de 90,8 milhões só no 1º semestre de 2020, 39% a mais em comparação ao mesmo período de 2019…

E, consequentemente, o valor do ticket médio teve uma alta de 6%, passando de R$ 404 para R$427

Diante disso, uma vez entendido o que e como calcular o ticket médio, não dá para fugir da seguinte pergunta:

O que fazer para aumentar o ticket médio do negócio?

Como Aumentar o Ticket Médio do seu Ecommerce

Forneça Frete Grátis

Está aí uma estratégia utilizada por empresários de diversos setores… 

Sabe por quê?

Porque o frete grátis é um benefício que sempre chama a atenção dos clientes!

Isso porque os consumidores tendem a associar o valor pago pelo frete a um gasto extra. Logo, ganhando o frete grátis, a tendência é que eles comprem mais produtos, sob o pensamento de adquirir mais itens em vez de pagar pelo custo do frete…

Dessa forma, se hoje o ticket médio da sua loja virtual é por volta de R$ 180 e você quer aumentar um pouco este valor, uma estratégia seria disponibilizar o frete grátis a partir de R$ 200, por exemplo… 

Certamente os clientes gastarão mais na sua loja!

Ofereça Outros Produtos

A estratégia de oferecer ao cliente combos de produtos ou itens relacionados é muito comum – tanto no varejo físico quanto no online.

Na prática, é bem simples: basta você interligar os seus produtos de alguma forma…

Por exemplo:

Se você tem uma loja virtual de cosméticos e o seu cliente compra um batom, aproveite e ofereça um rímel ou uma paleta de sombras, por exemplo. 

Viu como é simples?

Acredite, são iniciativas simples como esta que têm todo o potencial para gerar excelentes resultados quando o assunto é aumentar o ticket médio do seu negócio. 

Forneça Descontos Progressivos

Essa é uma estratégia que nasceu no comércio em atacado, mas funciona muito bem para o varejo em geral…

Basicamente, acontece como o próprio nome diz: conforme o cliente vai inserindo mais produtos no carrinho, mais descontos você oferecerá. Ou seja, isso acontece de forma progressiva. 

Por exemplo:

“Comprando 2 calças, você recebe 5% de desconto. Adicionando mais 2, ganha 10%” ou “Receba 5% de desconto em compras acima de R$ 100 e 10% nas acima de R$ 150”.

Ou seja, os descontos acabam incentivando o consumidor a comprar mais e, automaticamente, isso contribui para o aumento do seu ticket médio. 

Obs: fique apenas atento às margens de lucros do seu negócio! Não ofereça descontos que possam causar algum prejuízo ao seu faturamento. Caso você tenha alguma dúvida sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo “Como Calcular a Margem de Lucro de um Produto e da Emrpesa”. 

Tenha um Programa de Fidelidade

Esta estratégia funciona como uma espécie de programa de recompensa e é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para aumentar o ticket médio de um Ecommerce…

Acontece da seguinte forma:

Após cada compra, o cliente acumula pontos, que variam de acordo com o valor total de suas compras…

Assim, quando ele atinge uma determinada pontuação, automaticamente, ganha benefícios diversos. Desde brindes, descontos especiais a outras vantagens exclusivas

Ou seja, é um recurso simples e com uma alta eficácia…

E claro: os consumidores amam!

Aposte no Marketing Digital

Quando o assunto é aumentar o ticket médio e alavancar as vendas, ficar atento às tendências de marketing digital é algo CRUCIAL…

Mas mais do que isso…

É preciso investir de verdade em marketing digital!

Na prática, isso significa que se você fizer campanhas de divulgação mais segmentadas, as chances de você atingir potenciais clientes é muito maior. Ou seja, o marketing digital te dá a chance de ampliar as vendas do seu negócio ao direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas…

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer a fundo a sua persona. Depois, você pode utilizar as redes sociais, estratégias de email marketing, técnicas de SEO

Enfim, são muitas as opções! 

Por que o Ticket Médio de Vendas é Importante

Não tem jeito: acompanhar o ticket médio é FUNDAMENTAL para compreender e planejar o crescimento do seu Ecommerce.

Assim, na prática, aumentar o ticket médio do seu negócio significa levar mais dinheiro para a sua empresa…

E isso mesmo sem que não aumente o número de clientes e de vendas, por exemplo.

Além disso, é bom ter em mente que cada canal de venda tenha o seu respectivo ticket médio…

Contudo, é importante que você saiba o ticket médio geral do seu negócio. 

Mas não só isso…

O ticket médio deve ser monitorado com base no histórico do seu negócio. Isto é, nunca de forma isolada. É importante ter uma noção do todo do seu negócio!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago