O que é Cashback é uma pergunta que ronda a mente de boa parte dos empresários que vendem online. Mas isso não é à toa… Quem trabalha no Ecommerce precisa pensar nas mais diversas estratégias para ganhar cada vez mais o público, e o cashback certamente é uma delas.
Diante da mudança dos hábitos dos consumidores, que passaram comprar muito mais pela internet, e da forte alta do Ecommerce nos últimos meses, as empresas precisam inovar para se destacar no mercado…
E não há como negar que o Cashback tem se mostrado uma boa opção para fidelizar clientes e gerar mais lucro para as empresas…
Ao longo deste artigo vamos te mostrar o que é o cashback, quais são as suas vantagens e como implementar essa ação na sua empresa para gerar mais vendas. Acompanhe!
O que quer dizer Cashback é algo simples: o termo em inglês significa “dinheiro de volta”. Então, basicamente, o objetivo do cashback é fazer o cliente acumular dinheiro ao realizar compras. Quanto mais ele gastar, mais “bônus” terá acumulado.
Na prática, funciona como um programa de recompensas, não existindo um valor máximo ou mínimo de quanto o cliente receberá de volta. O percentual a ser definido para isso fica a critério da empresa mesmo…
E para fazer parte do programa de cashback, basta o consumidor acessar a loja virtual que oferece o sistema, escolher a oferta que mais lhe agrada e então realizar sua compra. Após essa operação, a empresa analisa a compra e os dados, e então libera o crédito de volta ao consumidor.
Simples, não é mesmo?
Se você gostou da forma como o cashback funciona, confira a seguir as grandes empresas do varejo que usam essa alternativa e como você pode implementá-la no seu negócio…
Alguns dos grandes nomes do mercado de varejo já utilizam o método para atrair e fidelizar seus clientes há um bom tempo. É uma forma de garantir a satisfação dos consumidores e ver seus lucros aumentando…
Entre as principais que disponibilizam o cashback hoje, estão:
● Americanas;
● Submarino;
● Shoptime;
● Amazon;
● Carrefour;
● Casas Bahia.
Mas disponibilizar cashback não é algo restrito para as gigantes do setor…
Para você ter uma ideia, em 2019, mais de 6,4 milhões de estabelecimentos já participavam do programa de cadastro do cashback, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae.
De fato, essa estratégia está se tornando popular entre os negócios, mas como eles fazem para lucrar com essa ação na prática?
Não são só os consumidores que se beneficiam com esse sistema. As empresas também podem levantar uma boa quantia com a disponibilização de cupons e cashbacks.
Para os lojistas, o Cashback é uma ótima maneira de atrair e fidelizar clientes. Isso porque o consumidor continuará comprando na mesma loja online, criando uma relação de confiança entre empresa e cliente…
Além disso, é uma boa pedida para aumentar o ticket médio da empresa, já que estimula a pessoa a continuar comprando mais e mais.
Mas atenção!
É preciso ter cuidado para não prejudicar os negócios e causar prejuízos na hora de disponibilizar cashbacks para os seus clientes. Faça isso com um prazo de validade, sem ser de forma indeterminada. O bom disso também é que ter uma data limite dá um senso de urgência, fazendo com que o cliente compre o mais rápido possível.
Sendo assim, depois de entender o que é cashback, como ele funciona e suas várias vantagens, chegou a hora de compreender como adotar esse negócio para sua empresa e impulsionar de uma vez por todas as suas vendas…
Primeiramente, para integrar esse modelo ao seu empreendimento, é preciso fechar uma parceria com uma companhia que ofereça o serviço. Atualmente, existem várias empresas que disponibilizam esse modelo, como:
Criado pela Americanas, o Ame funciona como uma carteira digital que permite ao usuário o recebimento de cashbacks para gastar em novos produtos.
No Ame Digital, a quantia acumulada pelo consumidor serve apenas para ser transferida em outras contas Ame ou gastar com produtos das lojas parceiras, não é possível transferir para outras contas bancárias.
Conhecida por atuar nos principais Ecommerces do país, a Méliuz disponibiliza cashback por meio de conta bancária.
A empresa fornece recompensas que variam de 1% até 150% do valor do produto, além de também oferecer aos seus usuários cupons de descontos.
Uma iniciativa de cashback criada pelo grupo Reclame Aqui, que também oferece a devolução via conta bancária.
No Mooba, seus parceiros consistem apenas em lojas onlines e oferecem recompensas entre 0,5% até 7% para os consumidores.
O Trigg é uma operadora de cartão de crédito que oferece como opção desconto na fatura…
Além disso, o percentual é calculado a partir do valor final da fatura e a quantia que o cliente recebe como cashback varia de acordo com seus gastos mensais.
Diferente dos outros, o Beblue é voltado para lojas físicas, sem possuir retorno para lojas online. E oferece de 2% até 10% de retorno do pagamento para o cliente.
Nesse formato, o usuário pode utilizar seu cashback comprando em outras lojas que aceitam esse tipo de pagamento ou repassar o valor para a conta de um amigo que também esteja cadastrado no Beblue.
Já no Picpay, funciona como uma carteira eletrônica que dá fazer transferências de quantias para contatos, além de pagamentos em estabelecimentos credenciados.
O aplicativo libera campanhas de cashback com certa frequência e para isso acontecer, é necessário receber uma notificação informando sobre a promoção do cashback e então seguir as regras e estar dentro do prazo.
Depois de todas essas informações, você ainda tem dúvidas se deve ou não adotar esse recurso na sua empresa? Vamos te passar mais algumas informações importantes no próximo tópico…
Se você deseja implementar o sistema de cashback na sua loja para recompensar seus clientes por escolherem sua marca e ainda conseguir lucrar mais, é importante ter a noção de um fator em específico: não tenha prejuízos!
Antes de tudo, analise as necessidades do seu negócio e preste bastante atenção para a margem de lucro da sua empresa não ser prejudicada com a disponibilização de cupons e cashbacks…
Fora isso, se você optar pela adoção desse sistema na sua empresa, saiba que ele tem grandes chances de gerar mais visibilidade aos seus produtos e expandir ainda mais as suas vendas.
É a estratégia ideal para fortalecer o relacionamento com o consumidor e gerar mais credibilidade a sua empresa!.
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