Notícias

Magazine Luiza Lança Sistema de Cashback pelo Aplicativo

O sistema de cashback está em alta no mercado de varejo. A empresa da vez que apostou na devolução de dinheiro para seus cliente foi a Magazine Luiza… Por meio de compras em seu ‘superapp’, os consumidores poderão receber de volta parte do valor de produtos comprados, além de outros benefícios.

Essa é uma aposta que tende a trazer bons resultados para a Magalu, especialmente após o resultado médio que o sistema de cashback apresentou no segundo trimestre deste ano. Segundo relatório, foram mais de 1,5 bilhão de reais movimentados com o auxílio desse sistema.

A iniciativa deve brigar também com a fintech AME Digital, do grupo B2W, um forte concorrente da Magazine Luiza em marketplace…

Ao longo deste artigo, vou te explicar o que é Cashback, como ele será implementado pela Magazine Luiza e o que isso simboliza nas estratégias digitais da empresa diante do mercado online.  

O que é Cashback?

O termo “Cashback” significa, literalmente em português, “dinheiro de volta”.

Basicamente, o cashback funciona como um programa de fidelidade: o usuário se cadastra no sistema, faz suas compras e recebe de volta uma parcela desse dinheiro gasto.

O foco principal do cashback é fazer o consumidor acumular o dinheiro que recebe de volta. Isto é: quanto mais ele gastar, mais vai receber em cashback

Na prática, funciona assim:

Uma loja virtual vende uma mochila por R$ 150,00 e oferece aos clientes 10% de cashback. 

Após efetuar a compra, o consumidor receberá R$ 15,00 para gastar em novos produtos na loja ou, dependendo do Ecommerce, receber a quantia em sua conta corrente. 

O modelo de compras já é bastante difundido nos Estados Unidos, e vem ganhando popularidade entre os brasileiros também…

A nova adoção do Magazine Luiza pelo sistema demonstra bem isso, como veremos adiante…

Como funciona o Cashback da Magalu

Na última quarta-feira (29), a Magazine Luiza anunciou a criação do sistema de devolução de dinheiro por meio de seu aplicativo. Mais precisamente, através da abertura de conta em sua carteira virtual, a “Magalu Pay”.

Contudo, de acordo com a empresa, nem todas as mercadorias estão elegíveis para o sistema de cashback por enquanto.

Além disso, ainda não há um percentual definido para a devolução do dinheiro… Então, o valor a ser recebido depende do preço da mercadoria comprada

E, ao que tudo indica, não ter uma cota ou porcentagem definida de retorno não parece ser um problema para a gigante varejista a princípio.

Prova disso é que a empresa apresentou ofertas chamativas logo no lançamento do sistema, como a compra de um celular de R$ 4.999, com a possibilidade de o cliente receber R$ 1 mil de volta…

Enquanto isso é extremamente benéfico para os consumidores, vale a pena entender o retorno para o lojista, uma vez que o cliente não ficará limitado a gastar o dinheiro devolvido apenas no site ou nas lojas Magazine Luiza, como vou te explicar a seguir…

Consumidor pode Gastar em Outros Canais

Segundo informações fornecidas pela empresa, é o cliente quem definirá onde, como e quando gastará o valor adquirido pelo cashback.

Isto é: as compras não ficarão limitadas ao aplicativo ou site Magazine Luiza.

E o consumidor poderá optar por transferir a quantia para uma conta bancária, fazer novas compras no Magazine Luiza ou pagar contas e boletos.

O dinheiro pago de volta será depositado em até 20 dias na carteira virtual do cliente, o Magalu Pay, dentro do app…

A ideia é que o consumidor tenha liberdade para gastar o seu dinheiro da maneira que desejar e também fazer com a Magazine Luiza esteja a cada dia mais presente na vida deles…

Magalu quer estreitar laços com seus clientes

A fidelização de clientes parece ser a tônica deste novo serviço oferecido pela varejista.

Em recente entrevista, Eduardo Galanternick, diretor-executivo do Ecommerce da Magalu, afirmou:

“Queremos que a Magalu esteja presente em todos os momentos da vida do cliente. O cashback é uma forma de estreitar e de aumentar a frequência de nosso relacionamento com ele”. 

A proposta do cashback é, então, que tudo seja centralizado no ‘superapp’, sendo a carteira digital da empresa a chave para toda essa estratégia acontecer…

E o que podemos concluir disso tudo, então?

É que a empresa continua investindo pesado no ambiente digital para fidelizar seus clientes…

Magazine Luiza segue firme na Digitalização

É seguro dizer que a digitalização dos processos da empresa é o que tem contribuído para a Magazine Luiza se destacar no mercado.

As suas últimas iniciativas focadas no cenário digital – como esta mais nova do cashback – estão aí para comprovar isso…

A fala recente da diretora de Marketing da empresa, Ana Paula Rodrigues, reforça isso: “Não há inclusão social sem a inclusão digital. Ainda mais na pandemia, em que o meio digital é tão importante”.

Desde o início da crise, a companhia apostou pesado em campanhas de frete gratuito e atraiu empreendedores sem alternativa de renda a montarem lojas em seu marketplace

Não é à toa que, hoje, seu canal digital representa 50% das vendas da companhia…


A Magalu está, inclusive, na lista das empresas que mais tem se destacado neste período da pandemia, como listamos no artigo: Ecommerces que se Fortaleceram na Crise.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago