Notícias

Governo libera 12 bilhões para micro e pequenas empresas

Mais de 12 bilhões de reais serão disponibilizados em crédito para micro e pequenas empresas até dia 15 de agosto. A informação foi dada pelo Ministério da Economia em apoio ao Pronampe – Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Mas, diante de tantos desafios causados pela pandemia, esse recurso ainda deve ser muito escasso para a maioria das empresas…

A primeira parcela – cerca de 18,7 bilhões de reais – de recursos disponibilizados por meio do programa se esgotou em pouco mais de um mês.

Confira um pouco mais sobre o caso.

Como funcionam os empréstimos

Para ter acesso ao crédito, é preciso que as micro e pequenas empresas estejam em dia com as declarações enviadas à Receita Federal.

Além disso, existe uma restrição de empresas que podem ter acesso ao crédito: microempresas que faturam até 360 mil reais por ano e empresas de pequeno porte com faturamento de até 4,8 milhões de reais por ano.

Nesse empréstimo, a taxa de juros é de 1,25% mais a taxa Selic – hoje, em 2,25% ao ano – com prazo de pagamento de 36 meses e carência de 8 meses.

Para saber exatamente qual é a linha de crédito de cada empresa, basta olhar o faturamento de 2019.  O crédito é de 30% do faturamento do ano. Já, para empresas em funcionamento há menos de 1 ano, o valor pode chegar a 50% do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal. 

Nesse segundo caso, é importante saber qual das duas opções é mais favorável para cada negócio…

Por exemplo, se a média de faturamento mensal é de 20 mil reais e o capital social de 40 mil, o limite liberado pode ser de 6 mil reais pelo critério de faturamento ou 20 mil reais pelo capital social.

Hoje, os bancos concedendo o Pronampe são Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), o Banco da Amazônia, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banrisul e o Badesul. O Bradesco deve conceder até o final de julho e o Santander, no começo de agosto.

Como funcionará a garantia do governo

Para custear o Pronampe, o Tesouro Nacional já transferiu 15,9 bilhões de reais para o Fundo Garantidor de Operações (FGO). Esse dinheiro é uma garantia para até 100% das operações, desde que todos os empréstimos não tenham uma taxa de inadimplência maior que 85%.

De acordo com Antônia Tallarida – Subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato na Ministério da Economia – o Pronampe tem sido bem-sucedido. 

Isso porque, segundo ela, o governo resolveu dois problemas que prejudicavam os pequenos negócios: assimetria de informação e falta de garantias. 

A justificativa é pelo fato da Receita Federal ter ficado responsável por repassar informações contábeis das empresas aos bancos. E as garantias da União chegam próximas de 100%, reduzindo o risco das operações. 

Outros programas emergenciais

As expectativas são de que esse novo crédito também se esgote rapidamente. 

Segundo Tallarida, muitas pequenas empresas ainda não foram atendidas e estão na fila de espera. Elas terão prioridade nessa nessa nova parcela do Pronampe.

Além disso, é preciso lembrar que há outros programas emergenciais de crédito para as micro e pequenas empresas. 

Um deles é a MP 975. 

A Medida assegura às instituições financeiras uma garantia de 30%dos recursos emprestados às empresas. Para isso, a União disponibilizará 20 bilhões de reais para complementar o Pronampe.

Nessa MP, os MEIs, micro e pequenas empresas que vendem por meio de maquininhas de pagamento podem acessar empréstimos. A garantia para esse tipo de modalidade serão os valores que receberão de vendas futuras – o chamado crédito fumaça.

Esses empréstimos terão taxa de juros de 6% ao ano sobre o valor concedido, mas a taxa é capitalizada mensalmente. O prazo para pagar será de 36 meses, com uma carência de 6 meses para começar a pagar. 

O limite de crédito será até o dobro da média mensal das vendas nas maquininhas e, no máximo, até 50 mil reais por contratante.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago