Carrefour Anuncia Aquisição do Grupo Big Brasil

Última atualização em 24 de março de 2021 por Larissa Bittencourt

O Carrefour Brasil está determinado em expandir seus negócios no país. Prova disso é que a rede varejista acabou de anunciar a compra do Grupo Big, antiga operação do Walmart no Brasil.

Atualmente, o Grupo Big é conhecido por ser a 3º maior varejista de alimentos do país…

E, com a sua aquisição, o Carrefour poderá atingir um total de 60 milhões de consumidores… 

E mais:

A compra é a maior do grupo nos últimos 5 anos, algo muito significativo para a estratégia de crescimento da varejista…

Acompanhe este artigo para saber mais detalhes sobre a nova aquisição do Grupo Carrefour. Confira! 

Carrefour anuncia acordo com Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

O Carrefour Brasil acaba de anunciar um acordo de compra, estabelecido com a Advent Internacional e o Walmart, para aquisição da totalidade das ações do Grupo Big, pela quantia de R $7,5 bilhões.

Na prática, o pagamento da compra vai acontecer em duas etapas:  

  • Pagamento em dinheiro: 70% do total (R$ 5,25 bilhões);
  • Emissão de novas ações: 30% por meio de emissão de novas ações do Carrefour Brasil. 

Segundo o Carrefour, a aquisição do Grupo Big vai ajudar na expansão de sua atuação no Nordeste e no Sul, regiões que representam um forte mercado para a varejista.

Além disso, através de um contrato de licenciamento com o Walmart, o Carrefour Brasil também passará a administrar o Sam’s Club, o clube de compras do Walmart…

Entretanto, a conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e também dos próprios acionistas do Carrefour. A expectativa é para obter o aval até o ano que vem. 

Diante disso, é possível afirmar que o projeto de expansão do Carrefour acontece há algum tempo, como vou explicar em mais detalhes adiante…

Mas, por ora, é válido ressaltar que a aquisição do Big Brasil reforça os planos do Carrefour em se tornar a maior empresa atuante no varejo alimentício nacional…

Não é à toa que a compra é a maior feita pela varejista desde 2017

Dessa forma, é possível que a parceria entre as empresas seja um sucesso, isso porque os números somados pelas duas empresas são bem animadores…

União Com Alto Potencial de Sucesso

Com atuação no Brasil desde 1995, o Grupo Big possui 387 lojas em 19 estados do país e emprega 41 mil funcionários… 

E, ao longo do ano passado, a companhia atingiu uma venda bruta de R$ 24,9 bilhões. 

Do outro lado, o Carrefour possui 489 lojas espalhadas pelo Brasil em que atende a 45 milhões de consumidores. E a estimativa é que os clientes da empresa cresçam com a soma de 15 milhões de clientes do Grupo Big.  

De acordo com o comunicado, as vendas somadas dos dois grupos chegam a cerca de R$ 100 bilhões… 

Por isso, a expectativa do Carrefour é atingir uma contribuição adicional líquida ao Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,7 bilhão por ano – após três anos da conclusão do negócio. 

Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, intensifica essa expectativa: 

“Juntos, nossa oferta será ainda mais atrativa, completa e competitiva, beneficiando o poder de compra dos consumidores brasileiros e adicionando milhões de clientes ao nosso ecossistema”, afirma o executivo.

Outro ponto de destaque na aquisição é que o Carrefour pretende investir na conversão de bandeiras…

Foco do Carrefour Brasil é a sua Expansão

Em relação a compra do Big Brasil, o Carrefour também planeja converter as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão, e parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club…

Enquanto as demais lojas serão convertidas para a bandeira do hipermercado Carrefour.

Mas os planos do Carrefour para crescer no mercado não começaram com essa aquisição…

No ano passado, a varejista anunciou o lançamento de uma nova plataforma de Ecommerce com o objetivo de aproveitar toda a forte alta do Ecommerce dos últimos meses.

Sendo assim, a aquisição demonstra o quanto o Carrefour está empenhado em expandir os negócios no varejo…

E como também está atento ao seu principal concorrente hoje no mercado, o GPA (Grupo Pão de Açúcar), que já atua em todas as regiões do país…

Na prática, a junção do Carrefour com o Big Brasil tem tudo para beneficiar ambas varejistas. E claro, fazer com que o Grupo Carrefour dê mais alguns passos rumo ao seu objetivo: a liderança do varejo de alimentos no país.  

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.