A era digital revolucionou a maneira de fazer negócios em todo o mundo e isso não é algo recente. Mas esse cenário ficou ainda mais perceptível em meio a pandemia, quando os empreendedores que antes não estavam inseridos no Ecommerce, tiveram que repensar suas estratégias e migrar para o digital.
Isso porque, sem as soluções tecnológicas e a facilidade que os clientes têm em realizar compras online, muitos negócios iriam à falência. Em paralelo a isso, as vendas online ganharam ainda mais força no mercado de Varejo…
Nos últimos meses o Ecommerce atingiu recordes de vendas.O relatório Webshoppers 44 realizado pela Ebit | Nielsen, em parceria com o Bexs, aponta que as vendas do setor chegaram a um valor histórico no 1º semestre de 2021, registrando um faturamento de R$ 53,4 bilhões.
Na prática, esse cenário só comprova como a transformação causada pela era digital foi crucial para o varejo físico, concedendo oportunidades aos lojistas investirem nas vendas online e também para os consumidores realizarem compras com mais praticidade. Entenda mais detalhes sobre o assunto…
Quem empreende no varejo tradicional já deve saber que hoje é quase impossível não manter também uma presença digital. Afinal, os consumidores estão mais online do que nunca…
Para você ter uma ideia, de acordo com o estudo realizado pelo International Data Corporation (IDC), empresa global fornecedora de dados de mercado, aproximadamente 82% das pessoas na América Latina compraram online desde o início da pandemia.
O Brasil está no topo do ranking, possuindo 88% dos consumidores comprando online atualmente. Ou seja, fica claro que os negócios físicos que ainda não integraram as operações ao digital, estão vendo resultados negativos nas vendas.
E mais do que isso…
A pesquisa também revelou que, até o final deste ano, 65% das empresas mudarão para o Digital First. Isto é, um modelo de negócios que tem como principal objetivo priorizar o uso de serviços digitais ao invés dos tradicionais.
Diante desse cenário, é interessante destacar algumas mudanças que a era digital levou ao varejo tradicional. Confira a seguir…
A era digital proporcionou uma expansão notável dos canais de venda e na comunicação com o consumidor em si, além de ter sido crucial para integrar diversas plataformas digitais. Hoje, com a estratégia omnichannel, tanto o empreendedor quanto o consumidor dispõem de um sistema simultâneo e interligado de diferentes canais.
Com isso, os negócios podem oferecer uma boa experiência de compra para o cliente, seja de forma online ou offline. Através de um ecossistema capaz de atender o consumidor quando, como e onde ele quiser.
A capacidade de acompanhar, processar e analisar dados com maior precisão para otimizar as estratégias do negócio é uma das maiores transformações que a era digital trouxe ao varejo físico…
Atualmente, com a disponibilidade de sistemas ERP e das ferramentas de automação, os empreendedores disponibilizam informações úteis sobre o negócio o tempo todo.
Isso contribui para uma maior agilidade e eficiência na rotina de trabalho e tomada de decisões. Ferramentas como o Google Analytics e até mesmo o Google Trends também fazem a diferença nesse sentido…
Dessa forma, é possível centralizar informações de vários setores do negócio, para que todos os dados sejam computados de forma eficiente e, com isso sejam gerados resultados ainda mais precisos.
A atenção das lojas com o modo em que o consumidor age foi algo que, sem dúvidas, pôde ser notado com a chegada das soluções da era digital no varejo físico. Com a tecnologia, é possível monitorar o comportamento dos clientes com precisão e tomar decisões assertivas a partir disso.
As redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo, são boas ferramentas para que os empreendedores consigam acompanhar os hábitos dos consumidores e entender melhor quais são os gostos, preferências e o que influencia nas decisões de compra dos clientes.
Além de gerar uma preocupação maior com estoque e frete, já que hoje a demanda é por entregas cada vez mais rápidas, as soluções digitais tornaram mais prático e fácil o que antes era trabalhoso para os donos de negócios fazerem nesse sentido…
Hoje, com a disponibilidade das ferramentas de gestão de estoque e de gestão de frete, os empreendedores têm um controle mais eficiente das operações, agilizando a realização de tarefas e reduzindo gastos.
Como você viu neste artigo, as mudanças que a era digital proporcionou ao varejo físico foram cruciais para os empreendedores otimizarem operações, construírem um melhor relacionamento com clientes e, claro, aumentar vendas.
Portanto, não pense que migrar totalmente para o digital é a única opção para conquistar melhores resultados nas vendas. Pelo contrário, é possível e indicado, dependendo do tipo de negócio, integrar as operações online e offline…
É importante lembrar que os hábitos dos consumidores evoluíram fortemente e que hoje essas pessoas estão cada vez mais conectadas, exigindo soluções rápidas a todo momento. Nesse sentido, unir o varejo físico ao digital é indispensável para garantir uma boa experiência de compra no seu negócio.
Um exemplo disso é o próprio atendimento ao consumidor. Ao juntar o varejo tradicional e o digital, é possível garantir a satisfação dos clientes com um atendimento mais eficiente nos canais de venda e nos canais de relacionamento do negócio…
Dessa forma, a sua empresa mostra que está preparada para atender a demanda do mercado, adaptando-se às necessidades dos clientes através dos benefícios que a era digital promove aos negócios.
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