Mercado Livre Opera Galpões Logísticos com 100% de Energia Limpa

Última atualização em 3 de dezembro de 2021 por Felipe Vannucci

O Mercado Livre passou a operar 3 de 7 centros de distribuição no Brasil apenas com energia limpa. A iniciativa faz parte do propósito de reduzir os impactos causados pela companhia no meio ambiente.

Os espaços logísticos do Mercado Livre que agora contam exclusivamente com energia renovável estão localizados no estado de São Paulo, em Cajamar, Louveira e Guarulhos.

mercado-livre
(Imagem: Silvia Costanti / Valor)

Na prática, os CDs receberão 744 MW/h de energia limpa por mês para abastecê-los. De acordo com o Mercado Livre, a quantidade representa o consumo anual de 400 famílias.

Com essa finalidade, a companhia conta com o Mercado Livre de Energia, em que empresas geradoras, comercializadoras e consumidoras negociam o fornecimento de energia elétrica de diferentes fontes. Por exemplo, eólica, solar, de biomassa e micro-hidrelétricas. 

Para você ter uma ideia, o Brasil está entre os maiores emissores de gases de efeito estufa, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Em números, o país representa 3,2% do total de todo o mundo… 

Ou seja, o cenário é completamente propício para a companhia mais valiosa da América Latina colocar em prática ações nesse sentido. No entanto, o Mercado Livre tem apostado em uma logística sustentável há alguns meses…

Outras Companhias Apostam na Pegada Sustentável 

É válido ressaltar que alguns centros logísticos do Mercado Livre já estavam operando de maneira sustentável. Em dezembro de 2020, 3 centros de distribuição no Brasil 2 e no Chile estavam em transição para serem abastecidos com energias renováveis

Naquele período, o Mercado Livre estipulou a meta de abastecer todos esses espaços logísticos por energia renovável até 2021, incluindo de países como Argentina e Colômbia. Isto é, uma conquista que tem acontecido pelo menos aqui no país.

Nesse contexto, a companhia tem implementado outras medidas para colaborar com o meio ambiente. Seja com a adoção de carros elétricos ou com frota de caminhões movidos à gás para realizar entregas do marketplace… 

Porém, o movimento de reduzir a emissão de carbono no Brasil não é uma iniciativa apenas do Mercado Livre. Outras companhias têm investido em projetos ecologicamente corretos… 

Como é o caso da Americanas, que utiliza caminhões movidos a biometano e GNV e, em julho deste ano, expandiu sua frota ecoeficiente com carros elétricos. E a Via, que também utiliza carros elétricos, tem o objetivo de reduzir a emissão de carbono até 2025

Sendo assim, as empresas conseguem destaque no mercado, aumentam sua reputação entre a concorrência e conquistam os consumidores modernos, que estão atentos ao cenário ambiental do país…

Em meio a isso, vale ressaltar que o Mercado Livre anunciou recentemente a inauguração de um novo centro de distribuição, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O espaço é repleto de tecnologias inteligentes, como prateleiras e empilhadeiras especiais, para armazenar produtos de linha branca a fim de ficar à frente de varejistas como Magazine Luiza e Via.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.