Marketplace

Locaweb Compra Startup Focada na Integração de Marketplaces

Ao que tudo indica, 2020 tem sido um ano bem positivo para a Locaweb. Depois de um IPO que foi muito bem recebido pelos investidores, a empresa de hospedagens de sites prosseguiu fortemente com seus planos de expansão… Isto é, fez a aquisição de outras companhias

O fato é que cada uma delas ocupa um papel em todo o ecossistema formado pela Locaweb. E a última, inclusive, atinge um setor específico que não para de crescer: os marketplaces… 

Ao longo deste artigo, vou apresentar detalhes sobre a última aquisição da Locaweb, e explicar os planos da empresa para crescer no Ecommerce. Acompanhe!

(Imagem: Divulgação Locaweb)

Locaweb Compra a Ideris

A Locaweb  acaba de anunciar em fato relevante a aquisição da Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal…

Criada em 2017, a empresa atua fortemente no setor de varejo, auxiliando empresários a fazerem a conexão de seus negócios com diversos canais de venda…

Principalmente com os marketplaces!

Assim, de acordo com o documento, o valor da transação foi de R$ 18,3 milhões.

Um número expressivo e que faz jus a participação da startup no mercado hoje…

Para você ter uma ideia, entre seus clientes estão nomes de peso, como Mercado Livre, Magazine Luiza, Carrefour, Submarino (do Grupo B2W), Casas Bahia (da Via Varejo) e outros.  

Mas não só isso…

Em meio a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, a Ideris atingiu – só no 3º trimestre – um total de 15 milhões de pedidos, registrando mais de R$ 2 bilhões

Assim, com a aquisição, parte do valor da quantia será retida pela Locaweb, podendo ser disponibilizada aos vendedores posteriormente, seguindo as cláusulas previstas no contrato.

Além disso, os sócios da Ideris, Alessandro Ribeiro Silveira, Edilson Rafael da Silva, Giovani Girotto e Valeria Abreu Andrzejewski, continuam trabalhando na operação…

E poderão receber earnout (ganhos referentes ao desempenho do negócio após a aquisição), o que vai depender diretamente das metas financeiras atingidas pela startup.

Diante disso tudo, é importante deixar claro que esta não foi a primeira e provavelmente também não será a última empresa a ser comprada pela Locaweb… 

Os Planos da Locaweb Para Crescer

Quem acompanha o mercado de Ecommerce certamente viu que, em fevereiro, a Locaweb fez sua estreia na B3 com um IPO que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão… 

O IPO Locaweb foi tão positivo, que acabou gerando um forte disparo nas ações da companhia…

Isto é, após serem vendidas a R$ 17,25 na oferta, no teto da faixa indicativa na oferta pública inicial, as ações da Locaweb (LWSA3) dispararam 19,42%, sendo cotadas a R$ 20,60, no primeiro dia de negócios. Na máxima, as ações atingiram R$ 21,77. 

Assim, depois desse contexto bem animador, a Locaweb não perdeu tempo…

E prosseguiu com os planos descritos no prospecto do Locaweb IPO. Isto é, comprou empresas!

Uma das primeiras aquisições foi em setembro, com a Social Miner, startup de análise de dados de comportamento do consumidor em Ecommerces. O valor da transação foi de R$ 22,2 milhões…

Menos de uma semana depois, a Locaweb anunciou a compra da Etus, empresa especializada na gestão e marketing digital para empresas em redes sociais, pelo valor de R$ 18,95 milhões…

Mas as aquisições não pararam por aí…

Em novembro, foi a vez da Locaweb comprar a Vindi, startup de software as a service (SaaS) que faz processamento e gestão de pagamentos recorrentes… 

E, por último, a companhia comprou a Ideris, como vimos ao longo do artigo…

Sendo assim, diante disso tudo, a Locaweb parece querer deixar claro ao mercado que sua expansão está longe de parar… 

Ou seja, certamente, mais iniciativas nesse sentido serão feitas pela companhia…

E isso principalmente no que diz respeito à compra de outras empresas, já que a Locaweb tem em mãos R$ 400 milhões levantados em seu IPO exclusivamente para fazer esse tipo de operação.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago