Última atualização em 24 de setembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Depois de um IPO com resultados avassaladores, como as ações triplicando de valor em pouco mais de seis meses na B3, a Locaweb resolveu dar mais um passo para sua expansão no mercado. A companhia líder em hospedagem de sites comprou uma startup que oferece plataforma de software como serviço (SaaS) para Ecommerces e varejistas.
A aquisição pela empresa é a primeira após a abertura de capital ocorrida em fevereiro… Contudo, está longe de ser a última a ser realizada pela companhia. O foco da Locaweb é expandir ainda mais seu alcance no mercado…
Acompanhe os tópicos a seguir para saber qual foi a empresa adquirida e conhecer mais detalhes sobre a transação…
Mas, antes disso, vou te apresentar um panorama sobre como foi o IPO da Locaweb. Confira.
Como foi o IPO da Locaweb?
O IPO da Locaweb aconteceu em fevereiro e movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão. A estreia da empresa na B3 causou um forte disparo em suas ações…
Após serem vendidas a R$ 17,25 na oferta, no teto da faixa indicativa na oferta pública inicial, as ações da Locaweb (LWSA3) dispararam 19,42%, sendo cotadas a R$ 20,60, no primeiro dia de negócios. Na máxima, as ações atingiram R$ 21,77.
Além disso, a oferta contou com a participação de fundos globais e, com isso, conseguiu acabar com a teoria de que investidores globais não acessam IPOs no Brasil…
A Locaweb é conhecida no mercado como uma das empresas pioneiras na prestação de serviços de hospedagem de websites.
E, no que diz respeito ao seu IPO, o que mais chamou a atenção dos investidores foi a sua unidade de soluções para o Ecommerce…
Mas não só isso…
A expressiva alta das ações da Locaweb confirmou o bom momento para os IPOs no mercado nacional…
Na verdade, este ano está repleto de IPOs de peso:
Nos últimos meses, companhias como o Grupo SOMA, Wine Vinhos e Petz fizeram sua abertura de capital na B3. A Petz, inclusive, teve o maior IPO do ano até o momento, com R$ 3,03 bilhões.
Ou seja, o IPO da Locaweb foi um dos primeiros a acontecer neste ano e já teve resultados bem animadores…
A compra de uma importante empresa de tecnologia comprova isso. Explico mais sobre isso a seguir…
Social Miner é a Nova Aquisição da Localweb
Na última terça-feira (23), a Locaweb anunciou a compra total da Social Miner, startup de análise de dados de comportamento do consumidor em Ecommerces.
O valor da transação foi de R$ 22,2 milhões, com o preço de fechamento ainda sujeito a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro, comuns a este tipo de aquisição…
A companhia informou que a expertise da Social Miner será trabalhada juntamente aos recursos da All iN, empresa de marketing digital que foi adquirida em 2013 – mas vou falar mais sobre as últimas aquisições da Locaweb mais adiante…
Assim, o objetivo da empresa é oferecer uma solução completa aos empresários de Ecommerce que precisam acompanhar toda a jornada de seus clientes…
Sobre isso, Fernando Cirne, CEO da Locaweb, ressaltou em entrevista recente:
“Estamos falando de uma solução que complementará o nosso portfólio, com potencial de gerar cross sell e consistente com a estratégia da companhia de oferecer o maior e mais completo ecossistema para apoiar nossos varejistas no processo de aceleração de suas vendas”
Diante disso, a Social Miner promete interações em tempo real com os visitantes dos sites de Ecommerces, por meio de mensagens comportamentais, notificações personalizadas e outros canais inteligentes, variando de acordo com estratégia do cliente…
A Social Miner, na verdade, não é a primeira aquisição da companhia nesse sentido…
Foco na Expansão dos Negócios
É um movimento comum no mercado a compra de empresas que possam agregar à expansão dos negócios…
No caso da Locaweb, essa prática começou em 2012, com a aquisição da Tray, empresa que possibilita a integração de lojas online com marketplaces, como Amazon, Mercado Livre e outras.
Ao todo, foram seis aquisições…
As mais recentes delas – exceto a referente à Social Miner – ocorreram no ano passado, com a compra da foi King Host, empresa de hospedagem, e a Delivery Direto, responsável por desenvolver e fazer a gestão de aplicativos para restaurantes.
Assim, o objetivo da Locaweb é comprar ainda mais empresas, principalmente agora que tem em mãos R$ 400 milhões levantados em seu IPO exclusivamente para fazer esse tipo de operação.