Os maiores Marketplaces do Brasil

Última atualização em 9 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Existem vários marketplaces pelo Brasil, todos gigantes do mercado. Mas você sabe quais são? Aqui você vai entender um pouco mais sobre as 7 maiores Marketplaces do Brasil e avaliar qual deles você acredita que se encaixa mais com o seu perfil.

O que é marketplace

Marketplaces são uma espécie de shopping virtual. Várias marcas diferentes são reunidas no mesmo site e é possível realizar a compra online.

Estou falando da Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre…

Para quem está começando a vender online, os marketplaces são extremamente recomendáveis por vários motivos.

Primeiro porque criar uma loja virtual pode ser perda de tempo e dinheiro. Afinal, ninguém conhece a sua loja ainda, ela não vai ter tráfego.

Além disso, é preciso ver layout, forma de pagamento, segurança do site…

Os marketplaces já entregaram isso tudo pronto, sem estresse. Além disso, já possuem uma base de consumidores definida, milhares de pessoas que confiam naquele site e estão dispostas a conhecer a sua loja.

Isso sem falar que ter os seus produtos associados a esses Marketplaces gera credibilidade, de forma que as pessoas vão sentir mais confiantes em comprar o seu produto.

Agora que você entendeu como um Marketplace pode ser vantajoso para você, confira qual deles se encaixa mais com o seu perfil para começar a vender online uma vez por todas.

B2W

A B2W é o marketplace que permite a venda de produtos dentro dos sites da Americanas.com, Submarino e Shoptime, sendo a intermediadora entre você e o cliente.

Uma grande vantagem é que, por serem 3 sites diferentes, eles abrangem 3 tipos de público-alvos diferentes. Oportunidade é o que não falta.

O Submarino tem um público mais jovem, ligado em tecnologia e disposto a investir um ticket médio maior em produtos diferentes.

O Shoptime é ótimo para posicionar itens para a casa, focados em atender um público majoritariamente feminino.

Já a Americanas.com permite que você foque especialmente em itens com venda mais abrangente, que podem impactar todos os clientes da loja mais querida do país.

Documentos necessários

Para fazer o seu cadastro e começar a vender, vai precisar inserir as seguintes informações:

  • Dados gerais do seu negócio: CNPJ, razão social, nome fantasia, inscrição estadual e municipal, ramo de atividade, site e faturamento anual;
  • Em endereço da empresa, será preciso fornecer dados como CEP, rua, número, bairro, estado e cidade onde o CNPJ foi aberto;
  • Dados pessoais: nome completo, CPF, telefone, email e confirmação de email;
  • Caso já utilize algum marketplace, deve informar já vende;
  • Depois do cadastro, a B2W vai analisar as suas informações e liberar você para começar a vender. 

Caso você seja MEI, a B2W bloqueia o seu faturamento do mês se ele passar de 15 mil reais. Quando o mês vira, ela libera o resto.

Taxas

Na B2W, você é cobrado apenas pelas vendas aprovadas. A taxa da comissão que fica para eles é fixa: 16% em cima do total da venda (produto e frete). Não existe cobrança de taxa de setup e nem mensalidade.

Pagamento ao lojista

Os pagamentos do seu produto são feitos quinzenalmente, seguindo esta regra:

  • Pedidos entregues ao transportador entre os dias 01 e 15: são pagos no primeiro dia do mês seguinte (ou próximo dia útil)
  • Pedidos entregues ao transportador entre os dias 16 e 31: são pagos no dia 16 do mês seguinte (ou próximo dia útil)

Netshoes

A Netshoes, desde 2012, é a queridinha de venda online de material esportivo. Ela vem se consolidando no mercado e tem um faturamento anual acima de 1 bilhão de reais. 

Mas, por graves erros de gestão, a empresa começou a acumular cada vez mais dívidas. A empresa não focou em estratégias de lucro e se encontrou em uma situação na qual a única saída foi ser vendida para outra gigante.

Quem levou o bilhete premiado foi a Magazine Luiza. Com uma oferta de 3,70 dólares por ação, a Magalu comprou a Netshoes por 115 milhões de dólares.

Para quem vende no Marketplace, não há preocupação. A Magalu é uma gigante do mercado e a Netshoes está em boas mãos.

Por isso, caso você tenha materiais esportivos para vender, a Netshoes pode ser o local ideal para você.

Documentos necessário

Eles não aceitam pessoas física, apenas jurídica. Ou seja, você vai precisar de um CNPJ se quiser vender na Netshoes. 

Taxas e Pagamento ao Lojista

A Netshoes cobra uma taxa até 20% dependendo da categoria do seu produto.

Seu pagamento ocorre 2 vezes por mês, durante a segunda e a quarta semana.

Magazine Luiza

A Magalu recentemente abriu as portas para o mercado digital e está se saindo muito bem desde então. Ela possui mais de 900 lojas e está presente em pelo menos 16 estados brasileiros.

Atualmente, existem restrições de produtos e todas as pessoas que se inscrevem precisam receber aprovação da Magalu para poder vender. 

As categorias aceitas na Magalu são:

  • Eletrodomésticos
  • Eletrônicos
  • Móveis
  • Automotivo
  • Bebês
  • Beleza e saúde
  • Cama, mesa e banho
  • Casa e jardim
  • Esporte e lazer
  • Games
  • Instrumentos musicais
  • Pet shop
  • Móveis e decoração
  • Relógios
  • Suplementos alimentares

Documentos necessários

A Magalu exige que você tenha CNPJ para vender, por isso você deve formalizar o seu negócio antes de entrar no Marketplace. 

Além do CNPJ, você vai precisar de:

  • Razão Social, que é o nome de registro do seu negócio
  • Nome Fantasia, ou seja, o nome da sua empresa no mercado
  • CEP de postagem, isto é, o endereço do qual seus produtos serão despachados
  • Contato da empresa, email e telefone comercial do seu negócio
  • Dados bancários, que deve ser vinculados ao CNPJ inscrito.

Taxas

A comissão do Marketplace da Magalu varia conforme segmento escolhido.

Dessa forma, se você vender roupas, não vai pagar a mesma comissão de quem vende eletrodomésticos, por exemplo.

O valor da comissão de variar até 20% do preço final do produto. A quantia que você pagará vai estar discriminada no contrato de inscrição no Magalu Marketplace.

Pagamento ao lojista

Se o seu cliente parcelar em 6 vezes o seu produto, você também vai receber o seu pagamento nas mesmas parcelas.

É você quem escolhe a quantidade máxima de parcelas sem juros dos seus produtos. 

Você também deve escolher uma data fixa para receber o valor faturado:

  • Mensal, onde você receberá uma vez por mês;
  • Semanal, no qual você receberá uma vez por semana.

Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil, por isso a quantidade de consumidores que passam por lá todo dia é imensa. Sozinho, levaria anos para você alcançar essa audiência em uma loja virtual.

Leia mais: Como vender no Mercado Livre: 7 dicas matadoras

Documentos necessários

Para vender no Mercado Livre, você pode se criar sua loja como uma pessoa física, informando apenas seu email e senha ou criar uma conta para empresa, colocando seu CNPJ e Razão Social. 

São apenas esses dados que você precisa apresentar. Simples, não?

O próximo passo é botar o seu produto no ar. Escolha a categoria do item que deseja anunciar, seu título, se é novo ou usado, as fotos, preço e pronto! Seu produto pode ser visto por uma base gigante de clientes.

Taxas

Para anunciantes amadores, existe a opção de não investir em anúncios e você levar o valor total da venda. Porém, no Mercado Livre ocorrem 9 vendas a cada SEGUNDO.

Ou seja, você consegue imaginar o tamanho da concorrência, não é mesmo?

Por isso, se você quer começar a vender bem na plataforma, vale a pena investir nos anúncios do Mercado Livre.

O tamanho dessa comissão atualmente é de 11% (anúncios clássicos) ou 16% (anúncios premium). Confira a tabela do Mercado Livre:

Pagamento ao lojista

Todos os valores das suas transações no Mercado Livre vão para a conta do Mercado Pago. 

Para retirar esses valores, é preciso pagar uma taxa de 9,90 reais para cartão pré-pago e de 3 reais para depósito na sua conta bancária.

Amazon

A chegada da gigante americana Amazon no Brasil é uma excelente notícia para pequenos e médios empreendedores. A Amazon conta com 16 categorias disponíveis para venda e você pode conferí-las nesse link.

Embora ainda não tenha tanta força no Brasil, ainda é um player importante para os lojistas.

Leia mais: Como vender na Amazon Brasil? (Passo a Passo)

Documentos necessários

Além disso, para se registar como vendedor, você precisa dos seguintes dados:

  • Informações de contato: Nome, endereço, email e telefone.
  • Um documento de identificação oficial. Você pode utilizar um CPF ou CNPJ da sua empresa.
  • Um cartão de crédito internacional válido (MasterCard, Visa e Diners).
  • Uma conta bancária com o mesmo CPF/CNPJ do cadastro, para receber o valor de suas vendas.

Taxas

Ao se registrar no Marketplace do Amazon, você duas opções:

  • Conta individual: Você planeja vender menos que 10 itens por mês R$ 2,00 por item + comissão
  • Conta profissional: Você planeja vender mais que 10 itens por mês R$ 19,00 por mês + comissão

Pagamento ao lojista

Quando a conta do vendedor é liquidada e tem saldo positivo, a Amazon devolve o dinheiro ao banco pela Câmara de Compensação Automática (ACH) ou transferência eletrônica de valores. 

Depois que a Amazon inicia o depósito, sua conta bancária pode demorar até cinco dias úteis para exibir o montante.

Elo7

Se você gosta de trabalhar com produtos criativos, artesanatos, bijuteria, moda artigos decorativos e muito mais, o Elo7 é o marketplace ideal para você.

Por mais que ele não seja uma gigante como os outros marketplaces, vale a pena destacá-lo porque seu crescimento tem sido rápido.

Leia mais: 9 Dicas (da própria plataforma) para quem quer vender mais no Elo7

Documentos necessários

Não é necessário ter CNPJ para vender no Elo7, você pode vender como uma pessoa física e ter bons resultados lá dentro.

Apenas seu email, senha e CPF você já está pronto para realizar vendas dentro da plataforma. 

Taxas e Pagamento ao Lojista

O Elo 7 retém automaticamente 12% do valor de cada venda feita, independentemente da forma de pagamento escolhida na hora da compra. 

O restante é direcionado para a conta bancária do vendedor. Para sacar seu dinheiro, há duas opções:

  • Valores acima de R$ 150 – Não há taxas
  • Valores abaixo de R$ 150 – Pagamento de taxa de R$ 2

Conheça as estratégias para vender mais nos Marketplaces

Depois de decidir qual é o melhor marketplace para você, vem o próximo passo: entender quais são as melhores estratégias para vender bem neles.

O Alex Moro, que já vende em marketplace há mais de 10 anos e alcançou o faturamento de 5 milhões de reais em menos de 6 meses, colocou todo o conhecimento dele no treinamento Marketplace do Zero.

Nesse treinamento você vai aprender todos os macetes necessários para virar um especialista em marketplaces, podendo alcançar mais de R$100 mil em vendas em cada um deles.

Desde o cadastramento até a construção de anúncios que ajudarão você a vender cada vez mais nos maiores marketplaces do Brasil.

E aí, tá esperando o que para aumentar as suas vendas dentro dos marketplaces?

Saiba mais sobre o treinamento Marketplace do Zero agora mesmo:

[button_2 color=”green” align=”center” href=”%20https://clkdmg.site/campaign/8e30238f-44f5-41b9-9c0d-8b71a03da59f” new_window=”Y”]QUERO VENDER EM MARKETPLACE[/button_2]

 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.