Mercado de Ecommerce

Fraudes em Compras Online Caem em 2020. Entenda!

Pode parecer contraditório, mas não é: em meio a alta avassaladora das compras online, o índice de fraudes caiu de maneira considerável.  

Para você ter uma ideia de quanto o Ecommerce vem crescendo ao longo dos últimos meses, só no 1º semestre de 2020, o setor obteve os seguintes números:

  • Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
  • Expansão de 40% na quantidade de usuários, totalizando 41 milhões;
  • Aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.

Assim, era de se imaginar também um crescimento das fraudes nas compras online, não é mesmo?

Pois é…

Houve um alto índice de reclamações no Ecommerce recentemente…

Mas o mesmo não aconteceu em relação às compras online fraudulentas – ainda bem, claro…

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números relativos às fraudes no setor, além de também explicar mais sobre o crescimento do Ecommerce nos últimos meses e o que você pode fazer para evitar fraudes no seu negócio. Acompanhe!

Ecommerce Cresce, Mas Fraudes nas Compras Online Diminuem

Segundo o levantamento “Raio-X da Fraude”, desenvolvido pela Konduto, companhia especializada no assunto, as fraudes nas compras feitas online tiveram uma queda de 2,52%, computados em 2019, para 2,07%, em 2020.

A pesquisa verificou dados de mais de 244 milhões de pedidos realizados ao longo do ano passado…

E, com isso, concluiu-se que o Ecommerce conseguiu evitar um prejuízo de cerca de R$ 1,3 bilhão no período. 

Mas não só isso…

O relatório apontou que os meios pelos quais aconteceram as fraudes apresentou uma mudança…

Isto é, houve um crescimento nas tentativas fraudulentas via dispositivos móveis, saindo de 47% registrados em 2019 para 62% no ano passado.  

Além disso, o ticket médio desse tipo de ação permaneceu superior ao das compras legais, ficando R$ 732 frente a R$ 317.

Apesar disso, está nítido que mesmo com a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, as tecnologias antifraude parecem estar bem mais eficientes

E mais do que isso…

Hoje, é preciso mais do que nunca saber como se proteger de fraudes no Ecommerce. Principalmente considerando a tendência de crescimento para o setor este ano…

Ecommerce Vai Continuar Crescendo em 2021?

Ao que tudo indica, sim!

De acordo com pesquisa feita EbitNielsen com consumidores ao longo do 4º trimestre de 2020, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021.

E mais…

O levantamento aponta que as compras online têm tudo para se manterem na preferência dos consumidores, já que 95% dos entrevistados afirmam que pretendem continuar comprando pela internet

Além disso, as compras online podem atingir cerca de 225 milhões de pedidos, representando um aumento de 16%…

Já o ticket médio, por sua vez, tende a ficar em R$ 490, simbolizando uma expansão de 9%. 

E entre as categorias que podem ganhar mais destaque no gosto dos consumidores, estão:

  • Alimentos e Bebidas;
  • Arte e Antiguidade;
  • Bebês e Cia;
  • Casa e Decoração;
  • Construção.

Para resumir, há um prognóstico bem positivo para o Ecommerce em 2021… 

E isso, automaticamente, traz a necessidade de um reforço quando o assunto é proteção quanto a compras online fraudulentas

Contudo, neste ponto do artigo você pode estar se perguntando: mas o que fazer para evitar compras online fraudadas? 

Vamos te dar algumas dicas a seguir…

Como Evitar Compras Online Fraudulentas

Só para deixar claro: as transações fraudadas PRECISAM ser vistas como uma grande preocupação para o seu negócio…

Isso porque o cliente confia no seu Ecommerce ao compartilhar seus dados pessoais para finalizar uma compra. E o mínimo que ele espera em troca é um serviço seguro e eficiente

Além disso, fraudes digitais podem causar vários problemas. Financeiramente, o maior impacto pode ser sentido com chargebacks e multas. 

Diante disso, algumas sugestões para evitar esse cenário desanimador são:

  • Tenha o nome da sua empresa na fatura: isso ajuda a diminuir as chances de chargeback e facilita a identificar o cancelamento real e os cancelamentos de autofraude;
  • Conheça o hábito de compra do seu cliente: caso note alguma mudança no ticket médio de compra online do seu cliente, procure-o para confirmar a compra;
  • Aposte no Pós-Venda: o atendimento não acaba com a finalização da compra! Por isso, fale com o consumidor, confirme a chegada do produto, pergunte se ele está satisfeito com o item recebido etc.

Ou seja, existem muitas formas de se evitar as compras online fraudulentas…

Basicamente, basta você ficar atento ao que o seus clientes compram, desde o tipo de produto até mesmo a quantidade!

O que realmente não dá é simplesmente ignorar que as fraudes nas compras existem! 

Contrate empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas…

Acredite, isso vai garantir mais eficiência na aprovação de compras e também vai reduzir consideravelmente as chances de o seu Ecommerce ser alvo dessas ações fraudulentas.  

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago