Pode parecer contraditório, mas não é: em meio a alta avassaladora das compras online, o índice de fraudes caiu de maneira considerável.
Para você ter uma ideia de quanto o Ecommerce vem crescendo ao longo dos últimos meses, só no 1º semestre de 2020, o setor obteve os seguintes números:
Assim, era de se imaginar também um crescimento das fraudes nas compras online, não é mesmo?
Pois é…
Houve um alto índice de reclamações no Ecommerce recentemente…
Mas o mesmo não aconteceu em relação às compras online fraudulentas – ainda bem, claro…
Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números relativos às fraudes no setor, além de também explicar mais sobre o crescimento do Ecommerce nos últimos meses e o que você pode fazer para evitar fraudes no seu negócio. Acompanhe!
Segundo o levantamento “Raio-X da Fraude”, desenvolvido pela Konduto, companhia especializada no assunto, as fraudes nas compras feitas online tiveram uma queda de 2,52%, computados em 2019, para 2,07%, em 2020.
A pesquisa verificou dados de mais de 244 milhões de pedidos realizados ao longo do ano passado…
E, com isso, concluiu-se que o Ecommerce conseguiu evitar um prejuízo de cerca de R$ 1,3 bilhão no período.
Mas não só isso…
O relatório apontou que os meios pelos quais aconteceram as fraudes apresentou uma mudança…
Isto é, houve um crescimento nas tentativas fraudulentas via dispositivos móveis, saindo de 47% registrados em 2019 para 62% no ano passado.
Além disso, o ticket médio desse tipo de ação permaneceu superior ao das compras legais, ficando R$ 732 frente a R$ 317.
Apesar disso, está nítido que mesmo com a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, as tecnologias antifraude parecem estar bem mais eficientes…
E mais do que isso…
Hoje, é preciso mais do que nunca saber como se proteger de fraudes no Ecommerce. Principalmente considerando a tendência de crescimento para o setor este ano…
Ao que tudo indica, sim!
De acordo com pesquisa feita EbitNielsen com consumidores ao longo do 4º trimestre de 2020, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021.
E mais…
O levantamento aponta que as compras online têm tudo para se manterem na preferência dos consumidores, já que 95% dos entrevistados afirmam que pretendem continuar comprando pela internet.
Além disso, as compras online podem atingir cerca de 225 milhões de pedidos, representando um aumento de 16%…
Já o ticket médio, por sua vez, tende a ficar em R$ 490, simbolizando uma expansão de 9%.
E entre as categorias que podem ganhar mais destaque no gosto dos consumidores, estão:
Para resumir, há um prognóstico bem positivo para o Ecommerce em 2021…
E isso, automaticamente, traz a necessidade de um reforço quando o assunto é proteção quanto a compras online fraudulentas.
Contudo, neste ponto do artigo você pode estar se perguntando: mas o que fazer para evitar compras online fraudadas?
Vamos te dar algumas dicas a seguir…
Só para deixar claro: as transações fraudadas PRECISAM ser vistas como uma grande preocupação para o seu negócio…
Isso porque o cliente confia no seu Ecommerce ao compartilhar seus dados pessoais para finalizar uma compra. E o mínimo que ele espera em troca é um serviço seguro e eficiente!
Além disso, fraudes digitais podem causar vários problemas. Financeiramente, o maior impacto pode ser sentido com chargebacks e multas.
Diante disso, algumas sugestões para evitar esse cenário desanimador são:
Ou seja, existem muitas formas de se evitar as compras online fraudulentas…
Basicamente, basta você ficar atento ao que o seus clientes compram, desde o tipo de produto até mesmo a quantidade!
O que realmente não dá é simplesmente ignorar que as fraudes nas compras existem!
Contrate empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas…
Acredite, isso vai garantir mais eficiência na aprovação de compras e também vai reduzir consideravelmente as chances de o seu Ecommerce ser alvo dessas ações fraudulentas.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…