Reclamações em Relação a Compras Online Crescem em 2020

Última atualização em 1 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

As compras online tiveram uma alta avassaladora ao longo de 2020. Isso não é novidade para ninguém… Contudo, junto a todo esse crescimento, também aconteceu algo não tão positivo assim: o forte aumento no número de reclamações

O fato é que se antes as empresas de Ecommerce já tinham que ficar atentas a todo o processo de compra do cliente, hoje, essa realidade ficou ainda mais intensa…

Ao longo deste artigo, vamos apresentar números sobre o crescimento de reclamações em relação às compras online. E também explicaremos os motivos que podem ter levado a esse cenário. Acompanhe!

Alta de Mais de 200% nas Reclamações

De acordo com Procon-SP, a quantidade de reclamações em relação às vendas online em 2020 subiram 285% – em um comparativo com 2019.  

Na prática, houve um salto de 78.419 para 301.672 registros.

Além disso, entre as principais reclamações dos consumidores estão:

  • Atrasos ou não na entrega de mercadorias;
  • Cobranças indevidas.

Mais precisamente, o primeiro tipo de reclamação – de atrasos e não entregas – teve um forte aumento nos registros, passando de 19.124 para 70.279…

Já o segundo ponto, de cobranças feitas erradamente, a alta no número de reclamações foi de 5.605 para 36.221. 

Mas não só isso…

Passando a analisar os dados referentes ao 1º para o 2º semestre de 2020, o Procon-SP também observou um crescimento nas queixas de 49%, passando de 121.173 para 180.499.

Os atrasos e mercadorias que não foram devidamente entregues, atingiram um aumento de 31.578 para 38.701. A cobrança indevida, por sua vez, subiu de 10.580 registros para 25.641.

Ou seja, um cenário desafiador para as empresas que atuam no Ecommerce…

Entretanto, é preciso entender tudo isso um pouco mais a fundo…

Se analisarmos o contexto geral, é possível descobrir alguns pontos que podem ter levado à alta nas reclamações em relação às compras online…

Por que as Reclamações em Relação às Compras Online Aumentaram Tanto?

Ao longo do ano passado ficou nítido o quanto o Ecommerce cresceu absurdamente. Só no 1º semestre, o setor teve uma expansão de 40% no número de usuários… 

E mais do que isso…

Houve salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, atingindo 90,8 milhões. E um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões. 

Em meio a tudo isso, datas comemorativas e eventos importantes, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal, bateram verdadeiros recordes em vendas feitas pela internet…  

Para você ter uma ideia, as pequenas empresas conseguiram faturar R$ 1,5 milhão só nas primeiras horas da Black Friday.

Outro ponto é que o número de empresas também cresceu muito…

De acordo com pesquisa feita pela Scape Report E-commerce 2020/2021, produzida pela Pipeline Capital, o setor está sendo atendido por 598 empresas e startups

Fora o aumento expressivo nos cadastros de microempreendedores individuais. Até agosto do ano passado, foram 600 mil novos cadastro de MEI em todo o país.

Sendo assim, é claro que isso não justifica todo esse cenário desafiador das reclamações em relação às compras online…

Mas, de alguma forma, mostra o quanto parte dos empresários de Ecommerce talvez não estivessem tão preparados para dar conta da alta demanda. 

Assim a reflexão que fica nesse sentido é que os empresários NÃO podem deixar de ficar atentos a todas as etapas de compras e vendas de seus negócios online

Principalmente porque não há indícios de que o setor vá parar de crescer. Pelo contrário, para 2021, o prognóstico é que o Ecommerce  atinja um faturamento de R$ 110 bilhões!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO,  em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo., 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.