Ecommerce em 2021: 5 Tendências Para os Negócios

Última atualização em 24 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Se você trabalha no Ecommerce, saiba: não basta estar por dentro de tudo o que acontece hoje no setor… É preciso também ficar antenado ao que está por vir. Isto é, as tendências que poderão marcar todo o setor no próximo ano

É inegável que o segmento de Ecommerce tem passado por mudanças exponenciais nesses últimos meses, não é mesmo? O ano de 2020, em específico, foi bastante atípico. Principalmente no que diz respeito à pandemia e seus efeitos nos hábitos dos consumidores

Na prática, todo o crescimento do setor que vinha acontecendo de forma gradual e contínua, passou a ocorrer em um ritmo altamente acelerado e rendendo excelentes resultados para os empresários do Ecommerce…

Contudo, em meio a tudo isso, não há como não questionar: e para 2021, será que já é possível encontrar algumas tendências para o Ecommerce? 

A resposta é: sim! E é exatamente isso que vamos te mostrar ao longo deste artigo…

Antes disso, vamos apresentar um breve panorama sobre o segmento ao longo deste ano. Veja!

ecommerce

Como está sendo o setor em 2020?

Diante de um ano bastante atípico devido à pandemia, é inegável que o setor cresceu de forma avassaladora…

Para você ter uma ideia, só no 1º semestre, o Ecommerce teve a maior alta dos últimos 20 anos. na prática, alguns dos resultados obtidos foram:

  • Expansão de 40% no número de usuários, registrando 41 milhões de usuários;
  • Salto de 39% no número de pedidos realizados, totalizando 90,8 milhões;
  • Aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões
  •  E muito mais. 

Mas não só isso…

Julho, por exemplo, foi considerado o 3º Melhor Mês da História do Ecommerce, em que registrou um crescimento de 25% em comparação ao mesmo período de 2019.

Além disso, segundo um estudo realizado pela Kearney, o Ecommerce brasileiro deve registrar um faturamento de 111 bilhões de reais em 2020...

A quantia é 49% maior que ao valor registrado em 2019, período em que o mercado faturou R$ 75 bilhões.

Em uma análise mais conservadora, o valor cairia para R$ 103 bilhões. E em um viés mais otimista, o montante do Ecommerce chegaria a R$ 120 bilhões. 

E mais do que isso:

Há também uma forte tendência de consolidação do Ecommerce em um cenário pós-pandemia

Ainda de acordo com a pesquisa, dos entrevistados, 52% afirma que devem continuar comprando online com a mesma frequência da pandemia. 

E 36% dizem que também continuarão comprando no Ecommerce, mas com uma frequência menor.

Algo importante para ficar no radar dos empreendedores do segmento são as categorias que mais devem ganhar destaque nos próximos anos…

Mas não só isso…

Todo o cenário é bastante animador, o que, automaticamente, nos leva a questionar o que poderá acontecer no ano que vem…

Claro que ainda é cedo para se ter uma ideia mais concreta, mas já existem algumas fortes tendências para o Ecommerce no ano que vem…

5 Tendências Para o Ecommerce em 2021

1- Mídias Sociais

Quando o assunto é vender pela internet, as mídias sociais atingiram um papel CRUCIAL nos últimos anos.

O instagram, por exemplo, hoje tem uma relevância muito diferente de ano atrás…

Isto é, quando a gente pensa em produção de conteúdo de qualidade para atingir seu público-alvo, não tem como ignorar o aplicativo…

Mas não só isso…

Em termos de vendas, o Instagram tem saído na frente. O Instagram Shopping, por exemplo, é um recurso que permite aos empresários inserirem links de seus produtos nas fotos publicadas no feed de suas marcas…

E, recentemente, ganhou um upgrade: as tags com preços dos produtos também podem ser inseridas nos stories e, futuramente, no Reels. 

O Whatsapp é outro forte exemplo. Aliás, o próprio desenvolvimento do Whatsapp Pay também reflete muito bem tudo isso…

Pare e pense: quantas empresas você já viu vendendo pela ferramenta? É certo que a maioria faz isso! Não é à toa que, hoje, o Whatsapp passou a ter um papel fundamental nas vendas online

Portanto, é certo que as mídias sociais já são muito relevantes para o Ecommerce. Mas, para 2021, sua importância tende a ficar ainda mais intensa. 

Assim, se você ainda não trabalha utilizando estes canais, nós sugerimos que isso seja mudado o quanto antes!

2- Atendimento

Esta tendência está diretamente ligada às redes sociais…

Obviamente, as técnicas e táticas de relacionamento com o clientes continuarão como uma das prioridades nos negócios…

Ou seja:

  • Resolver rapidamente os problemas dos clientes;
  • Ficar atento aos feedbacks deles;
  • Ter um atendimento empático;
  • E muitos mais.

Tudo isso continuará como pontos essenciais para o sucesso das empresas…

Mas não tem jeito: o atendimento ao cliente pelas mídias sociais se tornará mais uma forma de aquisição de clientes, não só canais para produção de conteúdo ou um simples atendimento. 

Inclusive, é possível que, para 2021, acredita-se que haja uma integração entre Whatsapp e Instagram para aprimorar o relacionamento entre lojistas e clientes, por exemplo.

3- Livecommerce

Está aí uma tendência que está acontecendo de um jeito muito forte em outros países, como China, Estados Unidos etc. 

Sabe por quê?

Porque as marcas já perceberam a importância de se aproximarem de seus clientes

E como seria, então, essa Live no Ecommerce?

As empresas contratam os famosos influenciadores digitais para falarem sobre seus produtos, apresentarem promoções, darem dicas…

Acredite, isso tem ficado a cada dia mais forte no Ecommerce e a tendência é se consolidar no ano que vem. 

E quando falamos em influenciadores digitais, não nos referimos só aos grandes nomes já amplamente conhecidos…

Todo segmento tem influenciadores de diversos nichos e tamanhos. Então, seja a sua empresa de grande, médio ou pequeno porte, é totalmente possível aproveitar o poder de influência dessas figuras. 

Se você não sabe como fazer isso, sugerimos a leitura do artigo: Passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais. Nele, você vai aprender a como abordar e fechar acordo com os influenciadores que podem ajudar na hora de alavancar as vendas de seus produtos. 

Inclusive, marcas como Farm, Reserva e Arezzo são nomes que já fazem isso…

4- Conversation Commerce

Basicamente, o Conversation Comemrce é a venda pela internet de forma consultiva

Para entender isso de forma ampla, é preciso levar em conta que o perfil do consumidor tem mudado muito…

Nenhum cliente quer mais perder tempo esperando semanas ou meses para obter respostas para as dúvidas que surgem ao longo da pesquisa por produtos…

Assim, em vez de pesquisar por mercadorias, ele quer conversar com um especialista, que, por sua vez, irá direcioná-lo para o melhor produto ou serviço.

Atualmente, já existem atendimentos especializados, mas que, por muitas vezes, acontecem de forma automatizada…

Por isso, para o ano que vem, a tendência é que isso aconteça com pessoas fazendo o atendimento, não robôs. 

Basta refletir…

Quem tem mais capacidade de vender: um sistema robotizado com respostas automáticas ou um profissional especializado em determinado produto?

Se você respondeu a 2ª opção, entendeu bem a importância da tendência de Conversation Commerce para 2021…

5 – Educação do Cliente

Todas as empresas de Ecommerce vão ter que educar os seus clientes. Não há mais como fugir isso!

Ou seja, você vai precisar dar conhecimento, treinamentos e cursos para os seus clientes

Isso porque o cliente deseja se relacionar com marcas que agreguem valor para sua vida…

Então, se você vende roupas, você terá que ensinar os seus consumidores a como se vestirem…

Ou, se você vende produtos de informática, a sua empresa precisará ensinar o assunto para os seus consumidores. E por aí vai…

Por que Ficar Atento às Tendências?

Pode até parecer uma bobagem dizer isso, mas, sim: você precisa ficar atento às possíveis novidades para o Ecommerce.

Como tem sido observado, os hábitos dos consumidores tem mudados muito rapidamente

Isto é, as pessoas que antes compravam pouco ou nunca nem haviam efetuado uma compra pela internet, agora estão agindo de outra maneira…

As compras online estão fazendo parte do cotidiano das pessoas. E a tendência, claro, é isso continuar de maneira ainda mais forte…

Assim, resumidamente, não se atentar para as possíveis mudanças no Ecommerce é ignorar oportunidades de vendas…

Algo que nenhum empreendedor quer fazer, certo?

Portanto, mantenha-se informado, estude as previsões e faça mudanças necessários no seu negócio. Acredite, isso pode ser o seu diferencial em meio aos concorrentes.

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