Como ganhar dinheiro com Whatsapp

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Hoje, o Whatsapp é o aplicativo com maior potencial de vendas do mercado. São mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil. Estamos falando de mais da metade dos brasileiros que podem ser seus clientes em potencial. Se o seu objetivo é ter uma renda extra ou aumentar o faturamento de sua empresa, continue a leitura desse artigo até o final e aprenda como ganhar dinheiro com Whatsapp.

ganhar dinheiro com Whatsapp

É possível ganhar dinheiro com Whatsapp?

Sim, é possível. O aplicativo tem mais de 120 milhões de usuários brasileiros. Isso significa que, com certeza, há um público interessado em seu produto mas que ainda não conhece o seu negócio.

Você só precisa saber o caminho pra conquistar esse público e apresentar seus produtos e soluções. Afinal, ganhar dinheiro com Whatsapp inclui se conectar ao seu público e mostrar o porquê dele precisar do que você vende.

Além disso, a taxa de abertura do Whatsapp é muito maior do que a de qualquer outro meio de comunicação. Você vai ter quase que 100% de certeza que pelo menos a sua mensagem será aberta, mesmo que eventualmente seja ignorada.

Isso significa que você já tem a “faca e o queijo na mão”, ou seja, uma oportunidade incrível de faturar mais utilizando apenas o seu celular.

Agora só falta alcançar o seu público ideal e torná-los em clientes fiéis. Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

ganhar dinheiro com Whatsapp

Listas de transmissão

O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos.

Isso é muito interessante, pois você consegue a atenção do seu cliente e te poupa de digitar a mesma mensagem e enviar uma a uma para seus contatos.

Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão, quando comparados com os dados de grupos, é muito bom.

Acontece que as pessoas que utilizam o Whatsapp costumam não simpatizar com mensagens em grupos semelhantes as famosas “correntes do Whatsapp”.

Ao criar uma lista, você adiciona o número dos seus clientes (podendo alimentá-la para sempre) e encaminha a mensagem como numa conversa de grupo.

A diferença é que, para seus clientes, eles estarão recebendo uma mensagem individual, como se tivesse escrito especialmente para ele.

Outro aspecto muito importante é: para criar uma lista de transmissão, é preciso que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e que você tenha também os contatos delas salvo no seu aparelho.

Ou seja, não adianta buscar números aleatórios de telefone para fazer divulgação. Inclusive, se o fizer, o Whatsapp reconhecerá como spam e pode BANIR A SUA CONTA.

Para garantir que seu cliente tenha seu número salvo, o esforço é no sentido de pedir para que ele te adicione para receber novidades, descontos e para falar diretamente com você sobre o produto.

Mas de nada adianta juntar clientes em diferentes fases de compra numa só lista de transmissão. Por isso, todo contato que você conseguir no Whatsapp deve ser segmentado em pelo menos duas listas: uma de clientes que já compraram e outra de pessoas interessadas, mas que não deram o primeiro passo.

A partir disso, conseguirá enviar mensagens diferentes para atingir esses públicos.

Além disso, é importante usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente. Esse é outro ponto importante para ganhar dinheiro com Whatsapp.

ganhar dinheiro com Whatsapp

Produção de conteúdo

É importante criar engajamento através de envios de mídia como: áudios, vídeos e textos. Encontre o que funciona melhor para o seu negócio e aposte, só não esqueça dos gatilhos e da qualidade.

O gatilho mental é o que fará com que a pessoa leia sua mensagem até o fim e, quando perceber que é uma “publicidade”,  a qualidade apoiará nesse momento.

Textos com erros gramaticais, fotos ruins e vídeos com muito ruído tem menor probabilidade de funcionar – e tira toda a credibilidade da sua marca.

É muito interessante, também, buscar divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Dessa forma, além de engajar a sua audiência com outros tipos de conteúdo, você encaminha o seu cliente para outros meios de venda.

Existem negócios que uma única mensagem por semana basta, já outros você precisa interagir com o cliente com mais frequência. Por isso, é muito importante estudar o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia.

ganhar dinheiro com Whatsapp

Gatilhos mentais

Como dito anteriormente, os gatilhos mentais são essenciais na hora de vender o seu produto. Com eles, fechar a compra vai ser uma tarefa muito mais fácil.

Eles não são nada mais que técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos.

Afinal, quem nunca comprou algum produto e no final chegou a conclusão de que, na verdade, nem estava precisando dele?

Por isso, listamos os 5 gatilhos para que você possa ganhar dinheiro com Whatsapp:

Gatilho da Escassez e da Urgência

Utilizar chamadas como: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”, são alguns exemplos de gatilhos de escassez.

Eles funcionam porque as pessoas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.

Gatilho da Prova Social

Nesse caso, você pode mostrar o número de seguidores que você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes.

Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.

 Gatilho da Garantia

É muito importante oferecer uma garantia sobre os seus produtos e serviços.

Assim como nos comerciais de TV usam  “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” é de muito valor você confiar tanto no seu produto que oferece a garantia caso o seu cliente não fique satisfeito com ele.

Gatilho da Novidade

Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc.

Isso, na cabeça do cliente, funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.

Gatilho da Autoridade

Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento.

As pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.

Crie uma campanha de vendas

Com o conhecimento sobre os principais gatilhos mentais, fica mais fácil de persuadir seus clientes para comprarem seu produto/serviço.

Com esse poder em mãos, criar uma campanha de vendas pode te fazer vender regularmente e, além disso, atingir novos clientes em potencial.

Muitas pessoas imaginam que as vendas pelo Whatsapp são individuais, onde você convence o cliente individualmente sobre o seu negócio, o que não é verdade.

Com as listas, você pode alimentá-los com uma série de mensagens e criar campanhas segmentadas para um público específico.

ganhar dinheiro com Whatsapp

Ganhar dinheiro com Whatsapp

Assim que surgir um cliente interessado, você pedirá para ele entrar em contato com você pelo Whatsapp. Envie um áudio ou grave um vídeo e feche a venda pela própria ferramenta, gerando um link direto de pagamento no Mercado Pago, por exemplo.

Não existe a necessidade de enviar o link do produto no Mercado Livre ou onde for para que ele gere o próprio boleto – isso dá tempo do cliente desistir da compra.

Abaixo, o Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, traz mais dicas de como ganhar dinheiro com Whatsapp:

Como ganhar dinheiro com Whatsapp do jeito certo

É muito importante lembrar que, ainda que esta seja uma rede com a qual lida no dia a dia, a hora de vender é um momento profissional. Não caia nessa de achar que, porque tem o telefone do seu cliente, pode ultrapassar os limites.

Acontece que o seu cliente não é um amigo que você entrou em contato. Ainda que ele te dê uma abertura maior, é necessário entender até que ponto você pode ir numa conversa, como guiar esta interação e quais os produtos que combinam com cada pessoa.

É preciso entender o jeito certo de vender no Whatsapp para conseguir fazer disso algo regular e capaz de te gerar renda.

Por isso, desenvolvemos um ebook completo de Como Vender no Whatsapp.

Lá, você vai aprender todos os passos para começar a vender, desde o momento de captar contatos para a sua agenda até a realização da venda e do pós-venda.

Tenho certeza que você conseguirá uma alta conversão dos seus produtos, gerando uma renda adicional todos os dias.

Com ele, você vai aprender coisas como:

  • Trazer contatos de outras plataformas para o seu Whatsapp
  • Criar relacionamento com seu cliente em potencial para entendê-lo melhor
  • Usar os gatilhos mentais corretos para despertar desejo
  • Falar com clientes que REALMENTE QUEREM comprar de você
  • Vender na prática, desde a abordagem até a hora de mostrar o preço
  • Conseguir melhores conversões

Tudo isso com base em casos de sucesso e testes que pudemos implementar ao longo dos anos de experiência com comércio digital.

Mesmo que você não saiba o que vender e ainda não tenha começado, poderá se beneficiar deste conteúdo. Isso porque, além do ebook Como Vender no Whatsapp, você terá acesso a:

  • lista de sugestões do que vender pelo Whatsapp (você poderá tirar diversas ideias incríveis daqui, desde coisas pra fazer manualmente até itens para vender no modelo comissionado)
  • guia de como encontrar e atrair clientes para seu Whatsapp
  • e outros bônus incríveis.

Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com Whatsapp, então você precisa desse conteúdo!

Quero saber mais sobre Como Vender Pelo Whatsapp!

ganhar dinheiro com Whatsapp

 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.