Mercado de Ecommerce

Ecommerce em 2021: Setor Vai Continuar Crescendo? Entenda!

Não há como negar que 2020 foi um ano extremamente positivo para o Ecommerce. É fato que os meses foram marcados por toda a complexidade da pandemia do Covid-19. Mas, mesmo em meio a tantas dificuldades, os empresários do setor conseguiram resultados bem animadores…

E quando falamos nos efeitos negativos da crise, dá para citar prontamente a alta taxa de lojas físicas sendo fechadas, por exemplo. Até julho, mais de 1,3 milhão de lojas físicas tiveram suas atividades encerradas de maneira temporária ou definitiva…

Por outro lado, em meio a isso, o movimento de adesão às compras online foi avassalador

Para você ter uma ideia, só no 3º trimestre deste ano, o Ecommerce atingiu um faturamento R$ 38 bilhões em vendas

E mais do que isso…

Datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday, bateram verdadeiros recordes nas vendas online…

Assim, em meio a um 2020 tão positivo nesse sentido, não há como não questionar: e para 2021, será que o Ecomemrce continuará crescendo? 

É o que explicaremos ao longo deste artigo. Acompanhe!

Ecommerce Deve Faturar mais de R$ 100 Bilhões em 2021

É o que revela uma pesquisa feita EbitNielsen com consumidores ao longo do 4º trimestre deste ano…

Ao todo, para 2021, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões

Diante disso, o levantamento aponta que as vendas online têm tudo para se manterem na preferência dos consumidores…

Isso porque cerca de 95% dos entrevistados afirmam que pretendem continuar comprando pela internet. 

Mas não só isso…

O Ecommerce em 2021 poderá atingir cerca de 225 milhões de pedidos, representando um aumento de 16%…

Já o ticket médio, por sua vez, tende a ficar em R$ 490, simbolizando uma expansão de 9%. 

Ou seja, o cenário tende a continuar bem positivo para o Ecommerce…

E, como sempre, algumas categorias vão acabar ganhando mais destaque no gosto dos consumidores…

Categorias em Destaque

Para o Ecommerce em 2021, os segmentos que devem chamar mais a atenção das pessoas são os seguintes:

  • Alimentos e Bebidas;
  • Arte e Antiguidade;
  • Bebês e Cia;
  • Casa e Decoração;
  • Construção.

Assim, dá para notar que são setores que já conseguiram se consolidar fortemente ao longo de 2020…

Os resultados da Black Friday e da Cyber Monday mostraram bem isso, com o crescimento da demanda por itens de Construção, Decoração e outros, por exemplo…

Inclusive, a categoria de Casa e Decoração é uma das que mais reforça todo esse movimento…

A alta neste segmento tem sido tão forte, que empresas como a Amaro passaram a considerar ou a já inserir itens decorativos em seus portfólios de venda… 

Ou seja, o site Amaro não vende mais só roupas e acessórios…

Agora, o Ecommerce da marca passou a comercializar artigos nas categorias: Tudo em Casa, Aromatizadores & Velas, Cozinha & Mesa Posta, Decoração, Equipamentos Fitness e Papelaria. 

Uma mudança bem significativa, não é mesmo?

Sendo assim, é evidente que estamos analisando apenas uma tendência para o Ecommerce de 2021…

Contudo, isso não significa que as empresas do setor estarão livres de desafios…

Desafios Para os Empreendedores

Um dos principais pontos é que os negócios precisarão estar cada dia mais qualificados para atender essa alta demanda de compradores online.

Sobre isso, Júlia Ávila, líder de Ebit|Nielsen, afirma que os consumidores buscam por negócios que oferecem serviços de qualidade e isso, diga-se de passagem, independe do porte das empresas:

“O ambiente mais confortável para o consumidor é acompanhado pela maior qualificação e preparo das lojas, seja grandes marketplaces, seja pequenas lojas que tiveram que entrar no ambiente online por conta da pandemia”, afirma.

Com isso, ao que tudo indica, 2021 será um ano em que os empreendedores precisarão redobrar a atenção quanto à qualidade de seus atendimentos, estratégias de marketing, prazos de entrega, segurança dos sites etc. 

Um fato que já comprova o quanto os empreendimentos precisarão estar em dia com tudo isso, foi a própria criação da LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados)…

Para você ter uma ideia, segundo 5ª Pesquisa Nacional Eskive sobre Conscientização em Segurança da Informação, apenas 29% das empresas estão apostando em programas de conscientização sobre lei LGPD.

Um número bem preocupante…

Portanto, não dá para negar: todo prognóstico positivo para o Ecommerce em 2021 representa o quanto as mudanças nos hábitos dos consumidores vieram para ficar…

Entretanto, como vimos aqui, isso na prática significa muitos desafios para os empreendedores…

E não estar em dia com todas as exigências do mercado e dos clientes pode ser algo determinante para afetar as vendas de um Ecommerce…

Resumindo? Vai ser preciso correr para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento do setor!

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago