Não há como negar que 2020 foi um ano extremamente positivo para o Ecommerce. É fato que os meses foram marcados por toda a complexidade da pandemia do Covid-19. Mas, mesmo em meio a tantas dificuldades, os empresários do setor conseguiram resultados bem animadores…
E quando falamos nos efeitos negativos da crise, dá para citar prontamente a alta taxa de lojas físicas sendo fechadas, por exemplo. Até julho, mais de 1,3 milhão de lojas físicas tiveram suas atividades encerradas de maneira temporária ou definitiva…
Por outro lado, em meio a isso, o movimento de adesão às compras online foi avassalador…
Para você ter uma ideia, só no 3º trimestre deste ano, o Ecommerce atingiu um faturamento R$ 38 bilhões em vendas…
E mais do que isso…
Datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Black Friday, bateram verdadeiros recordes nas vendas online…
Assim, em meio a um 2020 tão positivo nesse sentido, não há como não questionar: e para 2021, será que o Ecomemrce continuará crescendo?
É o que explicaremos ao longo deste artigo. Acompanhe!
É o que revela uma pesquisa feita EbitNielsen com consumidores ao longo do 4º trimestre deste ano…
Ao todo, para 2021, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões.
Diante disso, o levantamento aponta que as vendas online têm tudo para se manterem na preferência dos consumidores…
Isso porque cerca de 95% dos entrevistados afirmam que pretendem continuar comprando pela internet.
Mas não só isso…
O Ecommerce em 2021 poderá atingir cerca de 225 milhões de pedidos, representando um aumento de 16%…
Já o ticket médio, por sua vez, tende a ficar em R$ 490, simbolizando uma expansão de 9%.
Ou seja, o cenário tende a continuar bem positivo para o Ecommerce…
E, como sempre, algumas categorias vão acabar ganhando mais destaque no gosto dos consumidores…
Para o Ecommerce em 2021, os segmentos que devem chamar mais a atenção das pessoas são os seguintes:
Assim, dá para notar que são setores que já conseguiram se consolidar fortemente ao longo de 2020…
Os resultados da Black Friday e da Cyber Monday mostraram bem isso, com o crescimento da demanda por itens de Construção, Decoração e outros, por exemplo…
Inclusive, a categoria de Casa e Decoração é uma das que mais reforça todo esse movimento…
A alta neste segmento tem sido tão forte, que empresas como a Amaro passaram a considerar ou a já inserir itens decorativos em seus portfólios de venda…
Ou seja, o site Amaro não vende mais só roupas e acessórios…
Agora, o Ecommerce da marca passou a comercializar artigos nas categorias: Tudo em Casa, Aromatizadores & Velas, Cozinha & Mesa Posta, Decoração, Equipamentos Fitness e Papelaria.
Uma mudança bem significativa, não é mesmo?
Sendo assim, é evidente que estamos analisando apenas uma tendência para o Ecommerce de 2021…
Contudo, isso não significa que as empresas do setor estarão livres de desafios…
Um dos principais pontos é que os negócios precisarão estar cada dia mais qualificados para atender essa alta demanda de compradores online.
Sobre isso, Júlia Ávila, líder de Ebit|Nielsen, afirma que os consumidores buscam por negócios que oferecem serviços de qualidade e isso, diga-se de passagem, independe do porte das empresas:
“O ambiente mais confortável para o consumidor é acompanhado pela maior qualificação e preparo das lojas, seja grandes marketplaces, seja pequenas lojas que tiveram que entrar no ambiente online por conta da pandemia”, afirma.
Com isso, ao que tudo indica, 2021 será um ano em que os empreendedores precisarão redobrar a atenção quanto à qualidade de seus atendimentos, estratégias de marketing, prazos de entrega, segurança dos sites etc.
Um fato que já comprova o quanto os empreendimentos precisarão estar em dia com tudo isso, foi a própria criação da LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados)…
Para você ter uma ideia, segundo 5ª Pesquisa Nacional Eskive sobre Conscientização em Segurança da Informação, apenas 29% das empresas estão apostando em programas de conscientização sobre lei LGPD.
Um número bem preocupante…
Portanto, não dá para negar: todo prognóstico positivo para o Ecommerce em 2021 representa o quanto as mudanças nos hábitos dos consumidores vieram para ficar…
Entretanto, como vimos aqui, isso na prática significa muitos desafios para os empreendedores…
E não estar em dia com todas as exigências do mercado e dos clientes pode ser algo determinante para afetar as vendas de um Ecommerce…
Resumindo? Vai ser preciso correr para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento do setor!
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