A decisão de empreender deve ser tomada com bastante cautela, independentemente do segmento em que o negócio será criado.
Quando se trata do Ecommerce em 2022, os empresários devem estar atentos a uma série de fatores que podem impactar diretamente o futuro do empreendimento.
Logo, a única opção é se manter bem informado todos os dias sobre o mercado de Ecommerce…
Contexto Atual do Ecommerce Brasileiro
Desde o início da pandemia, em março de 2020, os brasileiros se viram obrigados a mudar seus hábitos de consumo devido ao fechamento das lojas físicas. A partir desse momento, os consumidores passaram a fazer mais compras online, seja em lojas virtuais ou marketplaces. Ou seja, em uma proporção que ainda não vista até então…
De lá para cá, não teve jeito: o setor não parou de crescer. Para você ter uma ideia, segundo o relatório Webshoppers 44, o Ecommerce bateu um recorde histórico no 1º semestre de 2021, atingindo um faturamento de R$ 54,3 bilhões.
No entanto, nesse contexto, é importante que os empresários tenham em mente que o comportamento dos compradores está em constante mudança…
Isto é, conforme as medidas restritivas de isolamento social por causa da pandemia foram reduzidas, as lojas físicas reabriram gradativamente. No primeiro momento, alguns consumidores estavam incertos sobre frequentar os estabelecimentos, mas isso tem mudado com o passar dos meses.
Mas não só isso…
Em paralelo a esse cenário, o Ecommerce continua crescendo no Brasil, mas não da mesma forma que foi registrada há alguns meses. Na prática, isso não significa que o ambiente digital deixou de ser promissor. Pelo contrário, os compradores estão mais cientes do funcionamento e das facilidades proporcionadas pelas compras online…
Prova disso é o levantamento feito pela empresa de mercado Opinion Box, que aponta que 49% dos consumidores têm planos de fazer compras em lojas virtuais em 2022.
Já em um contexto global, uma pesquisa desenvolvida pela Statista, companhia de análise de dados, indica a expectativa de um faturamento de US$ 6,3 bilhões até 2024 para as vendas online.
Principais Tendências do Ecommerce em 2022
Em primeiro lugar, os empreendedores não podem descartar o uso das redes sociais para empreender no Ecommerce em 2022. Seja para divulgar os produtos do seu negócio ou anunciar itens…
Segundo a Digital 2021 Brazil, desenvolvida pelo sistema especializado em gestão de marcas Hootsuite, o volume de usuários ativos em redes sociais no país ultrapassou a marca de 10 milhões em janeiro de 2021. A quantidade representa um aumento de 7,1% na comparação com o mesmo período de 2020.
O Live Commerce também é uma das tendências do mercado. Segundo um relatório recente feito pela Statista, o uso das transmissões ao vivo cresceu 76% na comparação anual durante a pandemia de covid-19, em países como China, Estados Unidos, Europa e Brasil.
Além disso, outro tema que merece a atenção dos empreendedores é a realidade aumentada e virtual. De acordo com um estudo feito pela Opinion Box, a tecnologia é utilizada em lojas virtuais para as pessoas experimentarem produtos de forma digital, antes de realizar uma compra.
Contudo, estar bem informado sobre as tendências não é o bastante para os empreendedores. Os profissionais também devem estar atentos às dificuldades que podem surgir no caminho para aprender a como superá-las da melhor maneira possível ao longo do próximo ano…
Obstáculos que os Empreendedores Podem Enfrentar no Ecommerce em 2022
Planejamento com Metas Intangíveis
Ter uma noção das metas estipuladas para o negócio é indispensável para os empreendedores. Nesse caso, o ideal é criar um planejamento e traçar metas de faturamento tangível, considerando quanto será a média de resultados financeiros.
Considere implementar a divisão por trimestres, medida que é amplamente utilizada por companhias ao redor do mundo. Lembre-se também de começar com iniciativas macro e defini-las detalhadamente ao longo dos meses.
Outro ponto importante nesse sentido é conhecer as principais datas comemorativas. No Ecommerce, esses eventos são de grande importância para aumentar o volume de vendas. Por isso, planeje-se com pelo menos um mês de antecedência, especialmente para entrar em contato com fornecedores e evitar a falta de itens de alta demanda.
Alta Inflação dos Produtos no Ecommerce
De acordo com uma pesquisa obtida pelo Valor, de janeiro a outubro de 2021, a inflação, que inclui a variação de preços no Ecommerce, atingiu 18,76%. A porcentagem está acima dos indicadores do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).
Além disso, outro ponto que chama a atenção dos empresários é a inflação em 2022. De acordo com a recente pesquisa Boletim Focus feita pelo Banco Central, o IPCA deve ter uma alta de 5,02% em 2022.
Nesse cenário, os consumidores sentem no bolso o impacto dos altos preços, seja no varejo físico ou no Ecommerce. Tanto que muitos optam pelo monitoramento de preços para certificar-se dos itens que estão em promoção nos marketplaces, lojas virtuais e no varejo físico..
Já no lado do empreendedor, é válido pesquisar por bons fornecedores que oferecem preços mais baixos. E, ao mesmo tempo, considerar implementar ideias de promoções, como descontos e cashback, formas atrativas de chamar a atenção do comprador. Isto é, ofertas que estejam de acordo com os preços, mesmo em um momento de alta inflação no Brasil.
Velocidade de Entrega
Os processos logísticos também precisam ser acompanhados de perto pelos futuros empreendedores. O Brasil é o maior país da América Latina e garantir a entrega dos produtos em todas as regiões é um desafio…
Prova disso é o fato de o Procon-SP ter registrado mais de 703 reclamações durante a Black Friday 2021, sendo 174 sobre atraso ou a não entrega dos itens. A quantidade representa um aumento de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Apesar do Ecommerce ter crescido desde 2020, esse tipo de contestação é uma das mais frequentes. Portanto, não há outra solução além de contar com uma transportadora ou até mesmo o Correios, e fiscalizar o modo como as entregas são feitas. Tudo isso sem esquecer de realizar um atendimento pós-venda para entender como foi a experiência do cliente.
Afinal, Vale a Pena Montar um Ecommerce em 2022?
É notável que o Ecommerce, assim como qualquer outro setor para empreender, tem seus benefícios e desafios. Somente ciente do contexto do mercado, das tendências e dos possíveis obstáculos, os futuros empresários podem decidir montar um negócio no próximo ano…
Na hora de criar um Ecommerce em 2022, um empreendedor precisa avaliar ainda outros aspectos, como o seu contexto financeiro e profissional, por exemplo. Dependendo das circunstâncias, pode ser que o indivíduo tenha interesse em começar um Ecommerce do zero ou digitalizar a sua loja física para vender online…
Vale lembrar que por mais que diversas pessoas queiram empreender, na maioria das vezes a experiência e os resultados costumam variar. Embora os números que o Ecommerce nacional tem acumulado ao longo dos anos sejam animadores, o responsável pelo crescimento do próprio negócio é ninguém mais além do próprio empreendedor.
A dedicação, persistência, aprendizado e consistência são pilares fundamentais para você atingir suas metas no mercado de Ecommerce. Claro que números significativos e tendências não devem ser descartados, mas do que adianta aproveitar oportunidades se as decisões tomadas não são estratégicas o suficiente para ganhar destaque em meio à concorrência?
Por esta razão, os empreendedores devem ter em mente que as expectativas de crescimento das vendas online em 2022 servem de motivação. E, ao mesmo tempo, até mesmo de reflexão para planejar um negócio, colocá-lo em prática e disparar o volume de vendas para bater as metas do seu Ecommerce em 2022.