O Ecommerce brasileiro registrou mais uma conquista significativa nas últimas semanas. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online já correspondem a 11,6% de todo o setor varejista do país.
A quantidade de novos negócios online, assim como as varejistas que aderiram de uma vez por todas às compras online, tem sido realmente muito expressiva. Na prática, são movimentos que favorecem o crescimento como um todo do Ecommerce no território nacional.
Segundo o relatório, o aumento das vendas online começou em abril de 2020, ou seja, logo no início da pandemia. Naquela época, o Ecommerce brasileiro representava 11,1% do varejo nacional. Antes disso, nenhum mês tinha superado a marca de 10%.
No entanto, um recorde foi batido em novembro de 2020, quando o Ecommerce teve uma participação de 14,4%. Isto é, um mês que, além do contexto do isolamento social, também conta com eventos importantes como a Black Friday.
Em relação a esse cenário, Mauricio Salvador, presidente da ABComm, destaca que Ecommerce se mantém em alta devido à estabilidade dos canais digitais:
“O levantamento reforça uma tendência já observada pelo mercado, com a consolidação dos canais digitais na estratégia do varejo. Mesmo com o início da campanha de vacinação e a retomada do comércio de rua, o e-commerce seguiu influente e com participação ativa no setor”, afirma o executivo.
Diante disso, é esperado que o Ecommerce brasileiro tome proporções ainda maiores, tendo em vista que os consumidores estão dispostos a gastar mais no final do ano. Porém, é válido ressaltar que o crescimento das vendas online não está limitado ao contexto nacional…
O Ecommerce Chinês é um excelente exemplo nesse sentido, já que ultrapassa amplamente o varejo físico. De acordo com um estudo feito pelo órgão regulador norte-americadno Trade International Administration, as vendas pela internet na China correspondem a 51% das transações do varejo chinês, e das lojas físicas, 49%.
Na região, as companhias fazem investimentos em tecnologia de ponta para aperfeiçoar a jornada de compra. No que diz respeito à logística, o gigante grupo chinês Alibaba já entrega milhares de encomendas utilizando veículos autônomos, por exemplo. Em números, os robôs percorrem 100 quilômetros e entregam 500 caixas por dia.
Já nos Estados Unidos, o Ecommerce também pode estar próximo superar o varejo. De acordo com o relatório Holiday Shopping 2021, desenvolvido pela empresa de tecnologia Adobe, as vendas online entre novembro e dezembro deste ano devem faturar US$ 207 bilhões.
E mais…
Durante o período, o Ecommerce em um contexto global pode atingir um novo recorde: o faturamento de US$ 910 bilhões ainda de acordo com a pesquisa Holiday Shopping 2021. E o lucro total das compras online em 2021 está estimado em US$ 4 trilhões.
Logo, não há dúvidas do potencial das vendas online em todo o mundo. No Brasil, o Ecommerce alcançou um patamar histórico no 1º semestre de 2021 e tem crescido de forma animadora ao longo do 2º semestre…
Sendo assim, é válido considerar os dados da pesquisa da ABComm em relação ao fato do Ecommerce estar em constante ascensão. Porém, ao contrário de novidades que duram somente por um curto período, inúmeras pesquisas demonstram que o Ecommerce está cada vez mais fazendo parte do estilo de vida dos consumidores e não há sinais de mudança nesse sentido.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
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