Consumidores Devem Gastar Mais no Final do Ano, Segundo Pesquisa

Última atualização em 23 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

O final de ano costuma ser uma época de alta nas vendas do Ecommerce e Varejo em geral. Ou seja, um momento de grande importância para os consumidores e também para as empresas que atuam com vendas…

E uma recente pesquisa global chamada Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season, feita pela empresa de publicidade Outbrain, analisa justamente o comportamento dos consumidores nesse período.

O estudo chama a atenção para o forte interesse das pessoas em gastar mais em compras durante as festividades de final de ano… 

Para você ter uma ideia, a pesquisa contou com a participação de mais de 8 mil compradores nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha e Israel. Acompanhe os próximos tópicos para mais detalhes.

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(Imagem: Freepik)

Consumidores Prezam por Disponibilidade de Marca e Sustentabilidade

O levantamento mostra que consumidores de 18 a 35 anos têm fortes chances de gastar mais nas compras de final de ano. Por outro lado, os compradores com mais de 56 anos não devem mudar seus hábitos de consumo…

Além disso, 52% dos participantes afirmam que o tempo de entrega influencia na decisão de compra. E outros fatores valorizados pelos consumidores são:

  • Acessibilidade ou disponibilidade de marca (54%);
  • Sustentabilidade (47%)
  • Marcas que apoiam o comércio local (43%);
  • Frete grátis ou Desconto (38%).

Também de acordo com o levantamento, 61% dos compradores afirmam que assistir a um vídeo sobre um determinado produto também influencia na hora de concluir o pagamento de um pedido…

Já 45% dos respondentes consideram as galerias de imagens o modelo de anúncio mais envolvente quando estão navegando na internet. 

Segundo Ayal Steiner, vice-presidente de publicidade global da Outbrain, o estudo é relevante para os empreendedores descobrirem como vender mais nessa época do ano:

Os resultados ajudam a aprimorar os segmentos de clientes de alto valor, entender as experiências de anúncios que têm o melhor impacto, como vídeo e carrossel, e a refinar as mensagens para atender às necessidades do consumidor, como velocidade de entrega”, conta o executivo.

Outro destaque é em relação ao planejamento de compras para a Black Friday, que acontece em novembro…

De acordo com o levantamento, 57% dos compradores em todo o mundo começam a organizar as compras apenas dias ou no máximo duas semanas antes do evento.

Na sequência, Steiner destaca como o Cross Border pode ajudar a alavancar as vendas nesse período:

Há uma oportunidade real de romper fronteiras geográficas e atingir clientes em todo o mundo. As marcas precisam aproveitar as vantagens dos preços eficientes em setembro e outubro para cultivar seu público global e impulsionar a consideração da marca antes dos principais períodos de compras de fim de ano”, comenta o executivo.

Por último, o estudo traz dados relevantes ao mercado varejista dos Estados Unidos em si…

55% dos Americanos Devem Fazer Compras de Final do Ano Pela Internet e em Lojas Físicas  

O Outbrain concluiu que 36% dos consumidores estão se organizando para fazer compras online no final do ano. Por outro lado, 55% planejam realizar compras em lojas físicas e pela internet.

Além disso, 66% dos compradores estão interessados em se informar sobre uma determinada marca antes de fazer as compras de Black Friday. Os participantes ainda informaram os aspectos mais importantes ao comprar produtos de marcas pela primeira vez:

  • Qualidade do produto (48%);
  • Acessibilidade (58%).

E, diferente do que foi apontado na pesquisa global, nos Estados Unidos, 52% dos compradores se programam para comprar na Black Friday com pelo menos duas semanas antes de antecedência. 

Diante desse cenário, vale a pena analisar as possibilidades de vendas para o Brasil no que diz respeito a esse evento tão importante…

Na prática, a intenção de compra para a Black Friday cresceu para 29%, segundo um estudo feito pela empresa de pesquisa do mercado Latino-Americano Offerwise. E um levantamento do Twitter aponta que quase 90% dos consumidores deixam para comprar produtos mais caros na Black Friday

Sendo assim, de forma geral, esse é um contexto de forte expectativa para as vendas de final de ano no país, assim como está acontecendo em outros lugares do mundo…

Por esta razão, é provável que o bom desempenho das vendas online continue acontecendo nos próximos meses no Brasil. E, quem sabe, mais recordes estejam próximos de serem atingidos.

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