Robôs do Grupo Alibaba Entregam 1 Milhão de Pacotes na China

Última atualização em 1 de novembro de 2021 por Felipe Vannucci

Recentemente, o Grupo Alibaba bateu um importante recorde no que diz respeito à logística. Os robôs de entrega autônomos da companhia entregaram 1 milhão de pacotes na China após um ano do lançamento do serviço.

Apesar de esse veículo de última milha ainda não funcionar no Brasil, os robôs já são amplamente utilizados no país asiático… Acompanhe a notícia para entender o impacto que esse tipo de entrega tem causado no desempenho da varejista…

alibaba
(Imagem: Alibaba Cloud)

Robôs do Grupo Alibaba Conseguem Entregar Cerca de 50 Pacotes por vez 

O braço de pesquisa global do Alibaba, DAMO Academy, comunicou à imprensa que 200 robôs transportaram pacotes para mais de 200 mil compradores em 52 cidades em 22 províncias chinesas. 

Os robôs do Alibaba, que recebem o nome de Xiaomanlv, são capazes de entregar em média, 50 pacotes por vez. Além disso, cada robô pode percorrer 100 quilômetros com apenas uma carga e entregar 500 caixas a cada dia

Segundo Wang Gang, vice-presidente do Grupo Alibaba e chefe do Laboratório de Condução Autônoma da DAMO Academy, os custos com produção e operações dos robôs correspondem a 1/3 da média da indústria…

Tudo isso devido ao fato dos robôs funcionarem com base em algoritmos treinados e não precisarem de sensores de alta definição geralmente utilizados nos carros autônomos…

Na prática, a tecnologia por trás dos robôs é a solução proprietária de fusão multisensor, além da AutoDrive, plataforma de pesquisa em direção autônoma do Alibaba.

Os veículos ainda foram treinados para operar em circunstâncias climáticas extremas e durante à noite, período com pouca luminosidade. E embora os veículos encontrem 40 milhões de obstáculos por dia, não há necessidade de intervenção humana em mais de 99,9% do percurso, aponta a DAMO Academy. 

Vale destacar que o Alibaba planeja um crescimento expressivo para essa modalidade de entrega. Segundo o grupo, o plano de expansão deve aumentar a frota de 200 para 10 mil robôs. Isso representa cerca de 1 milhão de pacotes entregues por dia.

Wang também afirma que a tecnologia de direção autônoma deve fazer ainda mais parte do cotidiano dos consumidores:

O Xiaomanlv alcançar mais de 1 milhão de pedidos de entrega é apenas o começo. É a base para o futuro desenvolvimento e aplicação de nossa tecnologia de direção autônoma“, conta o executivo.

alibaba
(Imagem: Divulgação)

Entretanto, há outros planos em relação à logística de última milha por parte do Grupo Alibaba…

Alibaba Quer Implementar Uso de Caminhões de Entrega Autônomos

O sucesso dos robôs autônomos tem motivado o grupo de empresas da China em trazer novos serviços aos consumidores do país…

Wang afirma que a DAMO Academy tem trabalhado diretamente com a Cainiao Network, companhia logística do Alibaba, para lançar caminhões de entrega autônomos: “É provável que apareçam nas vias públicas dentro de três anos”.

O propósito deste lançamento é o de viabilizar entregas sem motorista em situações que demandam maior velocidade e longas distâncias. Ou seja, que não podem ser atendidas pelos robôs do grupo…

Mas não para por aí…

O laboratório da DAMO Academy ainda tem planos de desenvolver novos projetos com capacidade de condução humana. Entre os principais estão os robôs de inspeção em usinas de energia elétrica

Assim, de forma geral, todos os investimentos do Alibaba demonstram o interesse e a determinação do grupo em utilizar tecnologia de ponta para oferecer soluções ainda mais modernas aos consumidores chineses…

Enquanto os robôs autônomos continuam operando somente na China, os sellers brasileiros podem aproveitar os serviços de logística da Cainiao, que já estão disponíveis aos vendedores do Aliexpress Brasil, segundo informações dadas no AliExpress Seller Day.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.