Qual é a diferença entre Ecommerce e loja virtual?

Última atualização em 15 de maio de 2019 por

Ecommerce e Loja Virtual são dois termos muitas vezes usados como sinônimos. Entretanto, não significam a mesma coisa. E você? Sabe a diferença entre Ecommerce e loja virtual? Confira nosso artigo e descubra:

ecommerce

O que é Ecommerce?

Ecommerce, em português, significa comércio eletrônico. Nele, estão inseridas todas as vendas feitas online. Além de lojas virtuais, há muitas outras formas de anunciar e vender produtos. Uma delas é a utilização de Marketplaces, como Mercado Livre, Amazon e B2W, por exemplo. Outra opção que vem crescendo em grande proporção é o uso das redes sociais. É possível que seu negócio seja vender pelo Facebook, Instagram, Whatsapp e até mesmo no Linkedin. Em suma, Ecommerce engloba todo o comércio de mercadorias e serviços realizado no ambiente virtual.

O que é loja virtual?

Loja virtual é o site de um vendedor. Nessa página, estão dispostos todos os produtos para que o cliente escolha o que comprar. É como se fosse uma vitrine, onde o consumidor seleciona a mercadoria, coloca no carrinho virtual e depois finaliza a compra. A diferença entre Ecommerce e loja virtual é que a loja é apenas uma das formas de vender online.

Para facilitar: exemplos no mundo físico

A mesma diferença entre Ecommerce e loja virtual pode ser observada entre comércio e loja, quando olhamos para o mundo físico. Comércio compreende todas as atividades relacionadas a compra e venda, enquanto a loja é apenas um estabelecimento físico que comercializa produtos e serviços. Por exemplo: camelôs e feiras são atividades comerciais que não se enquadram no termo “loja”. Há outros casos, como vendedores ambulantes e as quase extintas vendas por telefone.

Loja virtual não é o primeiro passo

Muitos acreditam que abrir uma loja online, ou seja, um site próprio, é o ponto de partida para vender na internet. Mas isso não é verdade.

Antes de ter seu próprio espaço virtual, você tem que construir uma audiência, validar seu negócio e ter capital de giro.

Segundo Bruno de Oliveira, quem está começando deve pensar primeiro em vender pelas redes sociais e marketplaces, até estar realmente preparado para esse passo:

Uma loja virtual demanda investimento, manutenção, cuidado e conhecimento do mercado. O ideal é que essa etapa só seja iniciada após a validação da ideia como um todo”, afirma o fundador do Ecommerce na Prática.

Entendeu a diferença entre Ecommerce e loja virtual?

Mas este é só o primeiro passo.

Para montar um Negócio de Sucesso, você precisa ter estratégias alinhadas e uma estrutura correta que te permita crescer de forma saudável e constante.

E estamos aqui justamente para te ajudar com isso.

Nesta aula gratuita, o Bruno de Oliveira, especialista com mais de 18 anos de experiência em Ecommerce, apresenta o método de 6 passos que já transformou diversos negócios online!

 

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