Investir em customer centric nunca foi tão essencial como atualmente. Garantir a satisfação dos clientes é fundamental para ter sucesso em um mercado tão concorrido e isso é algo que deve ser levado à risca por quem empreende no Ecommerce.
Com a transformação digital, o relacionamento entre marca e cliente mudou. Hoje, os consumidores exigem por soluções exclusivas, instantâneas e, claro, uma experiência de compra agradável.
Para você ter uma ideia, de acordo com levantamento Customers 2020 Report, a experiência do cliente ultrapassou o preço e a qualidade do produto como o principal diferencial de uma marca…
Nesse sentido, é interessante que você conheça o customer centric, uma estratégia eficaz que muitas empresas implementam com foco em valorizar o consumidor. Entenda mais detalhes a seguir…
O customer centric (cliente ao centro, em português) é uma estratégia que, como o próprio nome indica, coloca o cliente como foco de todas as decisões de uma empresa. Ou seja, quando uma companhia decide tomar qualquer iniciativa, a prioridade é levar em consideração as necessidades e os desejos do consumidor.
Na prática, as empresas que praticam o customer centric baseiam todo o planejamento estratégico focando no sucesso do cliente. Isso significa não só oferecer um ótimo atendimento e serviço ao consumidor, mas planejar entregar uma boa experiência durante toda jornada de compra, sem deixar de lado o pós-venda.
E é importante mesmo que o foco do consumidor seja levado a sério em todas as etapas. Aliás, basta uma experiência ruim de compra para que clientes desistam de uma marca…
Prova disso é pesquisa realizada pela Zendesk, empresa voltada para desenvolvimento de software, que indica que 57% dos consumidores entrevistados relatam parar de consumir serviços de uma empresa após uma experiência ruim de compra.
Dessa forma, o foco principal do customer centric é garantir a satisfação dos clientes, proporcionando a melhor experiência possível e fidelizá-los ao negócio. Entenda mais detalhes sobre a importância da estratégia a seguir…
Diante do crescimento acelerado do Ecommerce nos últimos meses e das mudanças constantes nos hábitos dos compradores, voltar as ações do negócio para as necessidades do consumidor e atender rapidamente às exigências dos clientes ficou cada vez mais necessário.
Por exemplo, se a sua empresa online disponibiliza uma logística com entregas rápidas, mas o cliente exige o serviço de Clique e Retire para conseguir buscar a encomenda no horário e local desejado, é necessário que você pense em disponibilizar o que o comprador demanda.
Nesse sentido, colocar a estratégia de customer centric em prática no Ecommerce é crucial para garantir fortalecimento da marca e o aumento da visibilidade da empresa no mercado.
Além disso, é interessante destacar que o customer centric não beneficia apenas o negócio e o cliente, mas também os colaboradores das empresas…
De acordo com dados do SurveyMonkey, companhia de desenvolvimento de pesquisas online, 83% dos funcionários de instituições entrevistadas afirmam que quando a satisfação dos consumidores é uma prioridade empresarial, eles se sentem mais seguros em seus cargos.
Dessa forma, fica claro que, mais do que uma tendência, o customer centric já é uma realidade que deve ser considerada para os negócios hoje…
O passo crucial para implementar o customer centric na loja virtual é procurar conhecer, ouvir e entender o cliente. Essa é a melhor maneira possível de saber como oferecer uma experiência agradável.
Por isso, pesquise a fundo quem são os consumidores do negócio, quais são os principais gostos desses indivíduos, por quais tipos de promoções eles têm interesse, quais conteúdos gostam de consumir etc. Somente analisando o perfil dos clientes é possível traçar estratégias para adaptar a empresa e executar o customer centric na loja virtual.
Existem diversas maneiras de estar em contato com o consumidor. Seja através de mensagens trocadas por plataformas como Whatsapp e Telegram, de publicações nas redes sociais, como Instagram e Facebook, ou até mesmo por vídeos no Youtube. O importante é não abrir mão de investir em diferentes canais de comunicação…
Mostre que o seu negócio está disposto a interagir e se comunicar com os usuários em plataformas variadas. Isso pode ser crucial para fortalecer o relacionamento com o cliente e, claro, ser mais um passo para colocar o consumidor no centro das estratégias do negócio…
Por isso, a dica de ouro é investir em cross channel para possibilitar o contato por meio do canal de preferência do cliente. Basicamente, essa é uma técnica do marketing digital que tem como objetivo entregar ao consumidor uma experiência de compra agradável em todos os canais da marca.
É fundamental acompanhar as métricas e mensurar o desempenho para saber se a estratégia customer centric está dando certo ou não. Para isso, você pode contar com a tecnologia das ferramentas de automação.
Esses recursos agilizam processos, otimizam tempo e facilitam as tarefas do cotidiano da empresa, sendo eficazes no monitoramento do customer centric. Isso porque algumas dessas plataformas disponibilizam relatórios sobre o desempenho de atividades.
Ter um relacionamento agradável com o cliente é um dos pilares mais importantes para que um negócio online tenha boa performance no mercado e, claro, resultados positivos nas vendas. Para isso, investir em customer centric é fundamental.
Quando uma empresa coloca o cliente no centro, fica claro o esforço dessa companhia em estar disponível para atender as expectativas desse consumidor. Aliás, hoje os clientes não desejam apenas ter suporte nas vendas e dúvidas atendidas, mas também estabelecer uma conexão durável com as marcas….
Ou seja, os compradores prezam cada vez mais por atendimentos que valorizam suas individualidades. Aliás, cada cliente é diferente e mostrar que o negócio online entende isso fará com que esses indivíduos se sintam acolhidos e tenham preferência pela marca.
Nesse sentido, implementar customer centric é indispensável se o objetivo da marca é desenvolver uma relação agradável com o público, reter clientes, ter destaque entre concorrência e, claro, fidelizar cada vez mais consumidores.
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