Natal 2021: 49% dos Consumidores Pretendem Comprar em Marketplaces, Aponta Pesquisa

Última atualização em 17 de dezembro de 2021 por

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela plataforma de análise de dados All In | Social Miner, 49% dos entrevistados afirmam que pretendem comprar presentes em marketplaces no Natal 2021. 

Além disso, 60% dos participantes contaram que os melhores preços são os que os fazem ter confiança e querer comprar nessas plataformas. 

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(Imagem: Freepik)

O levantamento ainda aponta que 43% disseram que farão compras no Natal 2021, 19% estão comprando e 4% já adquiriram presentes. É válido ressaltar que muitos brasileiros aproveitaram as ofertas e o frete grátis oferecidos nos marketplaces durante a Black Friday 2021 para antecipar os presentes de natal.

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(Imagem: All In | Social Miner)

Sobre a quantidade de pessoas presenteadas, 23% contam que vão comprar produtos para mais de 5 pessoas

Já em relação ao valor total das compras natalinas, o relatório indica que o ticket médio vai subir, uma vez que 21% dos consumidores pensam em gastar mais de R$ 500 e 18%, R$ 201. E os entrevistados pretendem comprar produtos das seguintes categorias: 

  • Moda e Acessórios: 51%;
  • Brinquedos: 35%;
  • Beleza e Cosméticos: 34%;
  • Casas e Decoração: 21%;
  • Supermercado: 18%.

No que diz respeito aos meios de pagamento, o cartão de crédito (parcelado) é a modalidade que 54% das pessoas pretendem usar. No entanto, o PIX cresceu 14 p.p. na comparação anual e 27% dos respondentes planejam utilizá-lo no natal deste ano.

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(Imagem: All In | Social Miner)

Isso é relevante, pois cada vez mais companhias estão oferecendo a forma de pagamento instantânea. Como é o caso de marketplaces como Mercado Livre, Americanas, AliExpress e Shopee, que, em alguns casos, oferecem descontos em pedidos online pagos com PIX.

Lojas Físicas Também São Opção Para Consumidores

A pesquisa apresenta dados referentes ao comportamento dos compradores em relação ao varejo físico em todo o país, indicando que os indivíduos:

  • Vão pesquisar promoções em unidades físicas: 36%;
  • Pretendem comprar em espaços físicos: 45%.

Por último, o levantamento ainda analisa os motivos que levam à desistência dos compradores em fazer compras no Natal 2021. As principais causas apontadas nesse sentido são:

  • Preços muito altos: 57%;
  • Taxas de frete ruins: 46%;
  • Prazo de entrega ruins: 38%;
  • Falta de opções de produto (numeração, tamanho, cor): 33%.

Dessa forma, analisando o contexto dos marketplaces em específico, é notável que os brasileiros estão encontrando vantagens ao comprar nessas plataformas. Mas não só isso…

Circunstância similar acontece com os empreendedores, que encontram um forte potencial para alavancar seus negócios nesses canais. Isto é, com a alta demanda de consumidores, os sellers conseguem conquistar ainda mais compradores, principalmente os que já conhecem a reputação e engrossam a alta audiência dos marketplaces.

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