Não há muito como fugir: todo lojista precisa saber como enviar encomenda pelo Correio. principalmente porque as modalidades de envio disponíveis costumam ser as mais acessíveis aos empreendedores…
O fato é que trabalhar no Ecommerce requer conhecimento sobre logística, bem como dos custos dos envios. Por isso, é essencial cumprir todas as etapas, desde o preparo do envio até o recebimento do rastreio da entrega nas agências dos correios.
Vamos descobrir então como enviar encomenda pelo Correio com um guia prático?
É o primeiro passo para garantir que o produto chegue até o destinatário. Por isso, é importante se certificar de que a embalagem escolhida possui um material resistente para proteger a mercadoria vendida…
Caso contrário, pode ser que o produto chegue danificado ao cliente, algo que deve ser fortemente evitado.
Se necessário, utilize plástico bolha para deixar uma camada de proteção, além da caixa ou envelope. E saiba que os Correios também disponibilizam diversos modelos de embalagens prontas para facilitar o envio.
Assim, esse cuidado deve ser tomado principalmente no envio de produtos frágeis, como vidros, porcelanas e dispositivos eletrônicos. Itens como peças de roupas e acessórios podem ser enviados com um rótulo mais simples.
Lembre-se de que um produto bem embalado é tão importante quanto uma entrega veloz é para conquistar a satisfação dos clientes.
Incluir a nota fiscal dos produtos é uma etapa que passou a fazer parte da vida dos empreendedores a partir de janeiro de 2020. Essa exigência foi feita pelos órgãos de fiscalização tributária, que controlam o transporte das mercadorias…
A recomendação dos Correios é inserir a nota fiscal em algum tipo de envelope transparente na parte externa da caixa. Simples, não é mesmo?
Agora com a embalagem finalmente pronta, os lojistas devem colocar o endereço do cliente no pacote. Essa etapa de como enviar encomenda pelo correio é de grande importância, por isso, tenha bastante cuidado…
O endereço do destinatário deve ficar na parte na parte frontal da embalagem, onde também fica o selo de envio. Nesse espaço, devem estar incluídas informações como:
Entretanto, na parte traseira da embalagem, os lojistas devem colocar o endereço do próprio negócio. Ou seja, da mesma maneira do destinatário, mas com informações do remetente. Jamais pule essa etapa, principalmente se você está aprendendo como mandar uma encomenda pelo correio!
Em seguida, os empreendedores precisam encontrar a melhor maneira de enviar o produto vendido. O Correios disponibiliza várias opções, desde os modelos mais simples como Carta Registrada e PAC, exclusivo para mercadorias, até os mais velozes da linha SEDEX…
O mais expresso é o SEDEX Hoje, que promete entrega no mesmo dia. Há outras alternativas que oferecem entrega até 10h ou 12h do dia seguinte, como o SEDEX 10 e 12, respectivamente. Veja mais detalhes abaixo:
A modalidade PAC está entre as mais econômicas oferecidas pelos Correios, mas o prazo de entrega é maior do que o SEDEX, por exemplo. Contudo, muitos clientes optam pelo PAC justamente pelo valor do frete ser mais em conta, embora a entrega não seja tão rápida.
Como mencionado anteriormente, o SEDEX é a opção mais conhecida dos Correios pela sua velocidade de entrega. Dependendo do tipo do Sedex, o produto pode ser entregue até um determinado horário do dia posterior à data de postagem…
Mas claro, por ser mais veloz, o valor do frete é um pouco mais caro.
Além disso, outro diferencial do SEDEX é o retorno de mercadorias. Somente os lojistas que contratam essa modalidade podem utilizar o serviço de logística reversa oferecido pelos Correios.
Mas não só isso…
Vale lembrar que o Correios dispõe de uma ferramenta para calcular preços e prazos de entrega. O recurso tem como base as medidas e o peso da embalagem para determinar o custo do envio…
E fica possível utilizar a funcionalidade para ter acesso aos valores antes mesmo de ir até uma agência da empresa de envios, por exemplo.
Os Correios também oferecem a plataforma Correios Log+. É uma ferramenta de fulfillment que facilita a entrega de produtos dos lojistas interessados nos serviços de armazenagem e manuseio de mercadorias.
Com tudo pronto, basta levar a encomenda a uma agência dos Correios e realizar o pagamento do valor do frete. O estabelecimento costuma funcionar das 9h às 17h nas principais cidades brasileiras, porém, é válido consultar o horário de funcionamento com antecedência…
E outro ponto importante na hora de saber como enviar encomenda pelo Correio:
Confira com o atendente se a embalagem está correta, bem como as informações dos endereçamentos para evitar quaisquer problemas no envio. É melhor evitar ao máximo que sua encomenda retorne e o cliente fique insatisfeito com a demora ou falta de envio, não é mesmo?
Dessa forma, assim que essa etapa é concluída, o lojista recebe uma nota fiscal com um código de letras e números referente ao rastreamento…
É importante guardar esse documento e informá-lo posteriormente ao cliente. Essa é a melhor maneira de garantir que o cliente acompanhe todo o processo logístico e seja notificado quando o item sair para entrega ao destinatário.
Com certeza. Apesar de toda a discussão envolvendo a possível privatização dos Correios, sem dúvidas, os serviços da estatal são grandes aliados dos empreendedores de Ecommerce.
Em meio a alta absurda do setor nos últimos meses, é claro que outras opções ganharam força entre os empresários na hora de realizarem os envios de seus produtos vendidos…
Transportadoras como Jadlog, ASAP Log, Braspress, DHL e tantas outras são exemplos disso.
De qualquer forma, não há como negar o papel importante que os Correios têm no dia a dia da vida de quem vende online. E mais do que isso…
Uma opção não exclui a outra! Se você já trabalha com os Correios, mas, dependendo do tipo de entrega que precisa fazer, acha uma boa opção chamar por uma transportadora, não há problema, claro.
O que realmente importa é o seu negócio fazer entregas eficientes, sem perder nenhuma oportunidade de venda em meio a esse mercado que não para de crescer!
Leia também: Correios ou Transportadoras: Quando e Como Utilizá-los nos Negócios
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…