Fulfillment: Entenda o que é e qual a sua Importância no Ecommerce

Última atualização em 25 de maio de 2021 por Maria Alice Medeiros

Você já ouviu falar de Fulfilment? Sabe como aplicar no seu negócio ou conhece a sua importância para as empresas que atuam no ambiente digital?

Compreender o que é fulfillment se tornou extremamente importante para que todas as operações de um negócio online sejam realizadas da maneira mais otimizada e eficiente

O fulfillment incorpora diversas atividades, como emissão de notas fiscais e relatórios, controle e armazenamento do fluxo de produtos do estoque, rastreamento do produto, entrega…

E essas são apenas algumas atribuições dessa operação! Quer entender mais detalhes sobre o assunto? Continue a sua leitura…

fulfillment
(Imagem: Freepik)

O que é fulfillment?

Fulfillment é uma palavra em inglês que, em sua tradução literal para o português, significa cumprimento, preenchimento, realização… 

No universo da logística, esse termo pode ser compreendido como um conjunto de operações e atividades necessárias para atender ao pedido de um cliente…

Ou seja, entende-se como todo o processo que envolve toda a compra em si, englobando as atividades necessárias para o recebimento de pedidos, separação dos produtos, embalagens, transportes, entregas e serviços de pós-venda.

Assim, o fulfillment visa garantir o atendimento excepcional dos pedidos e desenvolver a melhor experiência possível para os clientes. Por isso, todo processo logístico nos galpões ou armazéns, por exemplo, tem a necessidade de ser devidamente otimizado. 

Como funciona o fulfillment?

Lembre-se que o objetivo do fulfillment é certificar a máxima satisfação do cliente, certo? 

Para isso acontecer, você precisa de uma integração com todas as áreas, uma vez que a boa experiência do consumidor no processo de compra na loja online não é garantida unicamente pelo setor logístico…

Dessa maneira, todos os departamentos precisam funcionar em busca de soluções que tenham como finalidade melhorar a qualidade do serviço do Ecommerce. Ou seja, a logística deve fornecer uma garantia de que a entrega seja feita dentro do prazo estipulado e que o produto chegue ao lar dos clientes em perfeitas condições… 

Já o setor de atendimento, por exemplo, possui uma função extremamente valiosa no acompanhamento dos pedidos, inclusive no que diz respeito ao pós-venda. E a área de marketing tem o papel na criação de estratégias eficazes para fidelização de clientes.

Resumindo? É um trabalho feito em conjunto e que só acontece com sucesso se todos os setores envolvidos cooperarem…

E quais as Etapas do Fulfilment?

Estoque

O primeiro passo começa com a estocagem e armazenagem dos produtos que serão vendidos…

Para essa finalidade, o estoque precisa dos recursos essenciais para a movimentação e armazenagem dos produtos, assim também de uma estrutura adequada. Isso tudo para garantir mais agilidade no processo de fulfillment e de conservação dos produtos

Vale ressaltar que há diferentes formas de estocagem para seu Ecommerce. 

Separação

Essa etapa também é conhecida como “picking” e consiste em identificar no estoque as mercadorias do pedido realizado pelo cliente e selecioná-las para serem embaladas e enviadas

Lembrando que, para ser eficaz, o estoque precisa ser organizado de maneira inteligente e devidamente mapeado em algum sistema, acelerando a operação e a deixando mais segura.

Embalagem 

Com o produto que será enviado já separado, será preciso colocá-lo em uma embalagem, com o intuito de que não haja nenhum dano ou avarias ao produto durante o envio

Lembre-se que o embalamento precisa considerar as características do produto e o seu transporte. Isto é, se a mercadoria for frágil, levar em consideração materiais que possam protegê-la durante todo o trajeto até o endereço de entrega. 

Transporte

Depois da mercadoria completamente embalada, segue-se para o seu transporte até o seu destino final: a casa do cliente. 

Nessa etapa, é importante se atentar ao cumprimento do prazo prometido, além da garantia da mercadoria sem nenhuma danificação, como mencionamos anteriormente. 

Pós-entrega

Depois de o produto chegar às mãos do consumidor, seu acompanhamento ainda continua. Como? Obtendo o feedback do cliente em relação a sua experiência de compra, por exemplo…

Isso é extremamente relevante para entender se houve alguma dificuldade ao longo do processo de compra e possíveis ajustes que podem ser feitos para melhorar todo o processo. Nessa fase também são resolvidos  casos como trocas e devoluções.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo: Entenda o Papel da Logística Reversa no Ecommerce

Como ter um melhor desempenho com o Fulfillment?

Muitos pequenos e médios empresários podem ter dúvidas de como aplicar o fulfillment no cotidiano das operações de seus negócios. Por isso, separamos algumas formas de obter um desempenho de sucesso nesse sentido:  

1- Utilize um ERP

A tecnologia está aí para ajudar a otimizar os processos de qualquer tipo de negócio e, quando falamos de um Ecommerce, as novidades tecnológicas são indispensáveis…

Por isso, pense em investir em softwares de gestão como ERP e outros que são essenciais para organizar os pedidos e todos os processos envolvidos, desde o fechamento com fornecedor até a entrega dos pedidos para o cliente final. 

2-Terceirizar Serviços 

Atualmente, é mais simples contratar mão de obra terceirizada. Isso acaba gerando menos custos do que contratar novos colaboradores… 

Inclusive, quem vende em marketplaces como Mercado Livre (com o Mercado Envios Full), B2W (B2W Fulfillment) e Amazon (FBA – Logística da Amazon) entendem bem isso, já que essas empresas oferecem para seus sellers o serviço de fulfillment. 

3- Definir os KPIs

A definição das métricas é crucial para mensurar os resultados da sua estratégia de fulfillment. É importante que você meça os números de pedidos recebidos pela sua empresa e a quantidade de envios feitos em um determinado período…

Além disso, é bom observar o número de pedidos devolvidos por uma infelicidade na entrega, um erro de envio ou uma mercadoria com defeito. Só dessa forma você terá informações certas sobre o bom funcionamento do seu fulfillment. 

O Fulfillment é Importante para seu Ecommerce?

Antes de qualquer iniciativa, é preciso conhecer cada processo realizado e se certificar de que estará tomando a melhor decisão para o seu negócio…

Quando você pensa na fidelização do cliente, logo surge em sua mente o preço como fator principal? Se sim, pense que não é bem por aí… 

Isto é, se você tem uma logística integrada, você pode conquistar ainda mais a confiança dos clientes e superar suas expectativas em relação aos prazos. 

Isso porque quando as pessoas compram online, há uma grande expectativa para a encomenda chegar o quanto antes. E, se a sua empresa se destacar nesse sentido, a chance de fidelizar mais clientes é bem maior!

Dessa forma, entenda que o Fulfillment faz com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente em todas as suas etapas. E a satisfação e a fidelização do consumidor fazem parte disso, obviamente. 

Agora, com todo esse entendimento acerca das etapas necessárias para colocar essa estratégia em ação e como otimizar o fulfillment no seu Ecommerce, não perca tempo: avalie essa possibilidade, crie um planejamento e implemente esse conceito no seu negócio o quanto antes! 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.