Mercado de Ecommerce

Chat Commerce e o Poder das Vendas Por Mensagem Hoje

O chat commerce é uma solução para o atendimento digital e tem se tornado cada vez mais necessário para as lojas virtuais diante do crescimento acelerado do Ecommerce nos últimos meses. Aliás, não importa se a loja é física ou digital, os consumidores exigem suporte nas compras.

Basicamente, a funcionalidade é crucial para agilizar processos, expandir os canais de vendas e a atuação do Ecommerce em si, funcionando como uma nova plataforma para negócios e potencializando as chances de concretizar vendas. 

Portanto, quem é empreendedor precisa conhecer mais detalhes sobre esse recurso e quais são os benefícios de adotá-lo aos negócios. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo…

(Imagem: Pexels)

O que é Chat Commerce?

Também conhecido como Conversational Commerce (Comércio Conversacional, em português), o chat commerce consiste no atendimento feito através do chat em tempo real, mesclando a interferência humana com ferramentas de automação

Com o recurso fica mais fácil otimizar a interação entre clientes e empresas, que podem recorrer ao chat commerce por mensagens escritas ou por voz. A estratégia é uma das melhores alternativas para alcançar e auxiliar os consumidores diretamente no canal em que eles se encontram. O que é crucial para as vendas online hoje…

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pelo Facebook IQ, em parceria com a Boston Consulting, empresa de consultoria empresarial, 65% dos consumidores entrevistados afirmam que preferem comprar em lojas virtuais que possuam chat para atendimento.

Nesse sentido, o chat commerce permite que os clientes tenham um atendimento personalizado ao se conectarem com atendentes reais para tirarem dúvidas sobre produtos ou serviços, por exemplo. Entenda mais detalhes sobre o funcionamento da solução a seguir…

Como Funciona o Chat Commerce

No Ecommerce, o chat commerce funciona como uma estratégia para melhorar a experiência do cliente e agregar valor e qualidade no atendimento. Principalmente porque, ao comprar online, os consumidores não têm tantas oportunidades de tirar dúvidas sobre produtos como se estivessem comprando em lojas físicas que disponibilizam de vendedores para auxiliá-los…  

Logo, o chat commerce é eficiente nesse sentido, pois através da tecnologia é possível acessar facilmente os canais de comunicação da loja e contar com o atendimento de um vendedor real. 

E, quando o assunto é sobre canais de comunicação, a operação do chat commerce funciona, basicamente, por 3 opções: 

  • Chat ao vivo: Normalmente são controlados por um atendente que está disponível na maior parte do tempo. Essa opção permite que as conversas se desenvolvam no ritmo do consumidor;
  • Aplicativos de mensagens: Aqui, o destaque é para aplicativos como Whatsapp e Telegram. Essas plataformas são úteis para trocar mensagens instantâneas e possibilitam maior personalização do contato;
  • Assistentes de voz: Consiste em softwares ativados por comandos de voz, que respondem às perguntas das pessoas. Essa opção é um pouco mais complexa, mas é possível adaptar os anúncios da loja virtual para a utilização da busca por voz sem problemas.

É interessante mencionar que um dos grandes diferenciais do chat commerce é a possibilidade de estar conectado com os clientes em cada etapa da jornada de compra. Isso é vantajoso porque funcionalidade permite manter um diálogo com os consumidores potenciais, o que contribui no desenvolvimento de um melhor relacionamento entre comprador e marca.

Entretanto, um erro que algumas pessoas cometem é confundir o chat commerce com os chatbots para atendimento

Entenda a Diferença Entre Chat Commerce e Chatbot

Ambos os termos remetem ao atendimento ao cliente, mas é importante mencionar que chat commerce e chatbot possuem funcionalidades diferentes. O chatbot é um software programado para simular conversas como um ser humano durante um atendimento… 

Ou seja, são robôs que conversam pelo chat com os clientes fornecendo respostas rápidas às perguntas. Os chatbots estão disponíveis 24h por dia e podem conversar com diversos consumidores simultaneamente. Geralmente, são ideais para perguntas que exigem certa urgência de resposta ou são mais burocráticas, como o status de um pedido ou a disponibilidade de um item no estoque. 

Já o chat commerce exerce um funcionamento mais dinâmico do que os chatbots, promovendo um atendimento humanizado. Por meio da funcionalidade, é possível criar uma ponte entre a necessidade do cliente e o atendente, aprimorando o processo de aconselhamento e auxiliando na tomada de decisão do consumidor.

Entretanto, não pense que o seu negócio precisa aderir apenas uma dessas duas funcionalidades para o cotidiano das operações. Pelo contrário, uma boa estratégia é mesclar a eficiência dos chatbots com a qualidade do chat commerce para atendimento…

Motivos Para Investir em Chat Commerce

Agora que você já entendeu as principais funcionalidades do chat commerce, é interessante que conheça alguns pontos positivos de adotar a tecnologia para o cotidiano da loja virtual. 

A primeira delas é que, como mencionado neste artigo, o chat commerce é crucial para promover um atendimento personalizado. Ao atender os clientes com maior atenciosidade, o chat commerce é poderoso para fidelizar clientes e atrair outros consumidores…

Outro ponto interessante é que o uso de chat commerce influencia diretamente no aumento do faturamento da loja virtual. Aliás, a funcionalidade oferece ao negócio uma chance de maximizar os canais de venda, oferecendo um atendimento mais amplo e presente na rotina do cliente. 

Além disso, mais um motivo para adotar o uso do chat commerce no seu negócio é que a estratégia já é utilizada por grandes empresas que atuam no mercado. Entre essas companhias, lojas do segmento de moda, como a Arezzo&Co e Vans aderiram a funcionalidade para atendimento. 

Isso certemanete serviu para aproximar as marcas dos clientes e proporcionar um atendimento humanizado… 

Promover um Atendimento Humanizado é Vantajoso Para o Seu Negócio?

A partir de um atendimento humanizado é possível acolher os consumidores através do diálogo e oferecer soluções para as necessidades do cliente com atenciosidade e empatia. Com isso, o consumidor se sente respeitado e o relacionamento entre a marca e o cliente é fortalecido.

Além disso, atualmente o atendimento humanizado é algo muito exigido pelos clientes e vem se tornando cada vez mais essencial nas vendas online…

Prova disso é a pesquisa realizada pela All Business, empresa de consultoria e auditoria, que expõe que 68% dos clientes desistem de uma empresa após terem uma experiência ruim com o atendimento.

Portanto, fica claro que o chat commerce é crucial para desenvolver um atendimento ainda mais eficiente nos negócios. Tratar o consumidor com atenção e olhar para as suas necessidades é fundamental na retenção e fidelização de clientes, algo que todo empreendedor está atento, certo?


Leia Também: Reputação Vende no Ecommerce? Como Dar Atenção Isso

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

Share
Published by
Ana Júlia Parreira

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago