Última atualização em 11 de agosto de 2021 por Ana Júlia Parreira
Em meio ao forte crescimento do Ecommerce, identificar a importância do pós-venda e desenvolver um bom relacionamento com o cliente é algo CRUCIAL para os negócios. Isto é, dar assistência ao consumidor mesmo após o ato da compra é fator determinante para fidelizá-lo e até mesmo atrair mais clientes.
E você sabe por quê?
Por que uma venda NÃO termina no momento que o cliente adquire um produto no seu Ecommerce!
Por isso, entender a fundo a importância do pós-venda é o que vai contribuir para o para o crescimento e consolidação de sua marca em meio à alta concorrência no mercado hoje. E é sobre isso que vamos falar neste artigo!
O que é o Pós-venda?
Como mencionado, uma venda não termina após a aquisição de um produto. Após vender, você precisa satisfazer ainda mais o seu cliente. Ou seja: realizar um pós-venda eficiente.
A importância do pós-venda precisa ser compreendida, visto que é o que determina se o consumidor vai manter o relacionamento com o seu negócio ou procurar a concorrência após a experiência de compra no seu Ecommerce…
Com isso, o atendimento pós-venda é uma maneira de mostrar ao cliente que a satisfação dele com o produto ou serviço é significativo para a sua marca. Na prática, a boa experiência de atendimento do consumidor é tão importante quanto a venda efetuada…
Essa iniciativa torna a relação da marca com as pessoas ainda mais próxima e humana. Mas vamos por etapas…
Tipos de Pós-Venda
Existem 2 tipos de pós-venda e é fundamental saber diferenciá-los:
- Pós-venda ativo: tem o foco em tentar aproximar os consumidores da marca e também fidelizá-los;
- Pós-venda receptivo: tem objetivo de dar suporte ao cliente. Geralmente é feito por meio de canais de comunicação disponibilizados pela empresa para o esclarecimento de dúvidas, realização de reclamações etc.
Ou seja, duas formas valiosas de se reconhecer a importância do pós-venda no Ecommerce…
O que Acontece Quando Não se Tem um Pós-venda Eficiente?
Tenha em mente que fidelizar o cliente é crucial para vender mais. Logo, quando uma empresa não prioriza a importância do pós-vendas com meus clientes, fecham-se caminhos para novas oportunidades de negócio e um crescimento significativo ou escalável.
Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box, 71% dos brasileiros recomendam marcas para amigos e familiares quando ficam satisfeitos…
Por isso, é essencial oferecer um bom atendimento pós-venda para clientes a fim de fazê-los comprar novamente em seu Ecommerce garantir o sucesso de sua loja virtual.
Dicas Para Melhorar o Pós-Venda do seu Negócio
1 – Realize uma Pesquisa de Satisfação
A pesquisa de satisfação é uma das formas mais básicas do pós-venda para saber a opinião do cliente quanto ao produto adquirido ou serviço prestado. A partir dela fica possível entender pontos os quais o seu negócio precisa melhorar.
Entre os principais tópicos que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação, estão:
- Avaliação da qualidade do produto ou serviço;
- Avaliação do preço;
- Avaliação da garantia;
- Avaliação do prazo de entrega;
- Avaliação do atendimento;
Esses pontos são cruciais para você conseguir avaliar como fazer um pós-venda adequado e eficiente!
2 – Ofereça Ofertas Para o Cliente
Mostre ao consumidor que ele é importante para sua marca, trate-o com atenção e respeito. Para isso, demonstre que a intenção da empresa é oferecer as melhores soluções para a necessidade dele…
Uma boa forma de fazer isso é oferecer oportunidades exclusivas. Assim, além de descontos ou brindes, disponibilize algo que agregue valor a esse cliente.
3 – Fique Atento às Reclamações
Para ter um bom pós-venda, é fundamental investir em ferramentas de análise do nível de satisfação do consumidor em relação aos produtos, entrega e atendimento.
Aliás, não ficar atento às reclamações de sua loja pode diminuir as vendas, manchar a reputação do seu negócio virtual e dificultar a fidelização e retenção de clientes.
Por isso, não ignore as reclamações!
Atente-se ao feedback do consumidor e, se for o caso, sempre busque medidas para que quaisquer problemas sejam resolvidos o quanto antes. É isso que vai mostrar ao cliente que a empresa está devidamente preocupada com a sua satisfação e opinião.
4 – Use Canais de Comunicação
A importância do pós-venda é manter uma conexão com o cliente. Para isso, você pode utilizar espaços básicos como as redes sociais e demais canais de comunicação, como blogs e sites…
Esteja disponível para responder e interagir com as pessoas em diferentes plataformas. Instagram, Whatsapp, Twitter e Telegram são alguns exemplos.
Além disso, não deixe nenhum cliente sem resposta. Isso é extremamente importante para que o indivíduo retorne a sua loja online para comprar ainda mais!
A Importância do Pós-Venda Para Quem Vende Online
A importância do pós-venda está diretamente ligada à necessidade de a sua loja virtual ser lembrada pelos usuários, além de transformá-los em seus clientes fiéis.
O consumidor que teve uma boa experiência vai recomendar o seu empreendimento para amigos e conhecidos, aumentando as suas chances de novas vendas…
Sendo assim, atentar-se à importância do pós-venda vai gerar benefícios como:
- Melhora a organização quanto ao mapeamento da satisfação do cliente;
- Facilita a identificação problemas no processo de vendas;
- Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
- Gera diferencial competitivo;
- Aumenta o lucro da empresa.
Ou seja, sem dúvidas, é uma estratégia muito eficiente para criar promotores da marca, estimular a recompra e, claro, aumentar as vendas…
Fatores que nenhum empreendedor do Ecommerce pode ignorar, certo?