Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Depois da Amazon, B2W, Mercado Livre, Renner e Carrefour divulgarem seus balanços trimestrais, chegou a vez da Magazine Luiza anunciar seus resultados referentes ao 3º trimestre deste ano. A companhia investiu pesado em sua expansão digital e, ao que tudo indica, os resultados foram bem animadores.
Ao longo não só do período de julho à setembro, mas dos últimos meses em si, a Magalu tem deixado bem claro as suas metas dentro do varejo e o que fez para atingi-las, como:
- Lançou de seu próprio sistema de Cashback para o app Magalu Pay;
- Fez o Rebranding de seu consórcio, que agora é chamado de Consórcio Magalu;
- Inaugurou um centro de distribuição no Rio de Janeiro.
E, claro, comprou startups nesse meio tempo para ajudar na expansão de sua participação no digital – como mostrarei mais adiante no artigo…
Então, se você quer conhecer em detalhes os números do balanço da Magazine Luiza, além de mais informações sobre as estratégias da empresa para chegar a estes resultados, acompanhe os tópicos a seguir!
Magazine Luiza Tem Lucro Líquido de Mais de R$ 200 Milhões
A Magazine Luiza anunciou ao mercado o seu balanço referente ao 3º trimestre de 2020…
E, de acordo com o documento, o lucro líquido ajustado da varejista foi de R$ 216 milhões, representando uma alta de 70% em comparação ao mesmo período de 2019.
Além disso, a Magazine Luiza também reportou que sua receita líquida chegou à quantia de R$ 8,308 bilhões, atingindo um crescimento de 70,8%…
Mas não só isso…
O balanço do 3º trimestre da Magalu também apontou os seguintes números:
- Despesa Operacional: R$ 1,68 bilhão, atingindo uma alta de 52,7% (e passando a representar 20,3% da receita, em comparação aos 22,7% do ano passado);
- Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização): R$ 561,2 milhões, registrando um aumento de 41,2%;
- Geração de Caixa Operacional: R$884 milhões, chegando a um crescimento de 328%.
E mais:
A as vendas nas lojas Magazine Luiza tiveram um aumento de 81% no 3º trimestre deste ano, atingindo R$12,4 bilhões…
Já as vendas totais, registraram R$ 12,4 bilhões, ou seja, um aumento de 81%.
Assim, é inegável que os resultados foram bem animadores para a Magazine Luiza entre julho e setembro…
Contudo, eles não pararam por aí.
As vendas digitais da varejista também fazem parte desse total. Na verdade, elas tiveram um salto avassalador…
Ecommerce da Magazine Luiza Atinge R$ 8,2 bilhões no 3º Tri
Em termo de vendas pela internet, a Magazine Luiza cresceu fortemente ao longo do trimestre…
O Ecommerce da varejista cresceu 148%, registrando R$ 8,2 bilhões. Isto é,66% das vendas totais.
Além disso, a Magazine Luiza ressaltou que no 1P, as vendas subiram 149,5% e o marketplace teve uma alta de 145,4%.
Mas não só isso…
Os 40 mil vendedores do Marketplace Magazine Luiza foram responsáveis pela venda de mais de R$ 2 bilhões no 3º trimestre deste ano…
E isso representa 145% a mais que o mesmo período do ano passado.
Diante de todo esse cenário animador sobre o 3º trimestre, a Magazine Luiza ressaltou no documento:
“Chegamos, assim, a um patamar que um sistema como o nosso proporciona: aumento gigantesco de vendas com rentabilidade e uma geração de caixa capaz de suportar nosso novo ciclo de negócios, a transformação do Magalu em um ecossistema digital e inclusivo de varejo”, afirma.
Com isso, fica bem claro o quanto as estratégias para a ampliação da Magazine Luiza no ambiente digital tem dado excelentes resultados…
Mas quais seriam essas estratégias, exatamente?
A Aposta da Magazine Luiza Para Expandir o Digital
A Magalu sempre deixou claro que uma de suas principais estratégias para avançar no digital é a aquisição de empresas.
Só este ano, a Magazine Luiza comprou algumas startups, como:
- HubSales: startup de moda que representou a entrada da varejista no comércio Factory to Cusumers (F2C);
- CanalTech e Inloco Mdia: A primeira é uma plataforma multimídia focada em produção de conteúdo de tecnologia em vários formatos: textos, áudios, vídeos… Incluindo análises de produtos, podcasts e cobertura de notícias do setor. A segunda, empresa especializada em comercialização de publicidade digital.
- Stoq Tecnologia: startup que desenvolve sistemas de ponto de vendas (PDV) no modelo SaaS (Software as a Service);
- AiQueFome: empresa de delivery de comida;
- GFL e Sinclog: a primeira, é uma plataforma de logística para Ecommerce. Já a segunda, plataforma de gestão de processos logísticos.
Assim, diante de tantas aquisições, você pode estar se perguntando: e valeu a pena para a Magazine Luiza – o que inclui os seus vendedores – comprar tantas empresas?
Estratégia Coerente
Cada uma das aquisições representam algo dentro das ações da varejista…
Ao investir na Stoq, por exemplo, a Magazine Luiza reforça sua logística, o que tem sido o foco central das empresas do setor nos últimos meses…
As companhias estão preocupadas em ter o melhor serviço de entrega, que o mercado chamou a disputa de “Guerra dos Fretes”. Na prática, isso significa que quanto mais rápido forem as entregas, mais vendas serão realizadas.
Assim, a ideia é aproveitar ao máximo a forte alta do Ecommerce nos últimos meses… E nem Magalu, nem Mercado Livre ou qualquer outra líder do setor está querendo perder tempo nesse sentido…
Elas estão investindo pesado em logística!
Por isso, diante de todo esse cenário e dos resultados positivos da Magazine Luiza, a varejista se consolida ainda mais como um dos principais players do Ecommerce…
E sim! Suas iniciativas são coerentes e estão surtindo efeitos bem positivos… Isso não dá para negar!