Desde quando a Via viu o lucro líquido disparar no 2º trimestre deste ano, a companhia tem tomado diversas iniciativas para aprimorar as operações de negócio.
A mais recente delas é a decisão da varejista em fornecer o serviço Retira Rápido para os produtos vendidos pelos sellers nos marketplace. Dessa forma, os lojistas vão contar com uma facilidade bastante atrativa aos consumidores, o que pode ajudar a disparar o volume de vendas.
As informações sobre o futuro lançamento da varejista foram dadas por Fernanda Winck, diretora de marketplace da Via, durante uma entrevista exclusiva ao Ecommerce de Sucesso.
O serviço de Retira Rápido está disponível nos três marketplaces da Via: Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br e vale somente para os produtos vendidos e entregues por cada uma das marcas.
Com esse serviço, os consumidores têm maior praticidade ao fazer compras online por contar com:
Por ora, os produtos dos sellers não estão disponíveis para essa modalidade de entrega, porém, a Via pretende mudar esse cenário. Segundo Winck, a varejista prevê o lançamento do Retira Rápido para os produtos 3P já no 1º trimestre de 2022.
Outro destaque da entrevista é em relação aos alimentos perecíveis que são vendidos nas lojas físicas do supermercado Extra, gerenciadas pelo Grupo GPA, mas não no marketplace Extra.com.br, que é de responsabilidade da Via…
Nesse sentido, Winck destaca que o marketplace é uma plataforma democrática para a entrada de lojistas e de produtos:
“Ainda não fazemos distinção de sortimento por marca porque a intersecção não é tão grande. Mas se você entrar na Casas Bahia, por exemplo, vai encontrar itens variados, porém, não trabalhamos com produtos congelados e frescos. Essa é uma categoria que podemos apostar no futuro”, destaca a executiva.
No entanto, o foco da antiga Via Varejo está em qualificar os parceiros, possibilitando o seu crescimento profissional nos marketplaces, desde os estágios iniciais até os mais avançados:
“Esse é o ano do marketplace e do lojista. Estamos com uma escuta muito ativa para o momento, as necessidades e dificuldades dos sellers. Por isso, lançamos a Via Academy, para levar conteúdo ao parceiro e colocar uma gamificação. Tudo isso faz parte da estratégia para a gente dar uma melhor experiência para o vendedor”, afirma Winck.
Além da campanha ADS Premiado divulgada recentemente, companhia planeja lançar o serviço de fulfillment e o CDC no 3P, o tradicional crediário online para o lojista do marketplace.
Ao que tudo indica, é perceptível que a Via deseja atender todas às necessidades dos parceiros, considerando as ações recentes da varejista nesse sentido…
Em julho deste ano, a companhia lançou o serviço de drop off aos sellers, que permite retirada de produtos pelos compradores em pontos de retirada. Logo depois, em setembro, a varejista anunciou o investimento em 3 fintechs para fortalecer o seu ecossistema financeiro…
Na prática, esse é apenas um dos primeiros passos da companhia nesse sentido. A Via tem planos ainda maiores, como o de investir até R$ 200 milhões em startups pelos próximos 5 anos.
Assim, diante de todas essas circunstâncias, fica claro que a companhia está focada em se posicionar ainda mais em evidência no varejo nacional. De forma geral, as iniciativas da Via têm gerado números significativos…
A prova disso é que, no mês passado, a empresa bateu o recorde de 100 mil sellers, meta que também foi alcançada pelo Magazine Luiza, diga-se de passagem, mas que não deixa de ser extremamente importante para a dona das Casas Bahia.
Sendo assim, é notável que essas ações só reforçam o quanto a varejista está no caminho certo para expandir seus negócios, se destacar entre as concorrentes e continuar crescendo no Ecommerce e no varejo como um todo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…