Via Anuncia Investimentos em 3 Startups. Saiba Tudo!

Última atualização em 8 de setembro de 2021 por Felipe Vannucci

Após ver o lucro líquido disparar no 2º trimestre de 2021, a Via acaba de anunciar investimentos em startups do setor financeiro. A iniciativa faz parte do programa de conexão com startups intitulado Via Next.

Com o novo projeto, a varejista pretende fortalecer todo o ecossistema financeiro aos consumidores da companhia, bem como aos sellers dos marketplaces do Grupo Via…

via
(Imagem: Divulgação)

Via Aposta em Startups do que Oferecem Diversos Serviços

Para dar início ao Via Next, a varejista escolheu três fintechs que oferecem soluções de crédito e pagamento, além de gestão e educação financeira

De acordo com o comunicado da companhia feito à imprensa, a Via está investindo nas seguintes startups:

  • GoPublic: especializada em soluções SaaS (Software as a Service) para aprimorar a jornada de crédito e pagamentos dos consumidores;
  • Poupa Certo: plataforma de gestão e educação financeira, presente em países como Peru, Chile, Guatemala e México;
  • Byebnk: focada em gestão de investimentos em criptomoedas e programas de educação financeira.

Vale ressaltar que as aplicações de valor foram feitas na modalidade convertible debt. Ou seja, a quantia investida pela empresa é adicionada nas startups em forma de empréstimo e pode ser revertida em ações no futuro.

A princípio, a iniciativa da antiga Via Varejo tem o propósito de trazer soluções inovadoras para aprimorar a experiência do cliente nas marcas do grupo…

No entanto, as aplicações ocorrem em estágio inicial de atuação, logo, os resultados das parcerias devem ser visíveis somente a longo prazo. Mas os planos da Via nesse sentido não param por aí…

Varejista Pretende Investir Até R$ 200 Milhões em Startups Até 2026

Diante desse cenário, a principal estratégia da Via é investir até R$ 200 milhões em startups pelos próximos 5 anos por meio do Corporate Venture Capital (CVC).

Além disso, a GoPublic, Poupa Certo e Byebnk tem casos de uso mapeados e em andamento com a carteira digital banQI da Casas Bahia e a Celer, fintech comprada pela Via em abril de 2021…

Por esta razão, novos recursos devem surgir aos sellers do marketplace, como: 

  • Acesso a crédito;
  • Gestão financeira e dos seus negócios;
  • Soluções de pagamentos;

Tudo isso, além de facilitar a rotina dos entregadores associados à ASAPLog, empresa de logística especializada em entregas para Ecommerce. E outras vantagens que devem ser anunciadas em breve, segundo a própria varejista.

Nesse sentido, Helisson Lemos, CINO/ Marketplace da Via, reconhece que o programa Via Next pode fortalecer os serviços financeiros da varejista:

São investimentos com retornos financeiros ou impacto em nosso ecossistema no longo prazo, mas estamos animados com a possibilidade de interagir com elas a partir de agora para acelerar a velocidade da nossa transformação”, afirma o executivo.

De forma geral, o fato da Via planejar um investimento tão alto reforça sua preocupação tanto com a experiência dos sellers que vendem pelos marketplaces quanto com os consumidores que compram por lá.

E isso não é algo novo por parte da varejista…

Em julho, a Via anunciou o serviço de drop off para produtos vendidos por sellers, logo após ter implementado medidas para facilitar a troca e devolução de itens comprados no marketplace e ter investido no Conceito Prateleira Infinita.

Sendo assim, diante de todos esses acontecimentos, fica claro que a Via se demonstra determinada a trazer soluções cada vez mais precisas a todos os indivíduos que utilizam o ecossistema da varejista, desde o entregador, consumidor até o seller do marketplace…

Medidas que, querendo ou não, deixam a varejista ainda mais em destaque no mercado e mais próxima de suas concorrentes diretas. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.