Após ver o lucro líquido disparar no 2º trimestre de 2021, Via acaba de anunciar investimentos em startups do setor financeiro. A iniciativa faz parte do programa de conexão com startups intitulado Via Next.
Com o novo projeto, a varejista pretende fortalecer todo o ecossistema financeiro aos consumidores da companhia, bem como aos sellers dos marketplaces do Grupo Via…
Para dar início ao Via Next, a varejista escolheu três fintechs que oferecem soluções de crédito e pagamento, além de gestão e educação financeira…
De acordo com o comunicado da companhia feito à imprensa, a Via está investindo nas seguintes startups:
Vale ressaltar que as aplicações de valor foram feitas na modalidade convertible debt. Ou seja, a quantia investida pela empresa é adicionada nas startups em forma de empréstimo e pode ser revertida em ações no futuro.
A princípio, a iniciativa da antiga Via Varejo tem o propósito de trazer soluções inovadoras para aprimorar a experiência do cliente nas marcas do grupo…
No entanto, as aplicações ocorrem em estágio inicial de atuação, logo, os resultados das parcerias devem ser visíveis somente a longo prazo. Mas os planos da Via nesse sentido não param por aí…
Diante desse cenário, a principal estratégia da Via é investir até R$ 200 milhões em startups pelos próximos 5 anos por meio do Corporate Venture Capital (CVC).
Além disso, a GoPublic, Poupa Certo e Byebnk tem casos de uso mapeados e em andamento com a carteira digital banQI da Casas Bahia e a Celer, fintech comprada pela Via em abril de 2021…
Por esta razão, novos recursos devem surgir aos sellers do marketplace, como:
Tudo isso, além de facilitar a rotina dos entregadores associados à ASAPLog, empresa de logística especializada em entregas para Ecommerce. E outras vantagens que devem ser anunciadas em breve, segundo a própria varejista.
Nesse sentido, Helisson Lemos, CINO/ Marketplace da Via, reconhece que o programa Via Next pode fortalecer os serviços financeiros da varejista:
“São investimentos com retornos financeiros ou impacto em nosso ecossistema no longo prazo, mas estamos animados com a possibilidade de interagir com elas a partir de agora para acelerar a velocidade da nossa transformação”, afirma o executivo.
De forma geral, o fato da Via planejar um investimento tão alto reforça sua preocupação tanto com a experiência dos sellers que vendem pelos marketplaces quanto com os consumidores que compram por lá.
E isso não é algo novo por parte da varejista…
Em julho, a Via anunciou o serviço de drop off para produtos vendidos por sellers, logo após ter implementado medidas para facilitar troca e devolução de itens comprados no marketplace e ter investido no Conceito Prateleira Infinita.
Sendo assim, diante de todos esses acontecimentos, fica claro que a Via se demonstra determinada a trazer soluções cada vez mais precisas a todos os indivíduos que utilizam o ecossistema da varejista, desde o entregador, consumidor até o seller do marketplace…
Medidas que, querendo ou não, deixam a varejista ainda mais em destaque no mercado e mais próxima de suas concorrentes diretas.
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