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Tipos de Chatbots: Existe Um Indicado Para o seu Negócio?

Conhecer os tipos de chatbots e saber como utilizá-los nos negócios é fundamental para quem empreende online. Principalmente diante do avanço da tecnologia e do aumento da automatização das atividades no Ecommerce.

Basicamente, os chatbots são softwares programados para gerenciar trocas de mensagens em diversos canais de atendimento, como sites, aplicativos e redes sociais por meio de interações de texto ou voz. É algo que facilita as atividades que poderiam levar mais tempo se feitas por funcionários. 

Por isso, saber quais são os tipos de chatbots e aprender como aplicá-los no cotidiano da loja virtual é uma boa opção para melhorar o atendimento ao cliente, gerar mais alcance para o negócio e, consequentemente, otimizar os resultados nas vendas.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os tipos de chatbots mais utilizados no Ecommerce e quais são suas principais funcionalidades. Continue a leitura para saber mais detalhes…

(Imagem: Shutterstock)

Principais Tipos de Chatbots

Antes de saber os tipos de chatbots mais comuns, é interessante que você saiba que, basicamente, eles são divididos em duas categorias.

Primeiramente, existem os softwares que funcionam com fluxos de conversa. Ou seja, utilizam respostas prontas e acessam bancos de dados para conseguir interagir com os usuários a partir de uma linguagem prática…

Por outro lado, existem os chatbots que utilizam inteligência artificial (IA). Na prática aprimoram a própria performance a cada nova interação dos consumidores e possuem acesso a bancos de dados mais relevantes. Assim, além de interagirem com os clientes, também realizam tarefas mais complexas como concluir solicitações. 

Diante disso, existem uma variedade de chatbots dentro dessas duas categorias…

Escudos

Esse tipo de chatbot é utilizado na linha de frente do atendimento. Por meio dele, é possível realizar pequenas tarefas de suporte técnico como tratar de reclamações. Ou seja, tornam o atendimento ao cliente mais rápido e eficiente. 

Os funcionários não precisam realizar tarefas de rotina repetitivas como dar suporte ao cliente e responder perguntas rotineiras, por exemplo. Além disso, os chatbots escudos ajudam a facilitar interações que poderiam ser mais demoradas, caso realizadas via call center.

Conversacionais

Entre os mais conhecidos tipos de chatbots, os conversacionais são ótimas opções para manter conversas com os consumidores por longos períodos. São eficazes para promover entretenimento, gerar leads e aumentar o engajamento da loja virtual…

Além disso, esse tipo de chatbot é útil para fortalecer o relacionamento com o cliente. Ou seja, algo crucial para manter a forte presença da marca no mercado, principalmente diante da grande competitividade atual. 

Proativos

Os chatbots proativos são úteis para fornecer informações corretas para os usuários no momento certo em que eles necessitam. Esse tipo de chatbot monitora as atividades dos visitantes em um site e, ao notar que existe alguma dificuldade por parte dos usuários, emite mensagens para orientá-los.

Também podem ser programados para emitir notificações aos clientes quando há a disponibilidade de um cupom de desconto ou quando um item voltar ao estoque, por exemplo.

Otimizadores

Os chatbots otimizadores têm funções bem concretas no atendimento ao cliente. São fundamentais na realização de tarefas utilitárias, como a confirmação de uma reserva de hotel ou o recebimento de um pedido via Whatsapp, por exemplo.

Entre os tipos de chatbots apresentados neste artigo, os otimizadores são os mais indicados quando o assunto é melhorar a experiência do cliente. Isso porque transformam o atendimento automatizado em algo fluido e amigável.

Sociais

No geral, os chatbots são utilizados para interagir diretamente com um usuário. Porém, eles também podem ser úteis para lidar com um grande número de pessoas de uma única vez.

Nesse sentido, os chatbots sociais são ótimas opções, pois podem criar enquetes em redes sociais ou realizar pesquisas de satisfação em sites com objetivos práticos, como o de melhorar o desenvolvimento de novos produtos. 

Assim, esse tipo de chatbot pode ser um diferencial competitivo para negócios que desejam criar um bom engajamento ou receber feedbacks de clientes em grande volume.

Agora que você já conhece os principais tipos de chatbots, deve estar se perguntando qual modelo é o mais adequado para o seu negócio…

Quais os Tipos de Chatbots Mais Indicados Para Vender no Ecommerce?

Para saber quais modelos de chatbots utilizar na loja virtual, primeiramente é interessante levar em consideração qual é a realidade do negócio, assim como as necessidades e os recursos disponíveis

Utilizar um chatbot conversacional, por exemplo, pode não ser prioridade para um negócio no qual o desafio é lidar com um grande número de reclamações constantes. Nesse caso, entre os tipos de chatbots disponíveis, o mais indicado seria o escudo.

Por outro lado, se o objetivo do negócio é aumentar engajamento nas redes sociais e lidar com um grande número de feedbacks de uma vez, o tipo de chatbot ideal seria o social. Ou seja, não ignore traçar e analisar as metas da loja virtual na hora de escolher os melhores tipos de chatbots…

É interessante mencionar, ainda, que essas ferramentas são eficazes para os negócios, mas não substituem a interferência humana…

Integrar Tecnologia e Interação Humana é Fundamental Para Obter Melhores Resultados

Os tipos de chatbots apresentados neste artigo são eficientes em muitas funções da empresa. Portanto, é fundamental ter em mente que essas ferramentas não podem tomar o lugar da interferência humana. 

Isto é, o consumidor precisa ter a possibilidade de entrar em contato com um atendente humano sempre que houver necessidade. Por isso, analise quais situações necessitam do uso de chatbots e quais pedem atendimento humano.

A estratégia ideal para otimizar resultados é integrar a inteligência artificial com a mediação humana. Dessa forma, fica possível oferecer um atendimento humanizado, personalizado e eficiente ao cliente, o que é um fator indispensável para vender no Ecommerce atualmente…

Para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa realizada pela All Business, empresa de consultoria e auditoria, 68% dos consumidores desistem de uma compra após terem uma experiência ruim com o atendimento.

Ou seja, não ignore mesclar tecnologia e interação humana para alcançar uma boa performance no atendimento ao cliente e, consequentemente, nas vendas. Faça o uso correto dos tipos de chatbots disponíveis e auxilie os consumidores através do atendimento personalizado quando houver necessidade.


Leia Também: Atendimento Humanizado ao Cliente e seu Poder de Aumentar Vendas

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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