Diante dos avanços tecnológicos e das mudanças nos hábitos dos consumidores, o uso da realidade aumentada por lojas virtuais tem crescido exponencialmente e já é mais do que uma simples tendência.
Esse recurso possibilita que os compradores vejam mais detalhes sobre um item que desejam antes da realização da compra, aumentando, assim, a interação com o produto e com a marca. Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Statista, empresa especializada em dados de mercado, 61% dos clientes entrevistados relatam preferir comprar em sites que ofereçam realidade aumentada, enquanto 63% afirmam que a tecnologia melhora a experiência de compra.
Logo, não existem dúvidas de que a implementação da realidade aumentada pode trazer bons resultados para os negócios. Entenda como essa tecnologia funciona em mais detalhes a seguir…
A realidade aumentada é uma tecnologia que integra o mundo físico e o digital em tempo real. Com isso, é possível ver um objeto com maior clareza e até mesmo interagir com ele.
No Ecommerce, esse recurso permite que o consumidor tenha um contato melhor com o produto desejado, como se o indivíduo estivesse em um ambiente físico e pudesse ver todos os detalhes do item. Assim, o cliente pode perceber o objeto de maneira muito mais próxima.
Diante disso, muitas pessoas confundem a realidade aumentada com a realidade virtual, tanto pelo nome quanto pelas formas de uso. Contudo, vale mencionar que essas duas tecnologias se diferem em alguns aspectos…
Enquanto a realidade aumentada mescla elementos do mundo virtual com o mundo físico e insere informações ao consumidor, a realidade virtual está direcionada a um ambiente 100% digital e com um espaço totalmente diferente através de imagens tridimensionais.
A visualização de uma realidade aumentada é criada a partir de um dispositivo eletrônico com câmera, como smartphone ou tablet que tenha os requisitos necessários para desenvolver uma imagem aumentada.
Assim que o usuário posiciona o dispositivo para um determinado objeto, o software faz o reconhecimento por meio de uma visão computacional como se fosse um simulador.
Nesse momento, elementos virtuais, que mudam de acordo com o movimento do indivíduo, são adicionados à tela do dispositivo. Na sequência, a câmera envia as imagens para o software que gera a imagem de um objeto virtual correspondente.
No caso do Ecommerce, um consumidor utiliza o próprio celular, aponta a câmera para um produto em uma loja virtual e, no mesmo instante, tem acesso a uma representação próxima do real antes de efetuar uma compra.
Agora que você já sabe o que é a realidade aumentada e como funciona, saiba que essa tecnologia pode proporcionar alguns benefícios para o seu negócio…
O primeiro deles é que o uso da realidade aumentada pode melhorar a experiência do consumidor, o que é um fator crucial para o crescimento e concretização de toda marca.
Principalmente porque, ao comprar online, grande parte dos clientes não têm contato com o produto. Logo, o uso dessa tecnologia possibilita tal interação e faz com que o consumidor sinta mais satisfação durante o processo de compra.
Outro ponto interessante é que a realidade aumentada promove maior vantagem competitiva para o seu negócio. Afinal, poucas lojas online oferecem esse tipo de tecnologia. Assim, implementar esse recurso pode ser um excelente diferencial para os clientes, o que aumenta a sua vantagem na concorrência.
É importante mencionar, ainda, que o a realidade aumentada eleva a taxa de conversão do site e diminui o abandono de carrinho. Isso porque essa tecnologia promove maior engajamento dos clientes com a loja virtual e gera um maior volume de vendas.
Além de todas essas vantagens, essa tecnologia ainda pode colaborar com a redução da quantidade de trocas e cancelamentos de pedidos. Afinal, o recurso permite que os compradores tenham uma perspectiva mais ampla dos produtos que desejam comprar. Logo, há menos chances de arrependimento após a compra.
Como você viu neste artigo, a realidade aumentada pode ser um grande diferencial a ser implementado nas lojas virtuais, uma vez que possibilita que os clientes interajam com o produto como se estivessem em uma loja física.
Para você ter uma ideia, ainda de acordo com a pesquisa da Statista, até 2023 aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas devem utilizar a realidade aumentada para realização de compras pelo celular.
Logo, ao ignorar essa tecnologia para vender online, você pode estar cometendo um grande equívoco e desperdiçar oportunidades de venda. Principalmente porque o setor possui grande potencial e aparenta ser promissor aos empreendedores.
Além disso, um levantamento realizado pela P&S Intelligence, empresa especializada em pesquisas de mercado, afirma que mercado voltado para a realidade aumentada deve apresentar um faturamento de US$ 23 milhões nos próximos 2 anos.
Dessa forma, não há como negar que essa tecnologia será cada vez mais exigida pelos consumidores futuramente. E, mesmo que a implementação da realidade aumentada necessite de um bom investimento financeiro, vale o custo-benefício.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…