Realidade Aumentada no Ecommerce: Por que Ficar Atento a Isso

Última atualização em 18 de outubro de 2021 por Ana Júlia Parreira

Diante dos avanços tecnológicos e das mudanças nos hábitos dos consumidores, o uso da realidade aumentada por lojas virtuais tem crescido exponencialmente e já é mais do que uma simples tendência. 

Esse recurso possibilita que os compradores vejam mais detalhes sobre um item que desejam antes da realização da compra, aumentando, assim, a interação com o produto e com a marca. Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Statista, empresa especializada em dados de mercado, 61% dos clientes entrevistados relatam preferir comprar em sites que ofereçam realidade aumentada, enquanto 63% afirmam que a tecnologia melhora a experiência de compra.

Logo, não existem dúvidas de que a implementação da realidade aumentada pode trazer bons resultados para os negócios. Entenda como essa tecnologia funciona em mais detalhes a seguir…

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(Imagem: Pexels)

O que é Realidade Aumentada?

A realidade aumentada é uma tecnologia que integra o mundo físico e o digital em tempo real. Com isso, é possível ver um objeto com maior clareza e até mesmo interagir com ele.

No Ecommerce, esse recurso permite que o consumidor tenha um contato melhor com o produto desejado, como se o indivíduo estivesse em um ambiente físico e pudesse ver todos os detalhes do item. Assim, o cliente pode perceber o objeto de maneira muito mais próxima.

Diante disso, muitas pessoas confundem a realidade aumentada com a realidade virtual, tanto pelo nome quanto pelas formas de uso. Contudo, vale mencionar que essas duas tecnologias se diferem em alguns aspectos…

Enquanto a realidade aumentada mescla elementos do mundo virtual com o mundo físico e insere informações ao consumidor, a realidade virtual está direcionada a um ambiente 100% digital e com um espaço totalmente diferente através de imagens tridimensionais. 

Como a Realidade Aumentada Funciona

A visualização de uma realidade aumentada é criada a partir de um dispositivo eletrônico com câmera, como smartphone ou tablet que tenha os requisitos necessários para desenvolver uma imagem aumentada. 

Assim que o usuário posiciona o dispositivo para um determinado objeto, o software faz o reconhecimento por meio de uma visão computacional como se fosse um simulador.

Nesse momento, elementos virtuais, que mudam de acordo com o movimento do indivíduo, são adicionados à tela do dispositivo. Na sequência, a câmera envia as imagens para o software que gera a imagem de um objeto virtual correspondente. 

No caso do Ecommerce, um consumidor utiliza o próprio celular, aponta a câmera para um produto em uma loja virtual e, no mesmo instante, tem acesso a uma representação próxima do real antes de efetuar uma compra.

Vantagens da Realidade Aumentada nas Vendas Online

Agora que você já sabe o que é a realidade aumentada e como funciona, saiba que essa tecnologia pode proporcionar alguns benefícios para o seu negócio…

O primeiro deles é que o uso da realidade aumentada pode melhorar a experiência do consumidor, o que é um fator crucial para o crescimento e concretização de toda marca. 

Principalmente porque, ao comprar online, grande parte dos clientes não têm contato com o produto. Logo, o uso dessa tecnologia possibilita tal interação e faz com que o consumidor sinta mais satisfação durante o processo de compra.

Outro ponto interessante é que a realidade aumentada promove maior vantagem competitiva para o seu negócio. Afinal, poucas lojas online oferecem esse tipo de tecnologia. Assim, implementar esse recurso pode ser um excelente diferencial para os clientes, o que aumenta a sua vantagem na concorrência

É importante mencionar, ainda, que o a realidade aumentada eleva a taxa de conversão do site e diminui o abandono de carrinho. Isso porque essa tecnologia promove maior engajamento dos clientes com a loja virtual e gera um maior volume de vendas.

Além de todas essas vantagens, essa tecnologia ainda pode colaborar com a redução da quantidade de trocas e cancelamentos de pedidos. Afinal, o recurso permite que os compradores tenham uma perspectiva mais ampla dos produtos que desejam comprar. Logo, há menos chances de arrependimento após a compra.

Não Ignore Essa Tecnologia Para Vender no Ecommerce

Como você viu neste artigo, a realidade aumentada pode ser um grande diferencial a ser implementado nas lojas virtuais, uma vez que possibilita que os clientes interajam com o produto como se estivessem em uma loja física

Para você ter uma ideia, ainda de acordo com a pesquisa da Statista, até 2023 aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas devem utilizar a realidade aumentada para realização de compras pelo celular.

Logo, ao ignorar essa tecnologia para vender online, você pode estar cometendo um grande equívoco e desperdiçar oportunidades de venda. Principalmente porque o setor possui grande potencial e aparenta ser promissor aos empreendedores.

Além disso, um levantamento realizado pela P&S Intelligence, empresa especializada em pesquisas de mercado, afirma que mercado voltado para a realidade aumentada deve apresentar um faturamento de US$ 23 milhões nos próximos 2 anos.

Dessa forma, não há como negar que essa tecnologia será cada vez mais exigida pelos consumidores futuramente. E, mesmo que a implementação da realidade aumentada necessite de um bom investimento financeiro, vale o custo-benefício. 

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