Mercado de Ecommerce

Pesquisa Diz que 75% das PMEs Vendem Pelo Whatsapp

Um levantamento feito pela Loja Integrada, plataforma voltada para criação de lojas virtuais, mostra que 75% dos pequenos e médios empreendedores usam o Whatsapp como canal direto de vendas

Esses dados apenas comprovam que o aplicativo, assim como as demais redes sociais, tornaram-se essenciais na vida de quem empreende online. Principalmente no que diz respeito a vendas, atendimento e ao relacionamento com o cliente. Entenda mais detalhes a seguir…  

(Imagem: Divulgação Whatsapp)

Pesquisa Foi Realizada com 3.000 Lojistas

A pesquisa, que foi realizada entre os meses de maio e junho de 2021, recolhendo dados de cerca de 3.060 lojistas de todo o país por meio de um questionário online.

Assim, de acordo com o levantamento, 68% dos entrevistados afirmam utilizar a plataforma como principal ferramenta para atendimento ao cliente. O Instagram ficou em segundo lugar com 15% e o e-mail em terceiro, com 5,6%.

Fato que já era de se esperar, tendo em vista que o aplicativo proporciona uma boa flexibilidade para os vendedores e consumidores quando o assunto é vender e comprar online. Além de facilitar o contato entre as partes, o Whatsapp também disponibiliza catálogos e possibilidade de pagamento online pela própria plataforma. 

Para Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, o Whatsapp se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais: 

Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real”, explica.

Além disso, Gustavo também afirma que o Whatsapp também é eficiente para o pós-venda de um negócio. 

Queda do Whatsapp Prejudicou PMEs

Com a queda do Whatsapp no último dia 04, milhões de lojistas foram impactados de forma negativa e tiveram grandes prejuízos nas vendas. 

Diante da situação, Gustavo Ruchaud orientou os vendedores com medidas para driblar os prejuízos causados pela pane no aplicativo. Segundo ele, é preciso humanizar a comunicação e criar padrões de atendimento. Utilizar o e-mail para comunicação com clientes pode ser uma maneira de formalizar o atendimento. 

Além disso, Ruchaud afirma que outro caminho é usar a base de clientes do lojista, integrando os canais de comunicação e venda. Ele também enfatiza a importância de utilizar outros canais para comunicação com os consumidores e não ter o Whatsapp como única alternativa…

Isto é, investir em outras plataformas como o Instagram ou Google para interagir com clientes é importante para manter uma loja funcionando.

Contudo, independentemente dessas questões, é visível que o Whatsapp não tem medido esforços para aprimorar seus serviços. Principalmente no que diz respeito aos empreendedores que utilizam a plataforma para comercializar produtos…

Recentemente, o Whatsapp liberou um serviço exclusivo de buscas de empresas dentro do aplicativo. Basicamente, a nova funcionalidade auxilia usuários a encontrarem negócios em áreas próximas ou em regiões específicas. 

Além disso, o Whatsapp agora terá um botão próprio dentro do Instagram. Na prática, isso vai facilitar ainda mais a vida das pessoas que vendem pela rede social, gerando mais um canal para esclarecimento de dúvidas e até mesmo de vendas diretas. 

Leia Também: Por que Renner Investiu na Abertura de um Centro de Distribuição? Entenda! 

Ana Júlia Parreira

Estudante de Jornalismo e Redatora Estagiária do Ecommerce de Sucesso.

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Ana Júlia Parreira

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