Última atualização em 30 de setembro de 2021 por Maria Alice Medeiros
O Dia das Crianças 2021, assim como as demais datas comemorativas, pode ser a oportunidade perfeita para quem vende no Ecommerce lucrar mais. Principalmente porque é a partir delas que as oportunidades de vendas são maiores do que em outras ocasiões.
E, com a proximidade do Dia das Crianças 2021, a expectativa é alta. Para você ter uma ideia, 72% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para a data. Logo, os empreendedores precisam ficar atentos…
Previsão de Movimentação no Varejo Para o Dia das Crianças 2021 é de R$ 10,93 bilhões
Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o varejo deve movimentar aproximadamente R$ 10,93 bilhões por causa da data comemorativa.
Para o presidente da CNDL, José César da Costa, esse cenário otimista pode indicar boas vendas também nas festas de fim de ano:
“Há muitas expectativas em relação ao Dia das Crianças, porque pode sinalizar um Natal com crescimento nas vendas. A retomada das atividades e o avanço da vacinação dão esperança ao setor, que conta com o aumento das vendas para compensar as perdas dos últimos dois anos causadas pela pandemia“, afirma.
Entretanto, apesar da alta intenção dos consumidores, a expectativa do consumidor é cautelosa. A pesquisa mostra que 23% das pessoas entrevistadas relatam que pretendem gastar mais no Dia das Crianças 2021, enquanto 36% afirmam gastar o mesmo valor e 31% têm a intenção de gastar menos.
Internet Será o Principal Local Para Compras
A pesquisa aponta que as compras online serão preferência da maior parte dos consumidores, seguida por shopping center e lojas de rua. O que já era de se esperar devido ao retorno gradual das atividades do varejo físico com a flexibilização das restrições impostas pela pandemia…
Fora todos os diversos benefícios que o Ecommerce tem apresentado para os clientes nos últimos meses. Tais como maior praticidade para compras, promoções exclusivas, cupons de desconto, frete grátis etc.
Além disso, os consumidores afirmam que vão utilizar sites, aplicativos e redes sociais para as compras. Sobre isso José César da Costa afirma:
“O crescimento das vendas online é uma realidade e o varejo precisa se adaptar. Quem não tem um site, pode utilizar as redes sociais e o WhatsApp para atender o seu público. Estratégias multicanais de vendas são cada vez mais necessárias e o empresário não pode perder a oportunidade da data, que é sempre um importante momento de vendas para o setor”.
Também vale levar em consideração o cenário de crescimento do Ecommerce nos últimos meses, o que faz com que cada vez mais consumidores apostem nas compras pela internet…
Um exemplo desse crescimento foi o mês de agosto deste ano, que apresentou alta de 20% para o faturamento do setor. Além do patamar histórico que o Ecommerce atingiu no 1º semestre, com faturamento de R$ 53,4 bilhões, segundo o relatório Webshoppers 44. Mas não só isso…
A pesquisa feita pela CNDL ressalta pontos que merecem atenção de quem vende hoje no Ecommerce…
Bonecas, Roupas e Jogos Estão Entre os Presentes Mais Procurados
O levantamento mencionou, ainda, que os presentes mais buscados serão bonecos e bonecas, roupas, calçados, jogos de tabuleiro, carros e aviões de brinquedo. Além disso, os fatores que mais influenciam os consumidores na escolha de uma loja e na decisão de compra são:
- Preços;
- Diversidade de produtos;
- Qualidade dos itens;
- Promoções e descontos.
Diante disso, é de se esperar um faturamento bem animador para as vendas online no geral ao longo do Dia das Crianças…
Expectativa é Alta Para o Dia das Crianças Deste Ano
O Dia das Crianças 2020 apresentou excelentes resultados no que se diz respeito às vendas. Para você ter uma ideia, a data registrou cerca de 6,58 milhões de pedidos, alcançou faturamento de R$ 3,1 bilhões e registrou um ticket médio de R$ 472.
Logo, as expectativas dos empreendedores para o Dia das Crianças 2021 são ainda maiores. Ainda mais porque, como mencionado, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para aumentar o faturamento de um negócio…
Um exemplo disso foi o Dia dos Namorados 2021, que apresentou crescimento de 28% nas vendas do Ecommerce, de acordo com o relatório All In | Social Miner. Por isso, não há muito como ignorar o poder dessas datas para aumentar vendas dos negócios, sejam eles online ou físicos.
Assim, basicamente, é saber aproveitar as oportunidades que a data vai trazer para as empresas e utilizar as estratégias certas para não perder nenhuma venda.