Mercado de Ecommerce

Pão de Açúcar Lança Plataforma Fulfillment de Logística. Saiba Tudo!

O Grupo Pão de Açúcar acaba de anunciar mais uma medida para acelerar as suas entregas em todo o país…

Agora, a companhia lançou uma plataforma fulfillment com empresa de logística GPA Log, que oferece facilidades aos sellers do marketplace, como fretes mais acessíveis e rastreamento de pedidos. Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo em detalhes.

(Imagem: Reprodução/LinkedIn GPA)

Fulfillment do Grupo Pão de Açúcar Proporciona Dois Recursos

A princípio, o Pão de Açúcar está lançando sua solução fulfillment com duas funcionalidades: a de Entregas e a de Postagem.

Na funcionalidade Entrega, a empresa parceira conta com a logística do próprio GPA para realizar a entrega dos produtos…

Por exemplo:

As vendas são feitas nos marketplaces Clube Extra ou Pão de Açúcar. Em seguida, o vendedor parceiro deve realizar as seguintes etapas:

  • Acessar a conta na plataforma fulfillment;
  • Informar a nota fiscal eletrônica;
  • Imprimir a etiqueta para colar nos produtos vendidos.

Assim que as etapas forem concluídas, o GPA Log retira os itens no armazém do seller e faz a entrega. 

Já no segundo recurso, de Postagem, o Correios é responsável pelo processo logístico. Ou seja, assim que os produtos forem vendidos nos marketplaces, o vendedor precisa:

  • Informar a nota fiscal eletrônica na plataforma fulfillment;
  • Imprimir a etiqueta dos Correios e colar nos produtos.

Além disso, há uma observação em relação ao volume do pedido e da localização…

Dependendo do peso e do local da entrega, o seller pode utilizar o serviço de coleta dos Correios ou despachar o produto em uma agência

Aliás, de acordo com o comunicado feito pelo Pão de Açúcar à imprensa, um dos propósitos da nova plataforma é reduzir o valor do frete aos consumidores

Além de diminuir em 25% os prazos de entregas que estão em vigor no marketplace e aumentar em 40% a capacidade do volume de entregas

Por ora, esses são objetivos que têm fortes chances de serem alcançados considerando a experiência em logística do Grupo Pão de Açúcar…

Entrega de Produtos Perecíveis e Frios é Destaque do GPA Log

Marcelo Arantes, Diretor Executivo de Logística do GPA, destaca que a GPA Log tem colaborado com a estratégia digital do Pão de Açúcar e a expansão das operações online da companhia:

 “O GPA tem know-how da cadeia logística para competir com prestadores de serviços logísticos e tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas de controle de suas centrais de distribuição, do transporte e da operação das lojas, garantindo que os serviços da nova empresa estejam conectados com todos os ativos da companhia”, afirma o executivo.

E os números da GPA Log refletem a dedicação da companhia nesse sentido…

A operadora logística atende 870 lojas em todo o Brasil e 22 centros de distribuição e entrepostos. São mais de mil caminhões abastecendo lojas e entregando cerca de 30 mil  pedidos dos marketplaces por dia

Segundo Arantes, o destaque do GPA Log é justamente a categoria de produtos perecíveis e frios:

 “Um dos nossos principais diferenciais é o amplo conhecimento da entrega de produtos perecíveis e frios, uma expertise que só o GPA como líder do e-commerce alimentar no País possui e pode oferecer aos seus parceiros”, conta.

De fato, não há dúvidas de que o Grupo Pão de Açúcar tem aperfeiçoado ainda mais as operações logística da companhia…

Pão de Açúcar Tem Investido em Inovação e Tecnologia

Recentemente, o Pão de Açúcar implementou o uso de veículos elétricos como vans e triciclos para entregar os pedidos dos marketplaces nas cidades Rio de Janeiro e São Paulo…

Além de aprimorar o WMS (Warehouse Management System) e o TMS (Transportation Management System). Sendo estes, os softwares utilizados na gestão dos centros de distribuição, assim como da logística dos caminhões…

E mais…

O GPA também substituiu o uso de papel por tablets com sistema integrado e implementou a tecnologia picking by voice (modelo de separação por voz, em português) para agilizar a separação dos produtos e realizar um controle de estoque eficiente…

O Pão de Açúcar ainda solidificou seu sistema de Centro de Controle Operacional de Abastecimento (CCOA) para emitir alertas de todas as etapas em tempo real. Desse modo, a companhia pode colocar em prática medidas mais ágeis para solucionar problemas logísticos que possam aparecer…

No fim das contas, é imprescindível mencionar que o GPA viu as vendas online triplicarem de 2019 para 2020. E no 2º trimestre de 2021, o Grupo Pão de Açúcar atingiu R$ 428 milhões somente em vendas online

A quantia acumulada no período de abril a junho deste ano representa um recorde significativo para a companhia. E, consequentemente, mostrou que era necessário otimizar ainda mais suas operações logísticas…

Por esta razão, é perceptível que a plataforma fulfillment surge em um momento bem significativo…

Não apenas para o Grupo Pão de Açúcar, mas também para as vendas online no Ecommerce em geral, que atingiram um patamar histórico no 1º semestre deste ano, segundo o relatório Webshoppers 44.

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago