Gestão de Frete: NÃO Cometa Nenhum Desses 7 Erros

Independentemente de se tratar de uma empresa que trabalha em grande ou pequena escala, uma boa gestão de frete é um desafio para muitos empreendedores!

Isso porque o seu processo envolve diversas etapas, requerendo muita atenção aos detalhes. Mas, quando tudo isso é otimizado, há uma melhora considerável em diversos aspectos, como a satisfação dos clientes, aumento da produtividade e da eficiência operacional

Quer saber TUDO sobre gestão de frete para Ecommerce? Continue a leitura abaixo! 

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(Imagem: Freepik)

Sistema de Gestão de Frete em Poucas Palavras

Apenas uma breve explicação: a gestão de frete é o processo de organizar todas as mercadorias, desde as de entrada até as de saída para transporte. 

Ou seja, envolve a movimentação de cargas do ponto de origem até o destino desejado, com segurança, rapidez e com o menor custo possível, de preferência. Um fator importante para o seu negócio, certo?

E mais do que isso…

O cálculo e funcionamento dos fretes estão diretamente ligados à logística, área que se tornou ESSENCIAL em meio à alta absurda do Ecommerce nos últimos meses

Isso porque nenhuma empresa quer perder oportunidades para vender mais. E a ideia que tem norteado as varejistas hoje é a seguinte: quem vende mais rápido, vende mais. Ou seja: hoje há uma verdadeira batalha para a realização de entregas cada vez mais rápidas… 

A Importância da Gestão de Fretes 

Quando a gestão de frete é executada de forma correta, torna-se possível que sua empresa entregue a mercadoria no destino desejado e no horário correto, garantindo a segurança do item e incorrendo no menor custo possível… 

Isso, por sua vez, se traduz em maior satisfação do cliente e mais lucros para seu negócio, claro. 

Contudo, apesar de sua importância, hoje ainda é muito comum empresas perderem vendas justamente por não dar a atenção devida a gestão de fretes…

O que gera a seguinte pergunta: e você, já parou para pensar sobre erros frequentes que você pode estar cometendo no seu Ecommerce? 

7 Erros Mais Comuns na Gestão de Frete

1- Não Oferecer Diferentes Tipos de Entregas

Entenda de uma vez: disponibilizar diferentes modalidades de entrega é um grande diferencial para o seu Ecommerce…

Principalmente porque permite que o próprio consumidor decida se quer pagar mais para receber o produto mais rápido em sua casa ou até mesmo retirar na loja.

Então, pense nesse ponto com atenção, certo?

2- Deixar de Pensar na Embalagem

Embalar seu produto de maneira eficiente pode reduzir custos e até mesmo diminuir as emissões de gases de efeito estufa (quanto mais pesada e maior a embalagem, mais emissões são liberadas durante o transporte)… 

Você sabia que as mudanças no processo de embalagem podem ajudar a economizar nos custos gerais de gestão de frete

Como as taxas de frete dependem do espaço ocupado por sua carga, limitar a quantidade de material de embalagem usado ajudará você a economizar nas despesas de envio… 

Além disso, embalar com eficiência sua carga libera espaço de transporte que pode ser usado para enviar mais mercadorias. Uma boa dica, não é mesmo?

3- Não Estabelecer KPIs na Gestão de Frete

Acompanhar o desempenho do seu negócio como um todo já é muito importante… Agora, saber como a gestão de frete da sua empresa está funcionando é outro ponto que não pode deixar de receber uma atenção especial…

Por isso, criar métricas baseadas no desempenho das entregas é crucial para otimizar suas operações de gerenciamento de frete. Você precisa saber quais encomendas foram entregues dentro do prazo e quais, por eventuais problemas, sofreram com algum atraso, por exemplo.

4- Não Ter Mais de uma Opção de Transportadora 

Cuidado para não ter somente uma empresa de transporte para fazer as entregas dos produtos comprados na sua loja virtual. Pois, como se sabe, esse setor de frete é passível a imprevistos

Por isso, sempre tenha mais de uma opção de transportadora entre os serviços usados no seu negócio…

Assim, com um maior leque de possibilidades, você pode buscar por melhores condições de frete, garantindo uma maior competitividade no mercado.

5 – Oferecer Frete Grátis Sem Planejamento

A primeira etapa é elaborar uma estratégia para estruturar sua política de frete grátis

Veja que o seu objetivo tem que ser:  identificar as condições para tornar a entrega gratuita sustentável. Isto é, você não pode sair no prejuízo simplesmente para evitar o abandono de carrinho ou sair na frente dos concorrentes. 

Mesmo que isso atraia várias pessoas, oferecer frete grátis em todos os produtos é quase inviável…

Sendo assim, saiba que será preciso escolher bem quais itens terão a isenção da taxa de envio, sem causar prejuízos ao faturamento da sua empresa. 

6-Trabalhar Sem Automatização 

O gerenciamento de frete automatizado permite um monitoramento simultâneo das entregas enquanto compila seus dados em todos os sistemas… 

Isso permite que as empresas aumentem sua eficiência e também reduzam seus custos gerais.

Sendo assim, não investir em programas, softwares e aplicativos capazes de tornar os processos mais ágeis e eficazes pode ser bastante prejudicial para o seu negócio…  

Isto é, um sistema de gestão de frete automatizado garante menos atrasos nas entregas, otimização de rotas, diminuição de custos, entre outros pontos relevantes…

7- Deixar de Acompanhar o Rastreamento o Frete

A partir do momento que seu cliente finaliza o pedido de compra, o tempo de entrega já começa a ser contabilizado para eles… 

Por isso, para promover uma excelente experiência para seus consumidores, nunca esqueça de compartilhar o código de rastreio da encomenda assim que a encomenda for postada

Fora que o rastreamento de pacotes também permite que você saiba de forma mais clara e ampla sobre todas as movimentações do envio para os seus clientes!

E então, gostou do artigo?

Saiba que muitos problemas podem ser evitados quando se faz uma gestão de frete eficiente… 

Portanto, lembre que para obter sucesso no gerenciamento de frete da sua empresa, antes de qualquer coisa, você precisa de um bom plano de negócio. Isso porque outras demandas como atendimento ao cliente, estoque e outros fatores precisam estar alinhados dentro do seu Ecommerce.

Leia também: Plano de Negócios: o que é e Como Fazer o do seu Ecommerce?

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