O Grupo Pão de Açúcar acaba de anunciar mais uma medida para acelerar as suas entregas em todo o país…
Agora, a companhia lançou uma plataforma fulfillment com empresa de logística GPA Log, que oferece facilidades aos sellers do marketplace, como fretes mais acessíveis e rastreamento de pedidos. Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo em detalhes.
A princípio, o Pão de Açúcar está lançando sua solução fulfillment com duas funcionalidades: a de Entregas e a de Postagem.
Na funcionalidade Entrega, a empresa parceira conta com a logística do próprio GPA para realizar a entrega dos produtos…
Por exemplo:
As vendas são feitas nos marketplaces Clube Extra ou Pão de Açúcar. Em seguida, o vendedor parceiro deve realizar as seguintes etapas:
Assim que as etapas forem concluídas, o GPA Log retira os itens no armazém do seller e faz a entrega.
Já no segundo recurso, de Postagem, o Correios é responsável pelo processo logístico. Ou seja, assim que os produtos forem vendidos nos marketplaces, o vendedor precisa:
Além disso, há uma observação em relação ao volume do pedido e da localização…
Dependendo do peso e do local da entrega, o seller pode utilizar o serviço de coleta dos Correios ou despachar o produto em uma agência…
Aliás, de acordo com o comunicado feito pelo Pão de Açúcar à imprensa, um dos propósitos da nova plataforma é reduzir o valor do frete aos consumidores…
Além de diminuir em 25% os prazos de entregas que estão em vigor no marketplace e aumentar em 40% a capacidade do volume de entregas…
Por ora, esses são objetivos que têm fortes chances de serem alcançados considerando a experiência em logística do Grupo Pão de Açúcar…
Marcelo Arantes, Diretor Executivo de Logística do GPA, destaca que a GPA Log tem colaborado com a estratégia digital do Pão de Açúcar e a expansão das operações online da companhia:
“O GPA tem know-how da cadeia logística para competir com prestadores de serviços logísticos e tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas de controle de suas centrais de distribuição, do transporte e da operação das lojas, garantindo que os serviços da nova empresa estejam conectados com todos os ativos da companhia”, afirma o executivo.
E os números da GPA Log refletem a dedicação da companhia nesse sentido…
A operadora logística atende 870 lojas em todo o Brasil e 22 centros de distribuição e entrepostos. São mais de mil caminhões abastecendo lojas e entregando cerca de 30 mil pedidos dos marketplaces por dia…
Segundo Arantes, o destaque do GPA Log é justamente a categoria de produtos perecíveis e frios:
“Um dos nossos principais diferenciais é o amplo conhecimento da entrega de produtos perecíveis e frios, uma expertise que só o GPA como líder do e-commerce alimentar no País possui e pode oferecer aos seus parceiros”, conta.
De fato, não há dúvidas de que o Grupo Pão de Açúcar tem aperfeiçoado ainda mais as operações logística da companhia…
Recentemente, o Pão de Açúcar implementou o uso de veículos elétricos como vans e triciclos para entregar os pedidos dos marketplaces nas cidades Rio de Janeiro e São Paulo…
Além de aprimorar o WMS (Warehouse Management System) e o TMS (Transportation Management System). Sendo estes, os softwares utilizados na gestão dos centros de distribuição, assim como da logística dos caminhões…
E mais…
O GPA também substituiu o uso de papel por tablets com sistema integrado e implementou a tecnologia picking by voice (modelo de separação por voz, em português) para agilizar a separação dos produtos e realizar um controle de estoque eficiente…
O Pão de Açúcar ainda solidificou seu sistema de Centro de Controle Operacional de Abastecimento (CCOA) para emitir alertas de todas as etapas em tempo real. Desse modo, a companhia pode colocar em prática medidas mais ágeis para solucionar problemas logísticos que possam aparecer…
No fim das contas, é imprescindível mencionar que o GPA viu as vendas online triplicarem de 2019 para 2020. E no 2º trimestre de 2021, o Grupo Pão de Açúcar atingiu R$ 428 milhões somente em vendas online…
A quantia acumulada no período de abril a junho deste ano representa um recorde significativo para a companhia. E, consequentemente, mostrou que era necessário otimizar ainda mais suas operações logísticas…
Por esta razão, é perceptível que a plataforma fulfillment surge em um momento bem significativo…
Não apenas para o Grupo Pão de Açúcar, mas também para as vendas online no Ecommerce em geral, que atingiram um patamar histórico no 1º semestre deste ano, segundo o relatório Webshoppers 44.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…