O pagamento em criptomoedas tem se tornado muito popular no mundo dos negócios online e pode ser algo bem estratégico para o varejo como um todo. Principalmente em meio à expansão dos meios de pagamentos digitais e a preferência dos consumidores por soluções cada vez mais instantâneas.
De acordo com uma pesquisa feita pela Blackhawk Network, empresa fornecedora de soluções de pagamentos, os brasileiros estão mais interessados em meios de pagamentos digitais. Além disso, foi apontado que 13 mil entrevistados em 9 países preferem fazer compras em empresas que oferecem diversas opções de meios de pagamentos digitais…
Nesse sentido, algumas companhias já estão adotando o pagamento por criptomoeda nas plataformas online como uma maneira de expandir as formas de pagamento para atingir mais clientes e, consequentemente, aumentar vendas.
Recentemente, o Mercado Livre e o Mercado Pago lançaram função de compra e venda de criptomoedas para que os usuários do marketplace e da plataforma de pagamentos possam fazer transações com moedas digitais, incluindo Bitcoin. Dessa forma, as empresas conseguiram inovar e ampliar os meios de pagamento aos consumidores, o que é crucial para vender online…
Diante disso, alguns empreendedores têm se perguntado se o pagamento por criptomoedas é realmente vantajoso para os negócios. Entenda mais detalhes sobre o assunto a seguir…
Diversificar os meios de pagamento é indispensável para vender mais no Ecommerce hoje. Isso porque, com o avanço da tecnologia e com o surgimento de formas de pagamento instantâneas como o PIX, por exemplo, os consumidores desejam cada vez mais praticidade na hora de comprar online.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nuvemshop, plataforma de Ecommerce, 80% brasileiros desistem de fazer compras devido à limitação das formas de pagamento das lojas virtuais.
Ou seja, os negócios online que não atendem às necessidades dos clientes, correm um grande risco de perderem compras e verem um aumento significativo no abandono de carrinho. Por isso, é de extrema importância que os empreendedores estejam atentos aos principais meios de pagamento em alta hoje…
Nesse sentido, o pagamento em criptomoedas pode ser a pedida para atrair mais consumidores e oferecer transações mais rápidas e seguras. Dessa forma, é possível promover uma boa experiência de compra e maior fidelização de clientes. Entenda mais detalhes a seguir…
Uma das principais vantagens do pagamento em criptomoedas é, sem dúvidas, a segurança nas transações. A tecnologia conhecida como Blockchain faz com que todas as transações sejam registradas, impedindo que as informações financeiras e os dados do usuário transmitidos digitalmente possam ser invadidas e roubadas.
Com isso, o uso de criptomoedas nas lojas virtuais é considerado seguro, evitando qualquer tipo de fraude.
O pagamento em criptomoedas garante transações transparentes, que são feitas da carteira digital do cliente diretamente para a loja virtual. Ou seja, não havendo espaço para intermediadores.
Se a compra for realizada em um cartão de crédito, por exemplo, o adquirente, a bandeira e o banco seriam envolvidos no processo. Assim, cada uma dessas partes cobraria uma taxa pelo serviço e a empresa deveria arcar com os custos no final. Com o pagamento em criptomoedas essas intermediações não precisam existir.
Entretanto, é interessante mencionar que algumas instituições financeiras estão começando a liberar os investimentos em criptomoedas dentro das plataformas. O Mercado Pago é uma delas, como mencionado anteriormente. Porém, a princípio somente usuários selecionados estão com acesso às funcionalidades.
O pagamento por criptomoedas garante mais acessibilidade aos consumidores. Isso porque os usuários podem acessar e monitorar o processo a qualquer momento, independentemente do dia e do horário.
E, como você viu no tópico anterior, a maioria das transações não passam por terceiros, fazendo com que a velocidade das transferências seja muito mais rápida do que em operações regulares. Se realizadas em bancos, por exemplo, tais operações poderiam levar alguns dias úteis para serem concluídas.
Basicamente, o pagamento por criptomoedas consegue proporcionar eficiência, segurança e simplicidade aos usuários. Atendendo às necessidades dos clientes e tornando toda a operação mais prática.
Entretanto, é interessante mencionar que muitos consumidores ainda não têm o costume de utilizar a solução para a realização de compras online, justamente por ser uma novidade para os negócios…
Prova disso são os dados do levantamento Generation Pay, estudo responsável por analisar o comportamento de diferentes gerações a fim de compreender seus hábitos em relação às finanças e métodos de pagamento.
A pesquisa mostrou que, apesar de um grande número de jovens demonstrarem interesse por pagamentos em criptomoedas, o uso da tecnologia ainda continua em segundo plano…
Por exemplo, 40% das pessoas das gerações Y e Z consultadas demonstraram interesse pelas criptomoedas, mas apenas 5% afirmaram já ter utilizado a solução como forma de pagamento.
Esse é um fator que os empreendedores precisam estar atentos na hora de oferecer pagamento em criptomoeda no Ecommerce atualmente. A solução tem potencial de crescimento no Brasil, mas pode levar tempo até ser amplamente utilizada pelas pessoas.
Analisando por outro lado, disponibilizar o pagamento em criptomoeda enquanto a estratégia ainda é uma novidade no mercado, pode ser um grande diferencial para o negócio diante da concorrência. Isso pode ser uma iniciativa totalmente inovadora e eficaz para atrair consumidores que se interessam por esse método de pagamento.
Na prática, é indispensável que os donos de lojas virtuais conheçam o mercado, reconheçam a importância de diversificar as formas de pagamento e que, principalmente, estejam atentos aos hábitos dos consumidores para tomar decisões nos negócios.
Leia Também: O Futuro do Ecommerce é Agora? Entenda as Principais Tendências
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…