O que é Open Delivery e Qual o seu Impacto no Mercado de Entregas?

Última atualização em 30 de novembro de 2021 por Maria Alice Medeiros

O Open Delivery, criado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é uma tecnologia pensada para organizar e padronizar o fluxo de informações entre restaurantes, canais de venda e sistemas de gestão.

O mercado de delivery cresceu disparadamente nos últimos meses, principalmente devido à pandemia e às mudanças nos hábitos do consumidor

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa da Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil foi destaque no segmento delivery na América Latina em 2020. O país foi responsável por quase metade dos números do delivery, alcançando a marca de 48%.

Mas esse cenário foi à toa. Muitas empresas se viram obrigadas a adotar essa modalidade no cotidiano das vendas, graças a alta procura pelas compras online. 

Não são todos os estabelecimentos que utilizam a tecnologia. Mas existe a expectativa que comecem a fazer isso de forma ainda mais ampla até o final de 2021. Continue a leitura deste artigo para entender mais detalhes sobre a inovação…

open-delivery
(Imagem: Getty Images)

O que é Open Delivery? 

Como mencionado, o Open Delivery surge com a missão de padronizar o sistema delivery e organizar o fluxo de informações entre aplicativos de entrega, sistemas de gestão, restaurantes, bares, dark kitchens, supermercados, marketplaces e todos os estabelecimentos que aderirem ao delivery nos negócios.

Com isso, todas as informações de cardápio e pedidos são uniformizadas e as solicitações de clientes recebidas em um único lugar de forma eficiente e prática. Na prática, isso permite uma melhor gestão de pedidos dos estabelecimentos, além da oportunidade de trabalhar com parceiros.

Segundo a Abrasel, o Open Delivery permitirá que empresas que atuam com entrega de comida se juntem a outras companhias como, por exemplo, varejistas, empresas de telefonia e meios de pagamento.

Você já pensou em realizar um pedido de comida através do marketplace do Magazine Luiza? Então saiba que com o Open Delivery isso pode ser possível, caso a varejista desenvolva esse tipo de negócio, claro.  

Além disso, o Open Delivery também é eficiente para diminuir as falhas no ambiente de delivery, como perdas de pedidos ou demora na entrega. Algo que possibilita a redução de custos para os estabelecimentos e pode garantir uma melhor experiência dos clientes. Mas os benefícios não param por aí… 

Vantagens do Open Delivery Para os Negócios 

A integração de dados do delivery promete benefícios para a empresa como maior visibilidade e presença digital. Principalmente porque com o modelo aberto, a troca e transferência de dados das lojas ocorrerá mais facilmente entre plataformas, facilitando a gestão e o controle por parte do estabelecimento.

Por meio do Open Delivery, toda a gestão dos estabelecimentos será simplificada. Aliás, as alterações de cardápio ou atualizações da empresa ocorrerão em diversas plataformas em tempo real. Assim, monitorar resultados também fica mais fácil. 

Vale ressaltar ainda que a tecnologia é muito eficiente para a gestão logística dos empreendimentos, permitindo uma conexão direta e simples dos estabelecimentos com as empresas de entregas parceiras. Fora que Open Delivery também promete taxas menores, já que os preços cobrados pelas plataformas tendem a diminuir com mais espaço para a concorrência.

Open Delivery Pode Promover Uma Concorrência Mais Justa Para o Setor de Entregas

Atualmente, existem aplicativos de delivery que dominam o mercado e concentram uma grande preferência dos consumidores. Dessa forma, fica difícil para alguns estabelecimentos terem destaque dentro dessas plataformas. 

Com isso, a Abrasel afirma que a padronização das informações vai além do aumento da eficiência na prestação de serviços…

O Open Delivery pode possibilitar uma concorrência mais justa para os estabelecimentos, diminuindo esse padrão dos famosos aplicativos de entrega e fazendo com que outras plataformas cresçam e conquistem a preferência dos consumidores. Sem dúvidas, essa tecnologia tem tudo para revolucionar o setor de entregas…

Quais São os Impactos da Mudança no Mercado Delivery?

Atualmente, cada plataforma de delivery trabalha de um jeito, com seus próprios softwares de gestão e termos de uso. Quando um estabelecimento adere ao Ifood, por exemplo, é necessário realizar um cadastro, mas se quiser estar presente também no Rappi ou Uber Eats, precisa repetir todo o processo.

Ou seja, em termos de tecnologia, essas plataformas não estão integradas entre si. Isso cria uma complexidade para as empresas, não apenas com os dados dos pedidos, mas também com os cardápios, endereços de entrega e meios de pagamento

Dessa forma, o Open Delivery surge como uma grande inovação e oportunidade para solucionar os principais problemas dos estabelecimentos que entregam pedidos. 

Os softwares usados pela tecnologia serão úteis para operações relevantes e a Abrasel afirma que o Open Delivery permite que sejam criadas soluções para estabelecimentos de todos os portes.

Resumindo?

Uma boa possibilidade que pode ser amplamente explorada por quem vende produtos que podem ser entregues via delivery. É essencial ficar atento a isso!


Leia Também: O Futuro do Ecommerce é Agora? Entenda as Principais Tendências

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.